terça-feira, 25 de maio de 2010

O que é básico no ciclo? Discutindo o ciclo básico.

De vez em quando surge discussões interessantes na nossa lista de email. a que acontece atualmente sobre o Ciclo Básico vale a pena ser reproduzida aqui, para que possamos ler a posteriore, pois todos nós sabemos que no email, logo logo poderemos apagar.

Leia e caso tenha algo a dizer, uso o espaço de comentário para deixar sua opinião registrada.


Da lista de email da EACH...


De 20 de maio de 2010 11:36

O que será que se quer dizer com "básico" em "ciclo básico" ?

Foi na realização desse ciclo em minha formação que aprendi sobre
artigos acadêmicos, pesquisa bibliográfica, elaboração de pesquisa,
Van Gogh, Fernando Pessoa, Mattos e alguns estudos sobre etnia e
preconceito. Foi no ciclo básico que discuti sobre Galileu. Tive
contato com um texto fastástico sobre "chocolatologia" e assisti ao
filme "ponto de mutação". Discuti sobre a presença da física no
cotidiano em uma matéria chamada "física é vida". Experiências essas
que construiram em mim uma vontade de conhecer mais e buscar e
estudar; experiências que trouxeram um sentido diferente para minha
formação profissional com um crescimento pessoal.

Fui criando um desejo grande de conviver com aquele que seja poeta e
físico, músico e biólogo, pintor e técnico e que seja ainda solidário
sendo indivíduo. E que eu mesma, sendo uma unidade de pessoa
preocupe-me também em vincular-me a comum unidade, comunidade.

O básico do ciclo parece referir-se a um contato geral e
interdisciplinar com as áreas do conhecimento. E se básico refere-se a
"base" é também o que essa proposta pedagógica tem de importante e
diferente na formação da comunidade EACHiana como agente de
transformação social, afinal é aí se estão os maiores desafios e
realizações.

Abraço,
Alessandra (alessandrasohn@usp.br)


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Alessandra, gostaria de saber qual a sua idade quando cursoou o ciclo básico e qual o seu curso, pois realmente, como você citou, tem coisas muito interessantes no ciclo básico, como as ciências humanas e filosóficas, bem como a parte de pesquisa científica e tudo o mais.

Mas, a meu ver, isso é mais voltado a quem tem idade e tempo para a formação de seu gosto pelas ciências e pelos assuntos gerais, pois pessoas do meu curso (SI), geralmento trabalham e tem idade (como eu, 25) em que já teve contato com tudo isso e já sabe o que acha ou não das coisas. Ou seja, para nós, de SI, o Ciclo Básico é tão torturante que nós não conseguimos entender o porque temos que assistir a essas aulas, pois não tem nada a ver com nossa área.

Para ter uma idéia do que estou falando, convido-a a participar de uma aula de pelo menos do segundo ano de SI, Matemática Discreta seria uma boa, pois assim você verá que não tem NADA a ver com nosso curso. Para nós, de SI, o Ciclo Básico é um ATRASO de uma ano.

Renato - 3º ano SI Noturno

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Concordo com a vantagem de uma aula interdisciplinar que o ciclo básico propõe.
Mas a possível redução deste poderá sim trazer benefícios a formação.
Não falo em acabar com CB, coisa que é uma das principais caracteristicas de nossa
escola, mas uma reforma onde possa ser priorizado o ensino realmente útil.
Exemplo: a extinçaõ de RP é um absurdo pois este tem a meta de trazer o real
espírito da faculdade, porém materias como ED geram discussões sobre seu caráter de
falta de definição nos cursos.
O que poderia ser feito é trocar uma ou duas matérias do CB para específica mas extinção não.

Grato,
Felipe
SI-1º semestre

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Renato, também gostaria de saber qual a sua idade e qual seu tipo de vivencia no mercado profissional. Também gostaria de aproveitar para perguntar se você sabe qual a função de uma Universidade.
Não sei se você pensou sobre o assunto antes de prestar o vestibular da FUVEST, mas quando se propôs a estudar na USP também atestou estar disposto a fazer parte de uma Universidade pública. Essa Universidade é mantida com o dinheiro de todos nós, cidadãos. E nós, sinceramente, não queremos bancar a formação de um profissional que só se preocupa com o próprio futuro profissional e pessoal, sem levar em consideração o aspecto acadêmico dessa Universidade.
Como você vai passar quatro anos (ou mais) estudando "de graça" deveria ter a consciência de que o mínimo que pode fazer é retribuir à sociedade a oportunidade que ela te oferece nessa Universidade. E a maneira de se retribuir não é através de caridade ou algum tipo de trabalho voluntário, mas justamente através da produção de conhecimento, que será utilizado em prol da própria Universidade e da sociedade em geral.
Eu não quero ser demagogo nem hipócrita com isso tudo. É óbvio que o retorno profissional é muito importante e ninguém tá na USP pra pensar só no futuro da nação. Mas mesmo quem está preocupado com sua formação profissional não leva em consideração que o principal objetivo dessa formação que dá importância ao pensamento científico é justamente fazer com que seus alunos pensem de uma maneira mais lógica e prática. Ninguém espera que todos os alunos da USP virem pesquisadores ou cientistas de renome. Mas, analisando do ponto de vista de um aluno formado em Biologia pela USP e matriculado no ciclo básico em GA, pra mim é fácil perceber a importância da Universidade a minha vida profissional. E não porque ela me deu conteúdo ou instrumentos que posso utilizar na minha profissão. Mas porque ela me ensinou a pensar!
Também concordo que o ciclo básico poderia ser melhorado de algumas maneiras, como possibilitando ao aluno definir os temas de ED que deseja cursar ou abrindo a possibilidade de realizar algumas matérias como optativas eletivas. Mas de maneira nenhuma podemos enfraquecer essa iniciativa pioneira no Brasil (mas que já é praxe nas principais Universidades européias), que disponibiliza aos alunos uma oportunidade única de se desenvolver como pesquisador, profissional e pessoa.
Então, antes de criticar, precisamos tentar realmente entender a proposta do ciclo básico e, ao invés de acabar com a possibilidade de aprender de maneira diferente (e, na minha opinião, melhor), tentar aperfeiçoar essa prática, tendo em vista as reais necessidade dos alunos e profissionais da EACH.
Não quero me estender mais, mas reforço a necessidade de abrirmos um pouco nossa cabeça e sermos um pouco menos finalistas e imediatistas. Se para os alunos de SI o ciclo básico "é um ATRASO de uma (sic) ano", então talvez esses alunos devessem tentar se disvincular do ciclo básico de maneira definitiva, sem serem "atrapalhados"
por ele, mas não atrapalhar quem está disposto a aprender e crescer de maneira completa.

