EVENTOS


 V Jornada de Práticas Culturais e Cidadania



EACHianos/as,

No próximo sábado, dia 11 de junho acontecerá na EACH a V Jornada de Práticas Culturais e Cidadania. Organizada por alunos de algumas turmas da disciplina "Sociedade, Multiculturalismo e Direitos" e pelo GEPSIPOLIM (Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo), o evento contará com mesas-redondas discutindo temas sociais e políticos e diversas oficinas de arte e cultura. Estarão presentes representantes dos movimentos sociais discutidos. Confira a programação abaixo ou através do link http://www.gpopai.usp.br/cursos/index.php/V_Jornada_Cultural. Evento gratuito e com certificação para os inscritos (envie e-mail com o nome completo para jornadacultural2011@hotmail.com). Não percam!

Um abraço,

--
__________________________________
Fábio Bosso
Obstetrícia - EACH USP
Universidade de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades


Programação

09h às 10h Inscrições
10h às 12h Mesas e Oficinas
12h às 14h Almoço, Oficinas e Apresentações
14h às 16h Mesas e Oficinas
16h às 17h Oficinas e Apresentações

Mesas - 1ª sessão (10:00 - 12:00)

1ª Mesa - Ação Coletiva nas causas Universitárias
Movimentos Estudantis e Cursinhos Populares - Mateus Prado (a confirmar)
Diretório Central dos Estudantes da USP/DCE - Mayra Brito dos Santos Leite - DCE
Movimentos Estudantil (histórico) - Leandro Teodoro Ferreira - Diretor de Extensão Universitária da UEE/SP
Cursinho Comunitário Pimentas - Uecson
Aliança Beneficente de Universitários - Ligia Kaori Matsumoto e Patricia Sawamura Takehana - Aliança Beneficente Universitária
Causa Obstetrícia - Profa. Dra. Elizabete Franco Cruz - EACH/USP

2ª Mesa - Avanços e Retrocessos nas questões LGBT
Direitos Civis Igualitários - Movimento LGBT - Carlos Eduardo Daniel, LGBTTT/CCSP
Homofobia e Preconceito - Gustavo Menezes, CCH
Homofobia - Brunno Almeida Maia -Núcleo Municipal LGBT do PT e Marcelo Hailer - Núcleo Municipal LGBT do PT
LGBT - Luiz Beltrame - presidente do Orgulho da Parada Gay
Casamento entre homossexuais no Brasil - Emerson Schultz

3ª Mesa - Ações interventivas pelo meio ambiente
Educação Ambiental - Reciclagem - Profa. Dra.Roseli Imbernon - EACH/USP
Movimentos dos Ciclistas - Felipe Aragonez Benevides, Ciclo BR
Movimento dos catadores de materiais recicláveis - Davi Amorim
Escassez da Água - Profa. Dra. Ana Paula Fracalan - EACH/USP
Construção de Hidrelétricas - Louise - MBA/SP

Mesas - 2ª sessão (14:00 - 16:00)

4ª Mesa - Mulher brasileira na contemporaneidade
Sempreviva Organização Feminista - Camila Furchi - SOF/ Sempreviva Organização
Violência- Instituto Sou da Paz - Ligia Rechenberg - ISP
Feminismo - (Movimento Dandara - a confirmar)
Cidras da Serra - Maria Aparecida MCS

5ª Mesa - Discursos sobre moradia e alimentação
Combate à Fome - Camila Maria - APC
Moradia Rural (MST)- Felipe Correia
Movimento dos Sem Teto -
Movimento Sem Teto (Centro) -
Movimento Slow Food - Fabiana e Maria Helena Caldas

6ª Mesa - Sociedade, multiculturalismo e direitos
Movimento Pró-Universidade - Beatriz Faiá
Transporte Público/Movimento do Passe Livre - Caio Martins Ferreira - MPL
Acesso à Cultura na Periferia - Bruno - Periferia Invisível
Idosos na Sociedade -
Idosos -
Movimento do Direito da Criança e do Adolescente - Maria Cecilia de Souza - Assistente Social

Oficinas e Apresentações

09h30_____Oficina _____ Alongamento - Jéssica
10h00_____Oficina _____ Malabares - Lara
10h30_____Oficina _____ Dança Contemporânea - Jéssica
11h00_____Oficina _____ Jogos de Tabuleiro - Luiza
11h30_____Oficina _____ Teatro - Hélio
12h00_____Apres.______ Teatro - Rogério Pimenta
12h30_____
13h00_____Apres.______ Danças Circulares - Alexandre
13h00_____Apres.______ Forró - Alan
13h30_____
14h00_____Apres.______ Roda de Violão - Felipe
14h30_____Oficina _____ Desenho - Lucas
15h00_____Oficina _____ Auto-massagem e relaxamento - Larissa
15h30_____Oficina _____ Obstetrícia - Fábio
16h00_____Oficina _____ Artesanato - Doraci
16h00_____Oficina _____ Teatro - Joyce
16h30_____
17h00_____Apres. _____ Bateria EACH - Maicon





GAP-EACH (Grupo de Apoio Pedagógico)


Colegas, 

O GAP-EACH (Grupo de Apoio Pedagógico) é uma comissão assessora da Comissão de Graduação (CG) da nossa Escola, e tem como finalidade dar subsídios para que a Unidade possa renovar e aprofundar conhecimentos necessários ao aprimoramento da prática pedagógica.

