sábado, 12 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NO BRASIL E NO MUNDO


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
PROFESSOR: Dr. MARCELO ARNO NERLING
 ARTIGO JORNALÍSTICO
ALUNO: EDUARDO CARMAGNANI SANDES
Nº USP: 6409563
TEMA:  A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NO BRASIL E NO MUNDO

       Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, voluntário é aquele que se dedica a um trabalho sem remuneração, prestando ajuda quando necessário. Em países pobres como o Brasil, o trabalho voluntário é muito importante para tornar acessível as necessidades básicas de sobrevivência e o próprio conhecimento sobre assuntos importantíssimos para toda a sociedade. Podemos dizer que ser voluntário é uma ocupação que merece prestígio da parte do Estado e da sociedade civil, visto que o voluntário ajuda quem realmente precisa, contribuindo com a construção de uma sociedade menos desigual e mais solidária.       Exemplificando esta questão do voluntariado com o depoimento do meu pai, o senhor Cícero Augusto Pessoa Sandes, um funcionário público que trabalhou de maneira voluntária em diversas áreas da sociedade, pergunto a ele porque o trabalho voluntário é importante no Brasil. E a resposta dele é a seguinte: ? Como o Brasil é um país continental, e os governos ficaram muito tempo sem políticas públicas voltadas às classes menos favorecidas, o Estado sozinho não consegue em pouco tempo atender a essa enorme necessidade acumulada. Assim, cada cidadão, que se dispõe ao trabalho voluntário, colocando seus conhecimentos e parte de seu tempo, potencializa a velocidade de solução de problemas, como as drogas e a violência, além da mudança na vida da sua vizinhança, seu bairro, sua cidade e, o país todo ganha com essas atitudes, que realmente fazem a diferença?

       Hoje, para se ter uma ideia da magnitude da necessidade do voluntariado no planeta Terra, podemos citar um número alarmante: Neste presente ano de 2011, cerca de um bilhão de seres humanos se encontram em situação de fome, um contingente de pessoas que equivale a cerca de cinco vezes a população brasileira atual. Para extirpar de uma vez por todas a fome em nosso país e no resto do mundo, é necessário um esforço voluntário que transcende o sistema capitalista, visto que o puro capitalismo é um sistema excludente. Então, para acabar com a fome, é necessário o esforço voluntário de todos os setores, da parte do Estado para garantir uma renda mínima para comprar alimentos, por exemplo, da parte de organizações sem fins lucrativos e do Estado para suprir as urgências humanitárias, além das contribuições do setor privado. Isso significa que a atitude voluntária não deve ser só do terceiro setor e das empresas voluntárias, é preciso que o Estado socorra os mais necessitados também de maneira imediata.

       Para podermos medir as necessidades alimentares é preciso assimilarmos mais números: Muitos podem pensar que a fome crônica no mundo não é eliminada porque os plantios em todo o mundo não têm produção suficiente para contemplar toda a população mundial, mas isto não é verdade! Com o que se planta no presente em todo o planeta poderíamos alimentar de nove bilhões a onze bilhões de pessoas, e a população mundial é de cerca de sete bilhões. Assim, só acabaremos com a raiz dos problemas associados à fome se os pobres tiverem renda suficiente para comprar comida. Enquanto isso não acontece, o trabalho voluntário é a única força no mundo capaz de levar alimento às pessoas que não tem renda suficiente para comprar alimento. Por fim, pode ? se dizer que hoje centenas de milhões de pessoas dependem do voluntariado para tratar de doenças e sair do mundo das drogas, por exemplo, de maneira que muitas vezes só o voluntário tem condição de resolver os problemas diretamente. Da parte de nós, cabe amarmos o próximo e estendermos as mãos aos necessitados, porque a pobreza continuará existindo. Portanto, da nossa parte cabe continuar com a intenção de contemplar o sustento dos pobres porque sem esta vontade, muitos perecerão.


Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2