quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comunicado aos alunos de Gestão de Políticas Públicas



No dia de hoje, [24 de agosto de 2010] no período da manhã o Coordenador do nosso Curso, Professor Zé Renato, comunicou aos alunos da sala do segundo matutino (era aula de FESB) que, no dia de hoje, aconteceria as 16h00 uma reunião com uma comissão que estava avaliando o Campus da EACH e que seria necessária presença de pelo menos um aluno de cada curso. Como representante discente do C.A., eu me propus a comparecer.


Assim, no horário do almoço acessei o site da EACH e li a seguintes informações:

EACH recebe comissão de Avaliação Externa (Acontece na EACH).

Entre os dias 23 e 26 de agosto, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH|USP), passará
pelo processo de Avaliação Institucional Acadêmica, no qual uma comissão de avaliadores externos, formada por docentes de outras universidades, visitará a Escola e produzirá um relatório avaliando sua suas principais características e atividades

A comissão é composta pelos professores Paulo Milton Barbosa Landim - Ex-Reitor da Unesp
-, Mikko Koria - da Aalto University of Economics (Helsinki, Finlândia) -, Pedro Dias Pimenta
Rodrigues - Professor da Faculdade de Aquitectura Universidade Técnica de Lisboa – e Dr. José
Carlos Plácido da Silva, Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp.

Nos dias 23 os membros da comissão avaliadora conhecerão a Unidade, e se reunirão com a
administração da Escola. No dia 24, a comissão conversará com representantes da comunidade
universitária. Os d ois últimos dias estão reservados para a elaboração do relatório.

Diante dos fatos, na impossibilidade de contatar todos os alunos, antes do horário marcado, tomei
a liberdade de conversar com alguns alunos de diferentes anos e elaboramos uma pauta, com temas recorrentes nas discussões do nosso dia a dia:

INFRAESTRUTURA

Biblioteca

-no calor faz muito calor, no frio faz muito frio. Não é necessário ser um especialista para saber que além de insalubre, há ainda o comprometimento do acervo;

- ausência de muitos livros que constam como leitura em disciplinas e/ou, há em pequena
quantidade;

- livros que foram comprados, mas não são catalogados para estarem disponíveis;

- no final de cada semestre, torna-se impraticável estudar na biblioteca: seja pela falta de espaço
(armários) como o físico;

- cadeiras e mesas inadequadas;

- falta de tomadas em todo espaço, causando o uso constante de extensões que sobrecarregam e
comprometem o sistema elétrico da mesma;

- verificar viabilidade de se colocar maquina de xerox próxima da mesma.

- foi explicada a utilidade e relevância da Reserva Cultural, que por vezes, tem livros, que na
próxima biblioteca não existe;

- a demora quanto à solicitação de livros em outras unidades (eles ficaram surpresos de não haver um sistema de biblioteca online!)

Informática

- precariedade dos computadores (programas desatualizados, má conservação, lentidão da rede),
além das cadeiras quebradas naqueles espaços;

Salas de aula
- falta de manutenção data show e lâmpadas;

- mudança de carteiras (menores em algumas salas);

Atividades físicas

- necessidade da melhora no espaço esportivo e fomento de novas atividades esportivas;

ADMINISTRATIVO

- desde a posse da nova gestão do CA, extrema dificuldade em conversar com o Diretor do Campus: é necessário o envio de uma pré pauta e quando é agendado aparece o assessor, assistente para atender e negar o solicitado, afinal de quem é poder decisório?

- a direção não facilita a comunicação com os alunos, no email da grade recebemos email,por
exemplo, de pessoas que perderam chave, pen drive, mas não foi sequer disponibilizado que haveria uma Avaliação Externa na Unidade e que os alunos poderiam participar;

- ausência de manual explicativo , especificando os departamentos existentes na EACH e no caso
da necessidade dos alunos, qual departamento deve procurar, evitando uma peregrinação nas seções para identificar qual setor é responsável por aquela demanda (um organograma e/ou anagrama);

COSEAS – desde o inicio do ano, alunos foram pré selecionados. Somente no início de agosto
foram convocados para confirmar a aprovação de algum tipo de bolsa. Até o dia de hoje não foi
feito o pagamento, além disso, foram avisados que os pagamentos NÃO serão retroativos, logo,
se há uma dotação orçamentária para este fim, PARA ONDE VAI O DINHEIRO DOS MESES
ANTERIORES?

- sistema júpiter – como não há um cronograma para interação de matriculas por campus e/ou
cursos e sim unificada, neste período o acesso é precário;

- site da EACH /GPP não está disponibilizado o nome de todos os docentes do curso;

- ausência de médico e ambulância no campus, apesar do número expressivo de alunos;

DOCENTES/COORDENAÇÃO DO CURSO

- sem um universalismo de procedimentos, os alunos ficaram reféns dos professores, seja na
maneira de aplicar e corrigir provas, seja no oferecimento de disciplinas, seja no cronograma;

- personalismo presente no comportamento de alguns professores;

- que haja transparência dos nomes dos docentes, do seu cumprimento de carga horária, que
saibamos quando eles estão de licença ou viajando, descobrir se afinal faltam professores no curso
ou se são os professores contratados que não dão aula;

- definição do plano político pedagógico do curso;

- ausência de disciplinas optativas nos semestres (foi dado o exemplo do numero excessivo de
inscritos na disciplina das férias de Segurança Pública);

- mudanças de grade e posterior mudança na grade do ciclo básico, não foi explicitado, discutido,
quais os benefícios para os alunos;

- necessidade de ampliação na oferta de estágios;

- promoção,maior fomento do curso;

- possibilidade da realização de TCC interdisciplinar (mais de um aluno como em RP);

- maior apoio da direção para disponibilizar ônibus e viagens em projetos, visitas, congressos,
voltados para cada curso.

DO CURSO EM SI

Foi solicitado que cada representante, falasse sobre o mesmo e sua relevância na vida acadêmica
e futuro profissional, falei então em linhas gerais da importância e relevância do nosso curso no âmbito profissional, mas da necessidade de construção e união dos discentes e formandos em dar
uma visibilidade positiva do mesmo no mercado profissional.

Outros discorreram sobre o ciclo básico e a inovação quanto à interdisciplinaridade; além de
falarem também das perspectivas dos seus cursos.

Sei que não falei tudo, mas posso assegurar que tudo que está escrito foi dito. Segundo eles, todas
as informações irão subsidiar um relatório que será entregue na direção da USP e que o mesmo
deverá ser público. Esperemos acontecimentos! Mas sem esquecer que a mudança, também
depende da gente.

Por fim, faço um desabafo de ordem PESSOAL: não sei se por força de inexperiência, timidez,
senso crítico, fiquei MUITO desapontada pela passividade e silêncio da maioria dos representantes dos cursos da EACH diante de situações e problemas pontuais do campus e parabenizo uma jovem de LZT Rayssa e outra de LCN que não consegui memorizar o nome, que de forma corajosa colaboraram no dia de hoje, reafirmando e relatando todas as dificuldades EXISTENTES, REAIS, seja no campus como nos seus cursos. Tive a falsa impressão que estudava Neverland !!

Abraços

Natália Prado

Diretoria de Relações Públicas CA Herbert de Sousa

=======



Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2