Como devem lembrar, ou não, um dos encaminhamentos da histórica reunião da CG do dia 7 abril (aquela que barrou o Relatório Melfi) foi de que o GAP contruisse propostas de aperfeiçoamento para a EACH, com ampla participação de docentes, discentes e funcionários da EACH.

De lá pra cá, depois de algumas reuniões, o GAP elaborou uma proposta de trabalho em resposta a essa solicitação. A proposta completa, com algumas modificações minhas para melhor entendimento, segue anexo. Resumidamente:
- Serão formados Grupos de Trabalhos do GAP, que analisarão diversos documentos/relatórios já feitos da EACH
- Essas análises resultarão em um relatório único, que dividirá os problemas e soluções em "consistentes" (ou seja, estão presentes em quase todos documentos e não há conflitos) e em "conflitantes"
- Para cada tipo de problema, será dado um tratamento diferente (leiam mais no anexo)

Os GTs serão:
- GT1: Relatório do Grupo de Trabalho de Integração Curricular formado pela CG e Avaliação sobre os PPPs desenvolvida no I Encontro GAP/EACH
- GT2: Relatório de Avaliação Externa e Dados do SIGA
- GT3: Relatório Melfi, Relatórios elaborados pelos Cursos e Dossie dos Discentes
- GT4: Propostas de mudanças no Ciclo Básico; Relatório do Fórum de Discussão da EACH; Relatório da Pesquisa Qualitativa com os Alunos e Relatório da Avaliação 360
- GT5: Avaliação dos Egressos


A participação discente nesses GTs é permitida e encorajada pelo GAP. A princípio serão dois alunos por GT, e no corpo total de participação discente (10 alunos) devemos buscar uma equidade entre os cursos da EACH. Cada GT terá uma agenda de reuniões separadas, e nada foi decidido ainda.
Precisamos agora nos organizar para ocuparmos esse espaço da melhor forma possível. Essa é uma oportunidade especial para participarmos de um processo que vai, para o bem ou para o mal, mudar o rumo da EACH.

Assim, está aberto o convite a todos EACHianos a participarem dos GTs do GAP!
Quem tiver interesse em participar os GTs, ou só quiser conhecer mais um pouco, mandar e-mail para: ouvidoria.rds@gmail.com
Depois de reunidos os interessados, vamos marcar uma reunião para maiores explicações, e também para definirmos nossa forma de atuação.


Por favor, encaminhem esse e-mail para as listas de discussões dos cursos.


Uma ótima semana para todo mundo,


Att,



--
Débora Tomaszewski
5º semestre Gestão Ambiental
Centro Acadêmico de Gestão Ambiental - CAGesA
Representante Discente Grupo de Apoio Pedagógico- GAP
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo





Palestra sobre HTML5 e CSS3.


Olá Alunos da EACH,


DASI (Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação) gostaria de convidar a todos para participar da palestra sobre HTML5 e CSS3.

Esta é uma tecnologia que estava sendo esperada há tempos, e que está causando uma verdadeira revolução na web. Pra quem desconhece o assunto é uma chance também de ficar por dentro, basicamente o HTML e o CSS é a base para a construção de qualquer site, o HTML5 e o CSS3 são a evolução deles, que ganharam diversas funcionalidades e estão dando um poder maior aos desenvolvedores e aos navegadores. 

Está será uma palestra bem completa onde haverá várias comparações, exemplos, novas funcionalidades, etc. Segue em anexo o flyer do evento.

O palestrante se chama Jonas Hirata, é integrante da equipe de instrutores da empresa de treinamentos K19, atuou como desenvolvedor nas empresas IMEJR-USP e Vinil Projetos e Multimídia, adquirindo um amplo conhecimento de tecnologias Web como Java, PHP e Ruby on Rails. Também participou da organização e criação dos cursos de desenvolvimento da IMEJR-USP. Atualmente participa principalmente da organização e desenvolvimento dos cursos da K19.

Dia 24/05/2011 (terça-feira)
Horário: 17:00h
Local: Auditório Vermelho (em frente a Biblioteca)

Não perca está oportunidade. Compareça e chame seus amigos!


[Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação - DASI]





 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê



1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê
Site: http://www.iea.usp.br/varzeadotiete.html


Local: Auditório Azul - EACH USP
Data: 26/05/2011 a 26/05/2011
Hora: 08h00 a 17h00

Público-alvo:

Objetivo: 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê

No dia 29 de abril, começou o ciclo de seminários "Políticas Públicas, Territorialidades e Participação Social: Diálogos sobre a Várzea do Rio Tietê”. Serão nove encontros com pesquisadores da USP com trabalhos sobre a várzea do rio.

Entre os temas a serem abordados estão: clima, biodiversidade, poluição, características socioeconômicas e físicas da área, patrimônio cultural, participação social e gestão pública.

Os seminários acontecerão sempre às sextas-feirass, às 14h, no Auditório Vermelho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP (leia programação abaixo). Para participar dos oito encontros restantes é preciso se inscrever em www.iea.usp.br/inscricao/form1.html. Quem tiver 75% de frequencia receberá certificado de participação.

Além dos nove seminários, no dia 26 de maio, às 8h, no Auditório Azul da EACH-USP, será realizado o 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê. Na oportunidade, a equipe da USP que trabalha na elaboração do Plano de Manejo dessa APA (Área de Proteção Ambiental) apresentará o diagnóstico da área estudada. O ciclo de seminários e o fórum integram os trabalhos de produção do Plano de Manejo, com o objetivo de formar e capacitar a comunidade local e demais atores públicos envolvidos com a APA.

O ciclo de seminárioso é uma realização do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Territorialidade do IEA, do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMusPP) da EACH-USP, do Núcleo de Psicologia Política e Movimento Sociai do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP e da Equipe de Comunicação e Participação Social do Plano do Manejo da APA Várzea do Rio Tietê.

O evento conta com apoio da Transportadora Associada de Gás (TAG) da Petrobrás, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Fundação Florestal e do Conselho Gestor da APA Várzea do Rio Tietê.

Local
O Auditório Vermelho da EACH-USP fica Av. Arlindo Béttio, 1.000, Ermelilno Matarazzo, São Paulo.

Web
O evento terá transmissão ao vivo em www.iptv.usp.br.

Informações
Com Alessandro Soares da Silva (comunicacao.manejo@gmail.com), telefones (11) 3091- 8877 e 8460-3140.

Programação
Abril
Dia 29 - 14h Área de Proteção Ambiental e Plano de Manejo: Ações de Política Pública
Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH)

Maio
Dia 13 - 14h Planícies Aluvionares e Uso do Solo
Jurandyr Ross (FFLCH)
Dia 26 - 8h 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê
Expositores a serem confirmados

Junho
Dia 3 - 14h Memória e Patrimônio Cultural
Silvia Helena Zanirato (EACH)
Dia 10 - 14h Aspectos Geológicos da Bacia do Rio Tietê
Lucy Gomes Sant´Anna (EACH)



 CoC de Gestão de Políticas Públicas



[HOJE 16/05/2011]  ocorrerá a CoC de GPP do mês de Maio que vai deliberar nosso posicionamento sobre dois assuntos muito importantes: a possibilidade do curso de adm pública na EACH e rediscussão sobre a CoC ampliada.

É importante participarmos deste espaço pq será um momento crucial para discutirmos e nos posicionarmos sobre a intenção de implantação do curso de Adm Pública da FEA na EACH e quais são as consequências para o nosso curso e nossa unidade.

Também será rediscutido a questão da nossa CoC ser ou não regularizada de acordo com os regimentos internos. Portanto, é importante garantirmos que a nossa CoC permaneça como um espaço democrático de deliberação e debates.


A CoC acontecerá HOJE (16/05) às 14h00 na sala 232 e todos os estudantes tem direito à voz.



 V Encontro de Obstetrícia - 05/05/11 às 8:30 na EACH




Prezados(as),

O Departamento Científico do Centro Acadêmico de Obstetrícia (DC-CAOB), em parceria com a Associação de Obstetrizes da USP (AO-USP), com a Rede Latinoamericana de Obstetrícia (Rede LA) e com a EACH/USP, convidam professores e alunos a participarem do V Encontro de Obstetrícia da EACH USP. O evento acontecerá na quinta-feira, 5 de maio, das 8:30 às 18:00 nos Auditórios da EACH, contará com oficinas na parte da manhã e mesas na parte da tarde. As inscrições devem ser feitas pelo sitewww.each.usp.br/obstetricia/vencontro. Evento gratuito, programação no site. Anexo cartaz de divulgação.

Atenciosamente,

--
__________________________________
Fábio Bosso
Obstetrícia - EACH USP
Universidade de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades














 Apresentação da Oficina de Gestão de Políticas Públicas - OGP




Olá!

Amanhã, 26 de abril, às 18h30  e quarta-feira, 27 de abril, às 12h30, acontecerá no auditório vermelho do CB a apresentação da OGP - Oficina de Gestão de Políticas Públicas -  para o curso de GPP. 

Contamos com a presença de todos!



