DO WEBMAIL USP


Para TODOS de CAF

Gostaria de convocar a todos de CAF para participar da organização da nossa JOCAF 2012!!! A reunião será na próxima segunda, dia 07/05, as 13h, com ponto de encontro em frente a biblioteca. Desde já agradeço pela colaboração, Lídia de Caires Santos RD titular de CAF Eduardo Santos RD Suplente de CAF

====================================

ANTECIPAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO APROVADOS NA PÓS-GRADUAÇÃO

Informamos aos alunos da graduação da EACH, que tenham sido aprovados em algum dos programas
de Pós-Graduação, que solicitem na secretaria a antecipação da colação de grau, pois a data da colação
de grau é pré-requisito para matrícula no Sistema Janus, que acontecerá no pedido de 30 de janeiro  a
03 de fevereiro de 2012.
Atenciosamente,
Jussara Barbosa
Secretária de Pós-graduação
EACH -Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP/SP
Tel.: (11) 3091-8197 - E-mail: pos-each@usp.br

=================================

Horário de férias da biblioteca da EACH

Prezado(a) usuário (a) Informamos abaixo o horário de funcionamento da Biblioteca durante o período de férias: . 20 e 21 de dezembro das 8h às 19h. . 22 /12 /2011 a 02/01/2012 - recesso . 02 a 13/01, das 8 às 18h,  haverá expediente na Biblioteca, apenas para receber a devolução de empréstimos. De 02/01 a 17/02 o expediente será das 8h às 18h. Atenciosamente    Rosa Tereza Tierno Plaza Chefe Técnico de Serviço BIBLIOTECA- EACH-USP CRB-8: 1495 55 11 3091-1022

=========================================

[Alunosgrad-each] SPTRANS 2012

Boa tarde!
Informamos que para alteração de endereço no júpiter e no site da SPTRANS serão exigidos comprovante de endereço atualizado a ser entregue no serviço de graduação.
Destacamos também que os alunos que solicitarem trancamento total terão suas cotas de bilhete único bloqueadas enquanto o trancamento perdurar.
*****************************************************
Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo



======================================.

Prova de recuperação de Macroeconomia e de Estatística I


Seu professor Marislei Nishijima da turma Estatística I - 2011/2 - Turma A2 do CoL enviou-lhe esta mensagem:
Caros alunos,
a prova de recuperação de Macroeconomia e de Estatística I ocorrerá no dia 16/12/2011 às 19:00h na sala 201 do prédio I.
Alunos que perderam alguma prova deverão trazer atestado de saúde comprovando a falta, conforme regimento da escola. Saliento que houve uma mudança verbal minha sobre mudança de data da prova para jan/fev de 2012 em função de suposta obrigatoriedade de data. Entretanto, em conversa com a coordenação do curso ficou explicitado que se trata de uma recomendação e não obrigatoriedade. 
Sendo assim, como nesta semana recomendada estarei em férias e fora de São Paulo, a PROVA FICA MANTIDA EM DEZEMBRO DE 2011.
Att

Marislei Nishijima 



======================================================.


ADIADO ENTREGA DO TRABALHO DE METODOLOGIA


Seu professor José Renato de Campos Araújo da turma Métodos de Pesquisa Quantitativas e Qualitativa - Ciência Política - 2011/2 - Turma 02 do CoL enviou-lhe esta mensagem:

Caros alunos, eu e o Rogério decidimos cancelar a aula da semana que vem, dia 28 e 29, adiando assim a realização da atividade prática dada em aula, bem como a entrega do trabalho final, para os dias 5 (noturno) e 6 (matutino) de dezembro.
A ideia nasceu da solicitação da turma do matutino para que com este cancelamento haja uma melhor distribuição das atividades finais das disciplinas, uma vez que na semana que vem vcs tem várias outras avaliações.
Aqueles que porventura não estiveram presentes na aula de ontem à noite e na de hoje pela manhã terão que realizar a atividade prática de maneira individual, e não em grupo como os demais.
Ficamos a disposição. Um grande abraço; Zé Renato






=====================================;


Seminários de Ciência Estratégica


CONVITE: AUDITÓRIO AZUL, DIA 20/10/2011 - 14h.

