COMUNICADOS SOBRE AULAS

MARTA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA - TEXTOS PARA A PRÓXIMA AULA12.05.2011

Do Felipe de GPP
Pessoal,
Estou mandando este email só pra lembrar que, para próxima aula, além do texto do Jessé que enviei aqui no email, devemos ler o texto do IPEA indicado para a semana passada e um texto do Bourdier que acredito estar no xerox; o outro texto do Jessé Souza que esta na pasta da matéria no xerox foi posto lá por engano, portanto não se preocupem em lê-lo para a próxima aula, ok??

Boa semana a todos!


Link para o texto do Jessé:
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MARTA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA - TEXTOS PARA A PRÓXIMA AULA 05.05.11



Pessoal,
A pedido da profª Marta, envio este email para avisa-los que , na próxima aula, utilizaremos os seguintes textos:
·         “Sociologia  e desigualdades: desafios e abordagens brasileiros” de autoria de Antonio Sérgio Alfredo Guimarães, o qual faz parte do livro “Horizontes das ciências socias no Brasil – Sociologia”
·         “O papel da participação nas políticas sociais do governo federal”, que esta no livro “Estado, Instituições e democracia: democracia – livro 9, vol. 2”
Ambos os  textos já estão no xerox e vale lembrar que devemos escolher um dos dois textos para resenhar OBRIGATÓRIAMENTE.
Bom final de domingo para todos!

Do Felipe, via webmail. 

De Leandro gpp:

Felipe, segue o link para o segundo texto, caso queira enviar para os outros colegas. O Capítulo do texto é o 4:











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Entrega do trabalho adiado.

 Boa tarde professora,

A entrega da segunda parte do trabalho para a sua disciplina está marcada para a próxima sexta-feira (01/10), no entanto, como não tivemos tempo para falar com a sra. sobre como deve ser feita esta parte do trabalho, em especial a fundamentação teórica, escrevemos para pedir para que a sra. amplie o prazo da entrega do trabalho em uma semana até (8/10) para que possamos encontrá-la pessoalmente e compreender melhor a proposta do trabalho.



Agradecemos sua atenção.


Turma IV
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Email enviado por Vivian Urquidi adiando entrega do trabalho de sexta, 01 de outubro.

Oi Deloise e colegas,
Então, se é assim, não tenho problema em adiar UMA SEMANA. Isso deve mudar, também, a entrega final.
Em tempo, comunico que consegui um especialista em direitos da mulher. Estamos acertando a melhor data para a apresentação.
Um abraço,
Vivian

PS: aproveito para parabenizar a Deloise e o Caio (aqueles com quem tive a oportunidade de conversar) pela Semana de GPP. No que me correspondeu coordenar, achei muito interessante. Parabens! Nesta sexta me entregam, por favor, as listas.




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ANOTAÇÕES SOBRE RH (PROF. CALDAS) feitas pelo LÉO =======





========= ABAIXO: ANOTAÇÕES DA FLÁVIA =======






CRONOGRAMA SOBRE RH - PROF. CALDAS










 ANOTAÇÕES  SOBRE INDICADORES - PROF. CALDAS


Resumo Indicadores Sociais no Brasil

Capítulo 1: Conceitos básicos

Indicador Social: “é uma medida geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar e operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou pragmático (para formulação de políticas públicas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma” p.15

Processo de agregação de valor informacional no indicador:

eventos empíricos da realidade social → dados brutos levantados (estatísticas públicas) → informação para análise e decisões de políticas públicas Indicador Social

Classificação de indicadores

    1. Segundo a área temática da realidade social a que se referem
    2. Objetivos – que são os quantitativos, e subjetivos – que são os qualitativos
    3. Descritivos e normativos(alta carga valorativa)
    4. Simples e Composto (IDH)
    5. Insumo, produto e processo
    6. Esforço e resultado
    7. Performance e estoque
    8. Eficiência/Eficácia/Efetividade
    9. Absoluto e relativo

Propriedades Desejáveis

    1. Relevância Social: pertinência de acordo com cada sociedade
    2. Validade: proximidade entre conceito e indicador
    3. Confiabilidade: qualidade no levantamento dos dados
    4. Cobertura: representatividade
    5. Sensibilidade: capacidade de refletir mudanças significativas
    6. Especificidade: alterações ligadas a área de interesse do indicadores
    7. Inteligibilidade: transparência na metodologia
    8. Comunicabilidade: Compressível
    9. Factibilidade: custos módicos
    10. Periodicidade: acompanhamento, avaliação e correções
    11. Desagregabilidade
    12. Historicidade: séries históricas extensas e comparáveis

    • Importância dos indicadores sociais para as políticas públicas, p.32, interessante ler!

Capítulo 2: A produção e disseminação das estatísticas públicas

Fala sobre o IBGE e outras fontes de dados disponíveis, porém as informações são antigas e o capítulo não acrescenta muito

Página 119 a 123 – Sobre o IDH (vale a pena ler!) - Aula 6

    • Para transformar em medidas adimensionais: uso de valores limites (conforme visto em aula) – diferentes unidades da realidade “são transformadas em medidas adimensionais com magnitude entre 0 e 1, a partir de valores extremos normativos (piso e teto)”
    • Ideia de desenvolvimento humano “processo dinâmico e permanente de ampliação das oportunidades dos indivíduos para a conquista de níveis crescentes de bem-estar” (p.120)

Conteúdo IDH

    • Nível educacional (taxa de alfabetização de adultos e taxa de escolarização)
    • Esperança de vida (condições de saúde e riscos à morbi-mortalidade
    • PIB per capita ajustado (por paridade de compra internacional)

IDH
Baixo: menor que 0,5
Médio: entre 0,5 e 0,8
Alto: mair que 0,8

    • Houveram mudanças metodológicas a fim de melhorar: a validade, comparatividade internacional e historicidade no IDH

Limitações:
    • A utilização do PIB no indicador é questionada por dois motivos: não mostra o padrão de vida das pessoas (pois trabalha com uma média, e soma além da renda das famílias a renda das empresas e do governo) e sobre variações constantes, mudando a localização de países no índice, mas sem demonstrar um mudança em todos os aspectos (vale lembrar que saúde e educação são indicadores que demoram mais tempo para serem modificados)

Vantagens:

    • Reconhecimento internacional (poder mobilizador), trazendo a tona questões como pobreza, desigualdade social, etc.


P. 66 a 80 (Aula 7)

Aborda indicadores de saúde e demografia, creio que não chegamos ainda nesta parte da discussão em classe, por isso não li.


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 ANOTAÇÕES  DAS AULAS DE FINANÇAS - FLAVIA MORI.
CORTESIA DO LÉO.




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ANOTAÇÕES DAS AULAS DE FIAPP - MARTA.
Cortesia do Léo.



Clique aqui para ver os textos em inglês de FIAAP.

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Bom dia,

Eu gerencio o blog http://gppusp.blogspot.com/ e venho pedir a colaboração de vocês para incrementar e diversificar a visão que temos sobre os temas propostos por nossos professores.

Quero a contribuição de vocês com seus trabalhos e resenhas, vamos divulgar os trabalhos bons e também os ruins para que os novos alunos de GPP possam ter uma ideia do que foi feito. Sei que muitos vão apenas plagiar, mas estes não me interessam. Estou interessado naqueles que vão ler o trabalhos e dizer: "Posso partir deste ponto e melhorar-lo"

Então, peço a colaboração de todos. Se cada um enviar ao menos um único trabalho ou resenha poderemos enriquecer muito NOSSO BLOG.



Basilio.

ildeubasilio@hotmail.com

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