--
Javiera Fernanda Medina Macaya

ogp.usp@gmail.com








 GA precisa de ajuda na organização do II Fórum em Gestão Ambiental


Olá a todos,

Os alunos de Gestão Ambiental estão organizando o II Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio.

Estimamos a participação de vinte Instituições de todo o Brasil. Cada Instituição será representada por dois docentes e dois discentes.

Os docentes ficarão alojados em um hotel, mas os discentes precisam de uma ajudinha para se alocar sem ter muitos custos.  Por isso, pedimos a gentileza daqueles que moram em república de adotar um aluno neste período de três dias.
Se sua república tem três, duas ou uma vaga e pode adotar um aluno de GA, por favor, entre em contato conosco, pois precisamos da ajuda de todos. Nosso e-mail é: iiforumga@gmail.com

Se você não mora em república mas também quer nos ajudar, por favor, divulgue para seus colegas, e se puder, adote um aluno de GA também.


A interdisciplinaridade também pode ser manifestada pela ajuda entre os cursos e assim fortalecemos cada vez mais a nossa Escola.


Agradecemos a atenção e colaboração de todos



----
Comissão Organizadora do II Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental




_______________________________________________
alunosgrad-each mailing list
alunosgrad-each@listas.usp.br
http://listas.usp.br/mailman/listinfo/alunosgrad-each



 "II Seminário para Autores - Como aumentar suas chances de publicação em periódicos internacionais"


Prezado (a) Senhor(a):

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - SIBi/USP, em conjunto com a Elsevier e apoio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN),  promove o "II Seminário para Autores - Como aumentar suas chances de publicação em periódicos internacionais"  
Data: 03 de maio de 2011 (Cartaz em anexo)

Público-alvo: Docentes, Pesquisadores, Pós-Doutorandos, Alunos de Pós-Graduação e Graduação

Horário: 10h

Local: Auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN (Cidade Universitária - USP).

Mapa: https://www.ipen.br/sitio/?idm=193
Inscrições pelo site: http://www.surveymonkey.com/s/USP_autores (até 27 de abril)

Palestrantes:
   Carl Schwarz  - Publishing Director in Life Sciences - Elsevier Amsterdam
Carl Schwarz formado em física pela Utrecht University. Desde de 1988, após o término de seus estudos, trabalha na Elsevier em diversos papéis de atuação na área de publicação. Durante este período observou como a publicação eletrônica mudou a natureza da comunicação científica. Ele percebeu a grande diversidade entre as disciplinas científicas, desde a matemática até as ciências sociais e todas as áreas interligadas. Como editor fundou novos periódicos e foi precursor de inovações eletrônicas em pequena escala, que depois foram inseridas nas principais soluções eletrônicas da Elsevier. No seu papel atual, como Diretor de Publicações nas Ciências da Vida, é responsável por um portfólio de 80 periódicos abrangendo uma enorme gama de disciplinas como Bioquímica, Genética e Biotecnologia. O portfólio inclui marcas muito conhecidas como BBA (Biochimica et Biophysica Acta), Journal of Molecular Biology, Developmental Biology, Biotechnology Advances, Gene e o Current Opinion.


   Rose Olthof - Director Strategy and Journal Services - Elsevier Amsterdam
Rose Olthof formada em matemática aplicada na Erasmus University de Rotterdam e com mestrados em Literatura Inglesa e Ciência Literária. Atualmente cursando o MBA na Rotterdam School of Management. Nos últimos sete anos teve diversos papéis na Elsevier nas áreas de produção, marketing, estratégia e publicações. Trabalhou em periódicos de ponta como The Lancet e Cell e também em áreas especializadas com Física de Alta Energia, Física Nuclear e Astronomia. Nos últimos anos tem focado seus esforços em assuntos estratégicos da empresa e atualmente é responsável pela estratégia de periódicos da Elsevier.


Programa:  A sessão interativa irá abordar os vários aspectos do processo de publicação. Fornecerá dicas e procedimentos para que seu artigo seja aceito no periódico mais apropriado. Esta sessão está  focada em especial para os pesquisadores que buscam efetividade em publicações em periódicos internacionais.


Com o intuito de aumentar a participação daqueles segmentos universitários  nessa oportunidade, solicitamos a especial colaboração de V.Sa.  no sentido de fazer chegar às Comissões de Graduação,  Pós Graduação dessa Unidade e respectivos alunos, o programa com procedimentos de inscrição, que segue em arquivo anexo. Desde já, contamos com a valiosa cooperação de V.Sa. com o propósito deste SIBi/USP em envidar esforços para promover a qualidade da produção científica da Universidade.


Colocamo-nos à disposição para qualquer informação complementar e aproveitamos para cumprimentar V.Sa.


Atenciosamente,


Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Diretora Técnica
SIBi/USP















Abertas as inscrições para evento sobre empresas juniores
Até terça-feira (26) estão abertas as inscrições do evento Major, realizado pelo Núcleo USP Jr. O evento tem o intuito de apresentar o Movimento Empresa Júnior para os universitários.