Obrigado pela atenção e desculpem qualquer incômodo...

Gustavo Herdeiro - 1º semestre de GA, Noturno


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Em 21 de maio de 2010

Concordo plenamente com o Alan, fui aluno de SI e sou completamente a favor do ciclo básico. Em muitas áreas, principalmente no ramo de computação, os alunos são formados sem nenhum instrução sobre como seu trabalho afeta a sociedade de modo geral, criando pessoas que com visão pequena de mundo e mais voltadas para o próprio umbigo, em oposição a usar a TI visando um desenvolvimento mais próximo do "sustentável".


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Bruno,

Você pode estar correto, mas o CB hoje e provavelmente no futuro irá
continuar ignorando o que meu trabalho afeta a sociedade, desculpe mas
muitos de vocês tem uma idéia muito ideal do ciclo básico. O ideal
para o CB seria criar matérias básicas para cada curso e mesclar
algumas com os vários cursos, pois sinceramente acho que cada curso
deve ter uma carga de CB diferente e assuntos diferentes, assim
talvez, o CB possa afetar o modo do discente ver a sociedade e com
isso ajudar ele a se diferenciar no mercado de trabalho.
Ao meu ver não é discutindo Machado de Assis que eu vou perceber os
impactos que minhas decisões na área de TI vão influenciar o mundo ao
meu redor.

[]'s

Wilson Glasser

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Se essa discussão fosse fechada aos alunos de SI estaria na lista
alunos-si, e não na lista alunosgrad-each.

Também trabalho com SI a 4 anos e neles não lidei com pessoas apenas
"ocasionalmente". No 3º ano de SI tem 2 matérias que em ensinam, entre
outras coisas, que quanto mais alto você vai em uma empresa menos você
lida com técnicas e operações e mais com pessoas e estratégias.

Não desmerecendo o mérito de quem passou na Fuvest sabendo apenas
pensar, mas a 2ª fase de SI ainda tem Português (matéria de
humanidades) onde pontuação, gênero e grau ainda contam pontos para
decidir quem deve ficar com a vaga. Mesmo alguns de nós achando que o
importante é "pensar logicamente" como um escravo computador mal
programado, Humanidades ainda decidem 1/2 da nota desta 2ª fase.
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Alan Justino da Silva

ALUNO NO 4º ANO DE SI DA EACH
E QUE TRABALHA EM SI DESDE O 1º SEMESTRE
E QUE MESMO ASSIM FEZ OPTATIVAS EM MARKETING E NA FEA
(em vez de ficar só falando que o curso têm ou não
humanidades demais ou de menos)

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Matemática Discreta é uma matéria essencial a todos os alunos de SI. É através de matemática discreta que os alunos de SI tem a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico que será fundamental para o desenvolvimento das disciplinas de programação. Acredito que você não tenha dado a devida atenção a disciplina ou não tenha entendido qual o propósito dessa matéria e talvez nem mesmo do curso.

E realmente não utilize nós de SI, porque não concordo com sua opinião e acho o ciclo básico algo de grande valor para a formação dos alunos da EACH.

Abs,

André Prado.
7º Semestre de SI
Trabalhando desde o 1º semestre do curso e
Tendo um diferencial no mercado graças as disciplinas do CB

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Apoiadíssimo!

A EACH foi planejada pela USP para que seus alunos tivessem novos olhares. Se alguém estiver insatisfeito, que faça um curso tecnológico, um curso técnico ou uma uniqualquer, pois a proposta EACHiana não é formar pessoas com CABRESTOS!
A EACH é a maior expressão do que uma universidade de primeira linha deve compreender e isso envolde o CB e os nossos cursos inovadores!

Arthur Maresca
2º ano de LZT

PS: não há idade para aprender coisas novas, a menos que você seja muito imaturo e precise arejar o seu cérebro!

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