Palestra: Farsa e Fraude em Chernobyl

Neste seminário discutiremos o acidente de Chernobyl e suas consequencias factuais, desvendando as falsas notícias divulgadas a respeito.

Público alvo: estudantes, professores, empresários e população em geral.

O palestrante ficará à disposição para perguntas após sua apresentação.

Informações -- Prof. Alexandre Ferreira Ramos: alex.ramos@usp.br
Cartaz
www.each.usp.br/cienciaestrategica

Sobre os "Seminários de Ciência Estratégica"

Ao organizarmos os Seminários de Ciência Estratégica temos dois objetivos centrais.
O primeiro é debater as vertentes do desenvolvimento do Brasil, de forma a identificar possibilidades profissionais acessíveis aos nossos estudantes, e traçarmos um mapa de oportunidades e necessidades de
âmbito nacional e regional. 


O segundo é propiciar uma visão científica sobre esses tópicos, questionando argumentos ao mesmo tempo dogmáticos e pseudo-científicos. Portanto, os eventos constituem um espaço para o debate pautado em ciência. 

Os seminários abordarão múltiplos tópicos, dentre eles, a matriz energética, defesa nacional, desenvolvimento regional, integração nacional, e a ligação profunda desses aspectos com a o desenvolvimento
histórico da ciência mundial. 

Ao país, a atividade científica pode oferecer a formação de recursos humanos altamente qualificados e soluções concretas necessárias à superação dos desafios técnicos intrínsecos ao desenvolvimento da nação.
Destarte, esperamos reforçar a cultura de que a ciência seja vista, pela comunidade acadêmica e sociedade, como atividade estratégica para a nação.



==================================;


HOJE as 18h! - CB pode se estender até o 2º ano

Caros estudantes,

como deve ser do conhecimento de muitos, desde o ano passado a EACH como um todo vem repensando o modelo do CB, tarefa que ganhou mais peso após o "Relatório Melfi".
Anteriormente ao relatório melfi, também foi feita uma pesquisa com os estudantes acerca da graduação na EACH. Como resultado destas discussões formou-se uma proposta (em anexo) ,que em partes dilui o CB nos 2 primeiros anos da graduação na EACH.
Esta proposta será votada no próximo dia 24/10, em reunião extraordinária da CG (comissão de graduação), portanto os RDs convocam os estudantes para uma reunião de caráter deliberativo (assembléia) para a proposição de uma nova proposta ou aprimoramento desta.

As reuniões acontecerão em 2 dias:
(18/10) TERÇA-FEIRA AS 18h
(19/10) QUARTA-FEIRA as 12h30

no vão do A1.
(prédio dos laboratórios - "elefante branco")


Compareçam e vamos discutir juntos o futuro da nossa EACH!

*É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE OS REPRESENTANTES DOS CURSOS ESTEJAM PRESENTES!!!!! POIS ESTE ASSUNTO JÁ ESTÁ SENDO LEVADO PARA AS COCS DE CURSO!!!!


abraços a todos!



===========================================~~


V Jornada de Ciências da Atividade Física -JoCAF/EACH

5º Jornada de Ciências da Atividade Física (JoCAF)
Sitehttp://www.atleticaf.com.br/eventos_academicos.html


Local: EACH (Auditório Azul)
Data: 25/10/2011 a 27/10/2011 | Terça-Feira, Quarta-Feira e Quinta-Feira

Inscrição: http://www.atleticaf.com.br/jocaf/index.php

Público-alvo:

Descrição: O curso de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades realizará entre os dias 25, 26 e 27 de outubro de 2011 a 5º Jornada de Ciências da Atividade Física (JoCAF) que neste ano terá como tema principal Olimpíadas e Paraolimpíadas. Além de palestras, mesas redondas, relatos de experiências e vivências também contaremos com uma exposição de trabalhos de conclusão de curso de alunos de diversas universidades. Veja a programação completa no link (copie e cole no seu navegador): http://www.atleticaf.com.br/eventos_academicos.html
Garanta a sua inscrição no endereço: http://www.atleticaf.com.br/jocaf



_______________________________________________
alunosgrad-each mailing list
alunosgrad-each@listas.usp.br
http://listas.usp.br/mailman/listinfo/alunosgrad-each











====================================.