Este ano, o Major está sendo organizado pela Marketing Jr., empresa júnior do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e tem o tema MEJ: Abrindo portas para um futuro próximo. Haverá várias palestras e uma mesa-redonda, em que serão discutidos as oportunidades de um "júnior" no mercado de trabalho.

O evento será realizado na EACH, no sábado (30), das 8h30 às 17 horas. Os interessados devem se inscrever neste site e pagar uma taxa de R$ 16,00, conforme as instruçõs indicadas.

A EACH fica na Rua Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo.

Mais informações: site www.nucleouspjr.com.br/major2011/major2011.html

























=======================================

FUNDAÇÃO BUNGE E ESTAÇÃO CIÊNCIA da USP PROMOVEM ENCONTROS 

SOBRE EVENTOS EXTREMOS



*O ciclo de palestras, realizado de setembro a novembro, trará especialistas renomados da área e propõe uma reflexão sobre os impactos e oportunidades desses acontecimentos naturais*

* *

A Fundação Bunge e a Estação Ciência da USP uniram-se para promover até o final do ano um ciclo de palestras (22/09, 27/10, 17/11 e 18/11) com o tema "Conhecer para Sustentar: uma reflexão sobre os eventos extremos", das 14h30 às 17h30, para discutir o assunto e seus impactos e oportunidades, que acontecerão na sede da Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394 - Lapa). Esses eventos fazem parte do projeto da Fundação Bunge "Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí", criado para compreender e disseminar conhecimento sobre as questões relacionadas às fortes chuvas que atingiram mais de 1,5 milhão de pessoas em Santa Catarina em 2008. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelos links
http://www.eciencia.usp.br/inscricao/ ou www.fundacaobunge.org.br.



De junho a agosto a Fundação Bunge implementou uma nova ação do projeto, em que reuniu mais de 1 mil educadores de 22 municípios e 405 escolas do Vale do Itajaí/SC para entenderem os desafios da sustentabilidade e o compromisso da educação. A partir desse aprendizado e aplicação em sala de aula, professores e alunos produzirão trabalhos para serem expostos em novembro, na cidade de Gaspar/SC. Agora, em São Paulo, a proposta é levar conhecimento para o público em geral, interessado pelo tema.



"Trazer esse tipo de reflexão para São Paulo dará maior visibilidade e conhecimento ao tema Eventos Extremos que tem afetado diversas regiões do Brasil. Só neste ano tivemos casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco", conta Helio Dias, diretor da Estação Ciência. "Nosso maior objetivo com esse ciclo de palestras é trazer essa discussão para nosso dia a dia, analisar seus impactos e oportunidades do ponto de vista não só ambiental, como estamos acostumados, mas também econômico, social e cultural, complementa Cláudia Calais, diretora da Fundação Bunge.


Esse ciclo de palestras e o trabalho de formação com educadores do Vale do Itajaí/SC serão transformados em um kit, desenvolvido pela Fundação Bunge, com vídeos e encarte pedagógico que trará informações de como este material poderá ser utilizado em sala de aula. Este kit será distribuído, gratuitamente, para escolas, bibliotecas, universidades e empresas.

* *

* *

* *

*Programação completa*

*22 de Setembro*

* *

*14h30* - Credenciamento
*15h00* - Abertura
*15h20* - Palestra: Uma reflexão sobre os Eventos Extremos - Prof. Carlos Nobre - Chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
*16h00* - Palestra: Eventos Extremos: estamos preparados? - Francisco de Assis Diniz - Assistente Técnico do Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET
*16h40 *- Debate
*17h20* - Encerramento
*17h30* - Término do Evento**



*27 de Outubro*

*14h30* - Credenciamento
*15h00* - Abertura
*15h10* - Palestra: Reflexão Econômica dos Eventos Extremos: impactos e oportunidades -Carolina Dubeux - Pesquisadora do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Centro Clima/COPPE/UFRJ
*15h30* - Palestra: Reflexão Social dos Eventos Extremos: impactos e oportunidades - Prof. Adilson Avansi de Abreu - Prof. Titular do departamento de geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
*15h50* - Palestra: Reflexão Ambiental dos Eventos Extremos: impactos e oportunidades - Prof. Tercio Ambrizi - Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP
*16h10* - Palestra: Reflexão Cultural dos Eventos Extremos: impactos e oportunidades - Prof. Edgar de Assis Carvalho - Professor Titular do Departamento de Antropologia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e Coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade
*16h30* - Debate
*17h30* - Encerramento**

