domingo, 27 de novembro de 2011

Reunião dos Conselho de Centros Acadêmicos

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO À 109ª DIRETORIA DO CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO 

No último sábado (26/11), houve reunião do Conselho de Centros Acadêmicos da USP (CCA) do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em face da recente efervescência politica na USP, o Diretório teve suas eleições adiadas para o início de 2012, ao que se fez necessária a constituição de uma gestão interina. Nesta reunião do CCA, que contou com massiva presença dos centros acadêmicos de nossa universidade, deliberou-se sobre a composição da referida gestão.
Diante do posicionamento questionável do Centro Acadêmico XI de Agosto durante a votação que resultou na exclusão do Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC – FEA) da gestão interina do DCE, apresentamos nosso questionamento:

  1. Por que os alunos da São Francisco não foram notificados acerca da realização do referido CCA, bem como da sua importância no atual cenário político da USP?
  2. Para legitimar a gestão interina do DCE, é imprescindível o envolvimento do maior número de alunos possível na sua construção. O que, então, justifica a exclusão do CAVC, que representa mais de 3 mil alunos da FEA, da gestão interina do DCE? Ao contrário do que defende membro da atual Diretoria do XI de Agosto, dar “margem para outros CAs também pedirem para entrar na comissão gestora” de forma alguma é uma justificativa aceitável para o ocorrido, tendo em vista que cerceia a representatividade, o pluralismo e a democracia na mais alta entidade representativa dos alunos da Universidade.

O XI de Agosto, em primeiro lugar, havia se abstido da votação para, em sequencia, mudar seu voto e se colocar contra o CAVC na gestão interina. Por acreditarmos que é legítima a participação da FEA na gestão interina do DCE, pedimos à 109ª Diretoria do Centro Acadêmico XI de Agosto que esclareça à comunidade acadêmica se acredita que o simples fato ordinário de o CAVC não ter previsão na comissão eleitoral do DCE justifica a sua exclusão da gestão nesse momento extraordinário e histórico na Universidade de São Paulo.

Saudações Acadêmicas,

MOVIMENTO RESGATE ARCADAS.

===========================================.

A participação do Grêmio Politécnico também foi vetada, se gue uma nota do CAEP (Centro Acadêmico da Engenharia de Produção):


Ocorreu na tarde de ontem (26/11) a reunião do Conselho de Centros Acadêmicos da Universidade de São Paulo. Com viés de urgência, foram debatidos a nova data das eleições para a gestão de 2012 do Diretório Central
dos Estudantes da USP, a legitimidade do adiamento das mesmas - deliberado em Assembléia Geral dos Estudantes -, a gestão do DCE no período entre o fim do mandato da atual diretoria e o fim do processo eleitoral e as tarefas de tal gestão. Seguindo o que temos visto nas Assembléias Gerais, o quorum desse CCA foi histórico, reafirmando a importância do momento no qual a Universidade se encontra. 

 Basicamente, foram determinadas:
- a nova data das votações, a serem realizadas na última semana de março de 2012;
- legítimo o adiamento;
- a formação de uma gestão interina no período explicitado, seguindo as configurações da comissão eleitoral;
- tarefas dessa gestão: a realização das eleições e garantia de realização da Calourada Unificada;
 
O Centro Acadêmico da Engenharia de Produção sai dessa reunião paradoxalmente satisfeito e decepcionado. Satisfeito não só pelo quorum da mesma, mas também por ver que o bom senso esteve, em alguns momentos, ali
presente, quando, mesmo tendo posições ideológicas contrárias, algumas decisões foram tomadas em consenso. Além disso, considera satisfatória, também, a não continuidade da atual gestão do DCE, a "Todas as Vozes", no poder
após o término de seu mandato, o que, aos olhos do CAEP, caracterizaria uma prorrogação ilegítima dessa gestão e estabeleceria um péssimo precedente na entidade. Este CA sai, porém, decepcionado por ver que outras votações foram reflexo de pura oposição histórica. Consternado, o CAEP deixa, por meio desta, sua indignação quanto à negação do pedido do CAVC de participar da gestão interina. Mesmo tendo sido votado que a formação dessa gestão seguiria os moldes da comissão eleitoral, o CAEP não entende por que um Centro Acadêmico interessado em participar dela mas que não se enquadra nas configurações daquela comissão não teria esse direito. 

Pareceu ao Centro Acadêmico da Engenharia de Produção, uma decisão anti-democrática, não quanto às votações ou às formas das mesmas, mas quanto à perigosa e, no caso, sutil "tirania da maioria", uma vez que as duas principais oposições a alguns eixos e a algumas maneiras como é conduzido o Movimento Estudantil, o Gremio Politécnico e o CAVC, tiveram sua participação na gestão interina derrotada por meio do voto. O CAEP, isentando-se, neste caso, de um posicionamento ideológico, julga como saudável a existência de oposição dentro dessa gestão, uma vez que sua principal tarefa é a realização das eleições para o DCE, o que garantiria, também, maior representatividade dos alunos da USP em uma gestão não eleita diretamente por eles, já que a pluralidade ideológia é característica desse conjunto.





=============================.

Leia a nota do Centro Acadêmico Visconde de Cairu sobre o ocorrido no último Conselho de Centros Acadêmicos que vetou a presença do CAVC na gestão do Mov. Estudantil: http://t.co/J3awMuNX

Na tarde de ontem, na Faculdade de Saúde Pública, ocorreu uma reunião  do Conselho de Centros Acadêmicos da Universidade de São Paulo. Entre os diversos temas em pauta, debateu-se o adiamento das eleições do DCE e o futuro dessa entidade.... CONTINUA EM  http://t.co/J3awMuNX



Lista dos CAs que votaram contra a presença do CAVC na comissão gestora do DCE:

Segue abaixo a relação de Centros Acadêmicos que votaram contra a presença do CAVC da FEA USP na Comissão Gestora do Diretório Central dos Estudantes. A listagem foi feita por ordem de votação:

Centro Acadêmico Emílio Ribas (Nutrição)
Centro Acadêmico de Estudos Lingüísticos e Literários (Letras)
Centro de Estudos Geográfico "Capistrano de Abreu" (Geografia)
Centro Acadêmico da Matemática, Estatística e Computação (IME)
Secretaria Acadêmica Pró-Ambiental (Eng. Ambiental - São Carlos)
Diretoria de Curso da Agronomia (Agronomia - ESALQ)
Centro Acadêmico Rui Barbosa (Educação Física)
Centro Acadêmico Herbert de Souza (Gestão de Pol. Públicas - EACH)
Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira (São Carlos)
Diretório Acadêmico “Dante Alighieri” (Engenharia - Lorena)
Centro de Estudos da Física de São Carlos (Física - São Carlos)
Secretaria Acadêmica da Engenharia de Computação (Eng. de Computação - São Carlos)

Mudaram o voto:
Centro Acadêmico XI de Agosto (Direito) Abstenção/Contra
Centro Acadêmico Lupe Cotrim (ECA) A favor/Abstenção/Contra



Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2