Entre fazer a diferença e ganhar dinheiro, fique com os dois! ;) - Evento EACH

Você sempre sonhou em ser um agente de mudança social no mundo e ainda ganhar dinheiro? Pois saiba que isso já é realidade!


Negócios Sociais são novas formas de empreendedorismo que resolvem problemas sociais e ao mesmo tempo geram receita e lucro! Esse novo setor (dois e meio) e conceito ainda é pouco conhecido no meio universitário. Pensando nisso, a Artemísia (uma aceleradora de negócios sociais) criou o movimento Choice, que visa a difusão dessa ideia nas universidades. 
Assistam ao vídeo para entender um pouco melhor: http://www.youtube.com/watch?v=jhqKlEJvscs 
Para mais informações: http://www.artemisia.org.br/ http://www.facebook.com/artemisia.choice


Dia 22/09, das 14h às 14h45, teremos na EACH uma palestra sobre Negócios Sociais, ministrada por uma ex-aluna de Marketing de nossa faculdade, Talita André, que hoje trabalha na Artemísia e foi uma das idealizadoras do movimento!



É uma ótima oportunidade para conhecer mais profundamente o tema, tirar dúvidas, esclarecer as ideias, enfim, se informar mais sobre essa nova forma de fazer negócio! O evento é voltado a todos os alunos da EACH, de todos os cursos. Uma das propostas dessa iniciativa é justamente integrar todas as áreas para solução conjunta de problemas sociais!



Para participar, é preciso se inscrever neste link: 
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHY1N0dHc1N0anY5LWJZQmR5aHpOUEE6MQ



Contamos com a sua presença!


Aula de Ética - Comunicado de ausência - Aula 12/09








Prezados(as) alunos(as), 

devido a compromisso fora da USP na proxima 2a feira terei de 
cancelar nossa aula da disciplina Etica e Transparencia no Setor 
Publico da proxima 2a feira, 12/09. Retomaremos a programacao 
normal das aulas em 19/09. Fico a disposicao de voces para 
discutirmos a data de reposicao da aula do dia 12/09, a qual 
sugiro que ocorra na 1a. semana de dezembro. 

Desculpem o transtorno

Abracos
 

Prof. Wagner Iglecias 



IMPORTANTE - Mudanças na Avaliação Final de SMD


Obs.: Ouça esta aula do Zé Renato, talvez ajude na reposta das questões.


Prezado Aluno

Seu professor José Renato de Campos Araújo da turma Sociedade, Multiculturalismo e Direitos - 2011/1 - Turma 12 do CoL enviou-lhe esta mensagem:



Prezados alunos, devido aos meus compromissos particulares nas
primeiras semanas de vida de meu filho recém nascido, decidi fazer
uma alteração na avaliação final de SMD.
1- A prova do dia 21/6 não ocorrerá.
2- A avaliação final será realizada por uma prova a ser feita
individualmente pelos alunos num período de 1 semana. As questões
serão disponibilizadas agora nesta msg e deverão ser entregue na
terça-feira da semana que vem, dia 28, durante o horário de nossa
aula.
3- A prova é individual e não deverá ter cópias.