* *

*17 de Novembro*

*14h30* - Credenciamento
*15h00* - Abertura
*15h20* - Palestra: A Cidade Sustentável - Dr. Sergio C. Trindade - Co-laureado, IPCC, Prêmio Nobel da Paz 2007
*16h00* - Palestra: Reconstrução Responsável - Sr. Mitch Landrieu - Prefeito de New Orleans / Estados Unidos
*16h40* - Palestra: Reconstrução Responsável (Experiência Nacional / Políticas Públicas) - Márcio Fortes - Ministro das Cidades
*17h00* - Relato da experiência de Santa Catarina - Celso Zuchi - Prefeito Municipal de Gaspar/SC
*17h20* - Debate
*17h50* - Encerramento
*18h00* - Término do Evento

* *

*18 de Novembro*

*14h30* - Credenciamento
*15h00* - Abertura
*15h10* - Intervenção Cultural - "O Poeta, o Rio e a Cidade"
*15h20* - Palestra: Os Desafios da Sustentabilidade e o Compromisso da Educação - Prof. Lino de Macedo - Prof. Titular do Instituto de Psicologia da USP
*16h00 *- Palestra: Experiência da rede de ensino do Vale do Itajaí / SC - Prof.ª Ângela Hoemke - Mestre em Educação e Pós-Graduada em Currículo e Metodologia das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil pela Univali.
*16h30* - Debate
*17h00* - Visita Monitorada à Exposição "O Planeta Terra e a Preservação Ambiental", da Estação Ciência
*17h30* - Término do Evento**

* *

*Sobre a Fundação Bunge*

A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalhou evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro.



As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).

Fundação Bunge. Alimentar Ideias é Sustentar o Mundo.

* *

*Sobre a Estação Ciência*

Há mais de 20 anos promovendo exposições e atividades diversas de divulgação científica, a Estação Ciência é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Todas as suas ações procuram demonstrar ao grande público, adultos e crianças como a ciência e a tecnologia fazem parte do nosso dia-a-dia, apresentando os temas de forma lúdica e prazerosa, conseguindo aguçar a curiosidade e o senso de observação das pessoas. Além das exposições permanentes, a Estação também recebe mostras temporárias e ainda disponibiliza uma gama de exposições itinerantes que podem ser levadas para outras cidades e estados. Há, ainda, apresentação de shows e eventos com temas científicos, mostras especiais, projetos educacionais permanentes e a experimentoteca, que empresta gratuitamente kits portáteis de experimentos científicos.


**

 *Informações* :

Michel Sitnik |
michel@eciencia.usp.br | (11) 3871 6755
Eduardo Santiago |
eduardo@eciencia.usp.br | (11) 3871 6756
Mariana Bolognani |
mariana@eciencia.usp.br | (11) 3871 6780
Patrícia Mourad | patrí
cia@eciencia.usp.br | (11) 3871 6771
Manoel M. Fernandes Jr. |
manoel@eciencia.usp.br | (11) 3871 6768


*Cordialmente,*

*Prof.Dr. Helio Dias
Diretor da Estação Ciência da Universidade de São Paulo*



=====================



Apresentação

O "1º Simpósio de História Oral e Memória: Memória da Zona Leste de São Paulo" é uma iniciativa do GEPHOM – Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. O grupo apresenta-se como espaço de reflexão sobre questões teóricas e metodológicas que circundam a proposição e execução de estudos de história oral, memória e temas correlatos. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão se organizam conforme as seguintes linhas de pesquisa: Teoria e Metodologia de Pesquisa em História Oral; História e Memória da Zona Leste de São Paulo; Memória do meio-ambiente na cidade de São Paulo; História, narrativas e memória dos movimentos migratórios; Memória e Educação.
O evento, que se realizará em junho de 2010, vai de encontro à proposta da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH) de articular as diferentes dimensões da instituição universitária e aproximá-la da comunidade interessada. Para isso, sua de programação será composta por conferências, mesas redondas com convidados e sessões temáticas para apresentação dos trabalhos de participantes que tenham a memória e a oralidade em seu horizonte de problemas.

Chamada para trabalhos

O GEPHOM – Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória da Universidade de São Paulo convida professores, pesquisadores e estudantes para a submissão de resumos para o 1º Simpósio de História Oral e Memória: Memória da Zona Leste de São Paulo, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. A data-limite de recebimento dos resumos foi prorrogada para 12 de abril. Mais informações.





========FIM============

CCEX-EACH Feira de Profissões


Caros colegas e alunos, vejam a mensagem abaixo da CCEX-EACH.

Como já discutimos anteriormente estas são ações importantes para a visibilidade de nosso curso junto aos alunos do ensino médio. Alguns professores de GPP mostraram-se particularmente dispostos a fazerem ações neste sentido. Portanto, gostaria de organizar a nossa participação nestas feiras de profissões, e como veem abaixo há um calendário de eventos que a EACH participará em 2010 em colégios do ensino médio de SP, ressalto que estes eventos acontecem sempre aos sábados das 11hs às 16hs, e seria interessante que houvesse um docente e um aluno em cada um dos eventos, ou quem sabe até mais alunos.