Segue abaixo a avaliação final:
____________________________________________________________________

Avaliação SMD

1. As duas questões abaixo relacionadas são obrigatórias para todos
os alunos.
2. A avaliação é individual, toda e qualquer cópia invalidará a
avaliação inteira.
3. A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE NO DIA 28 DE JUNHO DAS 8HS ÀS
10HS (turma matutino) E DAS 19HS ÀS 21HS (turma noturno) NA SALA DE
AULA DA DISCIPLINA.
4. NENHUMA AVALIAÇÃO SERÁ RECEBIDA DE OUTRA FORMA OU EM OUTRO DIA E
HORÁRIO.
5. AS AVALIAÇÕES DEVEM SER ENTREGUES DIGITADAS E IMPRESSAS.

 

1- Do ponto de vista dos Direitos qual a especificidade da Sociedade
Contemporânea? Explique.

2- Qual a importância histórica do Movimento Negro para esta
especificidade?


As respostas podem ser realizadas de forma separada em questões, ou
os alunos poderão optar pela realização de um só texto que abarque
as duas questões propostas.
____________________________________________________________________

Fico a disposição de todos. O resultado da primeira avaliação será
disponibilizado ao longo desta semana pelo COL.
Abraços a todos e muito obrigado.

 

o

  • Alteração de Período Ideal

Bom dia, prezados alunos! Informamos que de 13/06 a 17/06 estará aberto o período para solicitar alteração de período ideal para o 2° semestre de 2011, exclusivamente via Calisto Web. Não aceitaremos solicitações fora do prazo em hipótese alguma.  Tal procedimento permite que o aluno, ao se matricular, obtenha maior prioridade nas disciplinas de um determinado semestre, de acordo com sua necessidade. Para mais informações, acesse o Jupiter Web, opção "Matrícula Interativa".

http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/grdMatriculainterativa.jsp "

Atenciosamente,
*****************************************************
Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo


  • Transferência Entre Períodos

Informamos que a data para solicitação de Transferência Interna entre Períodos do mesmo curso referente ao 2º Semestre/2011 será no período de 06 a 10.06.2011, SOMENTE pelo Sistema Calisto Web.

NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS FORA DO PRAZO.

O resultado da transferência será informado no dia 15.06.11.

Em caso de aprovação, o aluno deverá efetuar sua matrícula a partir do dia 20.06.2011 pelo Sistema Júpiter Web, através da matrícula interativa, conforme calendário USP (http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2011.jsp) .

Consulte o número de vagas disponíveis e os critérios aprovados pela Comissão de Graduação no site da EACH > Atendimento a Alunos > Avisos aos Alunos.

Atenciosamente,
*****************************************************
Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP







Trancamento Total de Matrícula - Até dia 03/06.


Bom dia, prezados alunos! Informamos que o Trancamento Total de Matrícula para o 1° semestre de 2011 somente poderá ser solicitado até a próxima sexta-feira, dia 03/06. O deferimento da solicitação estará condicionado a uma consulta prévia junto aos responsáveis pelas disciplinas em curso sobre as frequências obtidas, que tem por
objetivo aferir se há reprovações por falta em mais de 25% dos créditos matriculados. A referida solicitação deverá ser registrada, EXCLUSIVAMENTE, via Calisto Web.  Não serão aceitas solicitações após o prazo determinado, uma vez que a partir da data estabelecida o sistema Júpiter já estará operando para o semestre seguinte.

Atenciosamente,
*****************************************************
Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo
e-mail: alunos-each@usp.br
Telefone: (11)3091-1004
*****************************************************


Prof. Marta cancela encontros de 5a (Soc) e 6a (IEPP)


Car@s alun@s:

Estou cancelando nossos encontros de 5a (Soc) e 6a (IEPP).

Para os alunos do curso de Introdução à Sociologia: encaminho em anexo  o texto da Alba Zaluar que será apresentado na próxima aula (dia 9/6). também devolverei a prova 1 (corrigida)

Para os alunos do curso de IEPP: o texto que será estudado é o do  Peter Evans (O Estado como Problema e como Solução), que está no  xerox. no dia 10 estarei recolhendo o trabalho final do curso. tb  devolverei a prova 1.