Peço, portanto, manifestações daqueles que tem interesse em participar destes eventos, eu pessoalmente participarei de um deles, e o ideal seria que em cada evento acontecesse com a participação de pessoas diferentes para que não haja sobrecarga para ninguém.

Fico no aguardo das manifestações, pretendo enviar estas informações para a CCEX-EACH até a próxima quarta-feira.
Abraços a todos; Zé Renato

-'-'-'
Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Universidade de São Paulo (USP)
55 11 3091.8115
skype: jrenato.araujo
zrenato@usp.br
www.each.usp.br/zrenato




Mensagem original de :
Prezado Professor,

Solicitamos a V.Sas., a indicação de um docente e aluno para participar das Feiras de Profissões abaixo descrito:

A Universidade e as Profissões (Atividade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão-USP) Local:  EACH-USP
Data  09.04.2010  das 14h as 17h no auditório Azul

Teenager Assessoria Profissional, que realizará durante o ano de  2010  grandes eventos de Universidades e Profissões, procurando  esclarecer  aos alunos, pais e educadores as suas dúvidas sobre  profissões e  cursos de nível superior. Segue abaixo locais e datas da Teenager.

08 de maio - Colégio Dante Alighieri
Endereço: Alameda Jaú, 1061 - Cerqueira César - São Paulo/ SP
Público estimado: 2.500 pessoas

29 de maio - Colégio Arbos
Endereço: Rua das Esmeraldas, 67 - Jardins  -  Santo André/ SP
Público estimado: 2.500 pessoas

14 de agosto - Colégio Marista
Endereço: Rua Domingos de Moraes, 2565 - Vila Mariana - São Paulo/ SP
Público estimado: 3.500 pessoas

28 de agosto - Colégio Agostiano
Endereço: Rua Herval, 1019  - Belém  -  São Paulo/ SP
Público estimado: 2.500 pessoas

Horários das feiras de profissões, das 11h as 16h

Att
Almir J Souza
CCEX-EACH


ATENÇÃO: O LEANDRO SE PROPÕE A ORGANIZAR A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, ENTREM EM CONTATO COM ELE:.

--
Leandro Teodoro Ferreira
Cel: (11) 9263-8624
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo



=========FIM============

Participe do Desafio [Negócios para a Transformação Social]



<http://www.changemakers.com/pt-br/node/66853/entries>

O Changemakers da Ashoka e a Artemisia lançam o Desafio global *‘Negócios para a Transformação Social: Criando o Campo dos Negócios Sociais’ <http://www.changemakers.com/pt-br/node/66853/entries>. *É uma convocatória on-line para identificar soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e redução da pobreza de pessoas em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que essas iniciativas sejam sustentáveis e prósperas financeiramente. Queremos saber mais sobre negócios sociais que criam formas, usos e técnicas para que um maior número de pessoas, de comunidades de baixa renda, possa usufruir de benefícios relacionados às áreas de saúde, habitação, educação, microcrédito e novas tecnologias.* *

* *

*INSCREVA* seu negócio social *até o dia 9 de junho de 2010 *e concorra ao apoio financeiro de* *US$ 5.000 dólares. As inscrições recebidas até o dia 28 de abril serão elegíveis a um prêmio especial.

Para mais informações visite http://www.changemakers.com/pt-br/negociossociais ou entre em contato conosco pelo email: _changemakers@ashoka.org.br changemakers@ashoka.org.br>_

Contamos com a sua participação!

**Equipe Changemakers da Ashoka**

Siga-nos no Twitter: @ChangemakersPT <http://twitter.com/ChangemakersPT>

Msn: changemakers.brasil@gmail.com

Skype: changemakers.brasil / Changemakers Brasil

55 (11) 3085-9190

*www.changemakers.com <http://www.changemakers.com/>

** ***

*www.ashoka.org.br <http://www.ashoka.org.br>** ***

//* pense antes de imprimir//////

/**caso não queira mais receber e-mails do Changemakers, responda este e-mail com o Assunto: cancelar e-mail/


--
-'-'-'
Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Universidade de São Paulo (USP)
55 11 3091.8115
skype: jrenato.araujo
zrenato@usp.br
www.each.usp.br/zrenato



==============FIM =================

Comunicado - JORNAP e Evento FCL-UNESP e EACH-USP

Inscrições só até amanhã. Sexta dia 16 de abril.


Caros Alunos,

Envio esse e-mail para repassar o convite a vocês da coordenação do curso de Administração Pública da FCL-UNESP (Araraquara) e da Comissão Organizadora da IV Jornada de Administração Pública (JORNAP) para dois eventos:

1º Evento

No dia 3 de maio (segunda-feira), às 19h00 (FCL-UNESP), realizaremos o evento Prefeitos Paulista - em conjunto com a FCL-UNESP. Trata-se de um evento - bimestral - organizado por docentes e discentes do curso de AP da FCL-UNESP que, em cada sessão, entrevistam um prefeito do estado de São Paulo. Entre os prefeitos entrevistados em 2009 e 2010, citam-se os dos municípios de Piracicaba, Ribeirão Preto e São João da Boa Vista.