As provas de recuperação estão previstas para acontecer:
dia 16 - Introdução à Sociologia
dia 17 - IEPP

O motivo do cancelamento não se deve apenas aos transtornos causados  pela greve dos ferroviários, mas principalmente porque estou passando  por problemas de saúde.

Agradeço a compreensão. Muito obrigada, Marta


Marta Maria Assumpção Rodrigues
Gestão de Políticas Públicas-GPP
Escola de Artes, Ciências e Humanidades-EACH
Universidade de São Paulo-USP

 

 ========================




Aula de amanhã (04/05) [Seminários  CeT - Rogério ] Cronograma atualizado

Caríssim@s,

Gostaria de ter enviado esta mensagem mais cedo mas tive problema de conexão todo o dia.

Conforme combinado na última aula, amanhã (04/05) encontrarei apenas os grupos 1, 5 e 7 (às 8:30).

No próxima aula (11/05), serão os grupos 2, 3, 4 e 6, também às 8:30.

E na aula seguinte (18/05), todos os grupos apresentarão proposta e andamento do trabalho, para toda a turma.

Estas informações estão no cronograma anexo, assim como os acertos que fiz com cada grupo na aula passada, e ainda, o que espero de cada grupo para o trabalho em sala amanhã e na próxima semana



Prof. Dr. Rogério Mugnaini
--------------------------
Universidade de São Paulo - USP
-Curso de Gestão de Políticas Públicas (EACH)




===================================

Trancamento 1º semestre 2011 - EACH


Bom dia, prezados alunos! Informamos que a opção Trancamento Parcial já está devidamente habilitada e deverá ser registrada EXCLUSIVAMENTE através do CALISTO WEB. Esta opção ficará disponível até o próximo dia 02 de Maio, conforme Calendário USP. Após a referida data tornar-se-á inviável a operação. Estejam, portanto, atentos e não deixem para efetuar o trancamento na última hora. Informamos também que após esse período, as solicitações de Trancamento Total serão submetidas à coordenação do curso, que por sua vez averiguará junto aos professores se o aluno em questão ainda não reprovou em mais de 25% das disciplinas em que está matriculado, conforme Regimento Geral da USP. Reiteramos que os prazos serão respeitados e que tais solicitações não devem ser realizadas em cima da hora. Contamos com a colaboração e responsabilidade de todos!

Cordialmente,

*****************************************************
Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo
e-mail: alunos-each@usp.br
Telefone: (11)3091-1004
*****************************************************



=========================


Notícias da Coordenação de Curso - Atribuição Didática, Visita as salas de aula e Aula Magna


Caros Alunos,

Encaminhamos (abaixo) algumas notícias de interesse de todos.

Estamos à disposição,

Fernando Coelho e Cecília Olivieri

--------------------------------------------------------------
Breve Informe da Coordenação para os Alunos

1. Realizamos ontem (25/04) a reunião de atribuição didática para o segundo semestre de 2011. Aguardamos ainda a confirmação da vinda de alguns professores convidados para disciplinas optativas e, na próxima semana, divulgaremos o horário - provisório, visto que necessita de confirmação da CG - para todos. Informamos que conseguiremos ofertar algumas disciplinas críticas para a conclusão do curso de um pool de alunos, as quais não estavam previstas para serem ofertadas no próximo semestre. São elas: Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo (a ser ofertada como intersemestral em Julho, no período noturno), Governança nas Organizações Públicas (a ser ofertada em horário de optativa no período noturno durante o semestre) e Estatística II (a ser ofertada como intersemestral em janeiro de 2012). As demais disciplinas pendentes (Controladoria, Sustentabilidade, e Sociedade e Pol. Públicas) terão equivalência de disciplinas optativas oferecidas no segundo semestre. Ademais, informamos que Estatística I será oferecida normalmente. Por fim, agradecemos imensamente a contribuição dos RDs no levantamento da necessidade de oferta de disciplinas perante os alunos formandos, sobretudo ao RD Vinicius Felix.