A convite da FCL-UNESP, iremos participar deste evento para, a partir do 2º semestre, organizá-lo - conjuntamente - com a UNESP e a UNICAMP, com sessões em Araraquara, Limeira e São Paulo (na EAH-USP).

Estou organizando um VAN para irmos no dia 3 de maio a tarde, com retorno no final do evento (noite) ou na manhã de terça-feira (se for o caso, dormimos no alojamento).

2º Evento

Na seqüência, nos dias 04, 05 e 06 de Maio de 2010, o curso de AP da FCL-UNESP promove a IV JORNAP (Jornada de Administração Pública). Comumente os alunos de GPP participam apresentando trabalhos e/ou como ouvintes.

A comissão organizadora oferece um pacote com alojamento, o café da manhã, o almoço, o jantar, o translado do alojamento ao local do evento e a inscrição por R$ 70,00. As inscrições podem ser feitas pelo site www.jornap.com.
Se tiverem alguma dúvida, escrevam para o José Gustavo (aluno de AP da FCL-UNESP e membro da Comissão Organizadora). O e-mail é jgustavoadm@hotmail.com

Recomendo a participação de vocês no evento. Aqueles que tem trabalhos de IC, Ensinar com Pesquisa e RP, podem submetê-lo para o evento. Vejam a chamada de trabalho no site. Além disso, a programação científica do evento é muito boa.
Confiram no site!

Aqueles que tiverem interesse em participar desses eventos, escreva para mim no e-mail fernandosouzacoelho@gmail.com até sexta-feira. Fecharemos a VAN na próxima semana (com subsídio total ou parcial, ou seja, sem custo ou com uma taxa de ajuda de custo).

Fico à disposição de vocês.

Um abraço,

Fernando Coelho


==========FIM==============

Feira do Livro EACH-2010 

III Feira do Livro EACH - USP



A III Feira do Livro da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP se realizará nos dias 13, 14 e 15 de abril (de 3ª. a 5ª. feira) das 9h às 21h no vão livre dos auditórios e da biblioteca do nosso campus.


Seguem as novidades dessa terceira edição: editoras das Universidades Federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e Estadual do Rio e do Sul da Bahia, Instituto Henfil, Nau, Leopardo/Hemmus, Odysseus, Boitempo, Terceiro Nome, Algol, especializada em música, e 2AB, em artes visuais e produção gráfica, Letras Jurídicas e Edipro que trarão livros da área jurídica.


Mais de 70 editoras oferecerão descontos a partir de 50% em publicações voltadas a todos os públicos e que abrangem todas as áreas do conhecimento. São elas: Edusp, Editora da Unesp, Martins Editora Livraria, WMF Martins Fontes, Editora34, Paz e Terra/Graal, L&PM, Cosac Naify, Annablume, Hucitec, Perseu Abramo, Bertrand, Difel, Peirópolis, Brasiliense, Contexto, Perspectiva, Paulinas, Contraponto, Autêntica, Ateliê, Aleph, Alameda, 7 Letras, Imprensa Oficial, Conrad, Ibep-Nacional, Expressão Popular, Centauro, Globo, Átomo Alínea, Estação das Letras e Cores, Brinque Book, Cuca Fresca, Ciranda Cultural, Papirus, Global, Gaia, Alfa-Ômega, Memória Visual, Pinakotheke, Veredas, Edusc, Pubfflch/Humanitas, IPEA, Piaget, Ground, Frente, Apicuri, Pallas, Paulo Freire, Iluminuras, Xamã, Universo dos Livros, Digerati, Martin Claret, Estação Liberdade.
Haverá uma homenagem aos 10 anos do Fórum Social Mundial. No primeiro dia da feira às 19 horas, a professora titular da FEA, Leda Paulani, participará da mesa: "Afirmação ou enfraquecimento do discurso único na Economia". O professor Aziz Ab'Saber falará sobre os "Desafios sócio-ambientais do século XXI" no dia 14 de abril às 19 horas, e no encerramento no dia 15 às 14 horas, os professores Alessandro Soares e Pablo Ortellado (EACH-USP) e alguns alunos contarão sobre a experiência da Escola no último Fórum Social que aconteceu no começo do ano em Porto Alegre. Ainda haverá exibições de filmes e documentários, sorteio de livros.


A EACH-USP está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000, acesso da estação USP Leste, linha Safira da CPTM (Brás-Calmon Vianna). 






Um comentário:

Anônimo disse...

Olá trata-se a 2ª vez que li o teu blogue e adorei muito!Espectacular Trabalho!
Adeus

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2