2. Na próxima semana iniciaremos as nossas visitas as salas de aula, visitando inicialmente as turmas do 7 semestre. Queremos levantar as necessidades de TCC e estágio com os alunos do último ano para tomar as providências necessárias junto às coordenações de estágio e TCC.

3. Está confirmada a nossa aula magna  para o dia 05/05, às 19h00. Teremos a presença  de nossa ex-professora e consultora do Banco Mundial e do CONSAD, Evelyn Levy. Na oportunidade, faremos uma homanagem a alguns ex-professores do curso. Contamos com a presença de todos os alunos e ex-alunos. Enviaremos ainda nesta semana o convite oficial a todos.




=====================



Informativo: Expediente da Semana Santa



Prezados Alunos,

Informamos que o expediente administrativo e da Biblioteca na Semana Santa será das 08h às 17h.

Excepcionalmente no dia 18/04, não ocorrerá atendimento ao público na Administração e nem na Biblioteca da EACH.

O Restaurante Universitário funcionará normalmente nos dias 18, 19 e 20/04.

Atenciosamente,

Assistência Técnica Administrativa da EACH

_______________________________________________



Bolsa de Mobilidade Internacional Santander Universidades - 2º sem/2011 


Prezado(a) Aluno(a)

De acordo com o Edital nº 01/2011, segue abaixo, a relação dos alunos selecionados para a fase final do Processo de Seleção do Programa de Intercâmbio Internacional de Alunos de Graduação com Países Ibéricos – Bolsa de Mobilidade Internacional Santander Universidades - 2º sem/2011.

Informo que tivemos um total de 41 alunos inscritos, os quais passaram por um processo interno de seleção e, de acordo com o edital 02/2009, foram classificados 04, conforme relação abaixo:

-    Ricardo Sudário e Freitas – Sistemas de Informação
-    Jessica Yuri Souza Araujo – Têxtil e Moda
-    Karen Massae Nahiro – Licenciatura em Ciências da Natureza
-    Deise Donatoni Casado – Gestão de Políticas Públicas

           Os critérios de seleção foram baseados em:

1.   mérito acadêmico: a - nota média maior que a nota média do curso que está matriculado; b – não apresentar reprovações; e, c – ter no mínimo 24 créditos-aula para cursar após o retorno do intercâmbio.

2.   atividades extra-curriculares: a – envolvimento em atividades de iniciação científica; e, b – envolvimento em atividades de extensão universitária.

3.   plano de atividades na Universidade a ser visitada e plano de atividades na USP após o retorno do intercâmbio: a – apresentar as disciplinas a serem cursadas; b – apresentar as atividades a serem realizadas durante o intercâmbio; e, c – apresentar as atividades relacionadas às experiências obtidas, a serem realizadas na USP após o retorno do intercâmbio.

Atenciosamente,

Rosângela Vicente
Serviço de Graduação

_______



Arrecadação de mantimentos para os funcionários da limpeza

Prezados Docentes, Alunos e Funcionários,

Em virtude dos fatos ocorridos com os funcionários terceirizados da limpeza, solicitamos a arrecadação de mantimentos não perecíveis, de modo a ajudá-los nas despesas do mês.
As doações podem ser entregues no Almoxarifado da EACH, aos cuidados do Luiz Claudio.

Atenciosamente,

Luiz Claudio e Flávio Aragão de Matos

Representantes dos Funcionários da EACH

Bandejão e Lanchonete



Caros discentes e docentes,

A próxima reunião do Conselho Técnico Administrativo será nesta quarta feira, 13, e terá como pauta a Lanchonete e o Bandejão.

Caso vocês tenham quaisquer dúvidas, sugestões ou angústias sobre estes dois pontos, compartilhem-nas conosco para que possamos expressa-las na reunião.

Contamos com a participação de vocês.


Entrem em contato conosco pelos e-mails:
isabellavallin@gmail.com
julianna.colonna@yahoo.com.br




Obrigada

---
Representantes Discentes CTA
Julianna Colonna
Isabella Vallin


SOBRE A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2