sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TCC - Área de interesse dos professores.

Veja os TCCs em andamento, talvez ajude na sua escolha.

2011

1.  Aline Vieira Tavares. A Progressão Continuada no Estado de São Paulo: uma avaliação. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Marta Maria Assumpção Rodrigues.
2.  Bruno César Moreto. Uma análise da influência das patentes na distribuição de medicamentos antiretrovirais no programa HIV-AIDS brasileiro. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Flávia Mori Sarti.
3.  Caio Vinicius Martins da Silveira. Participação popular e políticas públicas: estudo de caso sobre o bairro de Ermelino Matarazo. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Wagner Tadeu Iglecias.
4.  Carolina Uehara. Padrões de carreira dos deputados federais paulistas (1988-2011). Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Wagner Pralon Mancuso.
5.  Daniella Pereira Eneas. Análise dos sistemas de proteção social na América Latina. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
6.  Deise Donatoni Casado. Análise da formulação do Pronaf e o papel dos movimentos sociais. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
7.  Flávia Spinelli Mezzarana. Poder econômico na política: a influência dos financiadores de campanha na atuação parlamentar. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Wagner Pralon Mancuso.
8.  Guilherme Capovilla. Políticas culturais privadas e políticas culturais públicas: uma comparação entre o SESC Caminas e a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Wagner Tadeu Iglecias.
9.  Guilherme Sengling Favaro. O controle social: os limites e as possibilidades de participação popular no controle da gestão pública. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Wagner Tadeu Iglecias.
10.  Humberto Garcia da Costa Oliveira. A Pressão da ocupação irregular nas áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo e os imperativos de proteção ambiental: como auxiliar a gestão ambiental com uma política de promoção social?. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Wagner Tadeu Iglecias.
11.  Leandro da Silva Torquato. Análise das políticas GLBTT na cidade de São Paulo. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
12.  Thaís Martins. Análise de políticas de segurança pública na América Latina. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
13.  Walquiria Tiburcio. Idéias e políticas na educação do Estado de São Paulo. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.

Total por orientador:
Marta - 1
Flávia - 1
Iglecias -  4
Pralon - 2
Kerches - 5



Fonte:https://sistemas.usp.br/tycho/producaoacademica/each/gpp-86/OA4-0.html





Vendo relação de TCCs em andamento , enviei o email abaixo aos professores:


Bom dia, professoras e professores.

Em novembro de 2009 recebemos um email do Prof. Coelho - veja cópia abaixo - sobre suas áreas de interesse em TCC. Isto me motivou a fazer uma pesquisa sobre quais as áreas de interesses dos professores, no que tange à orietanção de TCC.


Para tanto pergunto:

- Quais são suas áreas de pesquisa/interesse como orientador(a)?

Elaboramos também o questionário abaixo e contamos com a sua colaboração para responder e, também, autorização para publicar as resposta no blog gppusp.blogspot.com.


Obrigado,

QUESTIONÁRIO:

- Como é a sua forma de trabalho como orientador(a)?
- Como orientador(a), quais são suas maiores preocupações?
- Na sua visão, quais são as maiores qualidades de um bom TCC?
- Na sua visão, quais são os erros mais comuns em um TCC?

Agradeço ao Léo Spicacci pela ajuda com a formulação das perguntas.

Vou postar abaixo as respostas do professores:

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Cópia do email do Professor Fernando Coelho:

"Caros Alunos,

Escrevo - brevemente - para vocês, sobretudo, para os alunos do 6 semestre para apontar minhas áreas de atuação de TCC em 2010.

A partir do ano que vem eu orientarei TCC´s tão-somente na minha especialidade, seja para evitar sobrecarregamento de trabalho, seja para poder orientar com propriedade - o que significa orientar do ponto de vista metodológico, mas, sobretudo, com conhecimento do objeto de estudo.

Abaixo, descrevo os meus temas de interesse.

Área de Concentração no Curso de GPP: Administração e Políticas Públicas**
Especialidade: Gestão Pública
Temas de Interesse:

1. Reforma Administrativa e Políticas Públicas de Gestão

2. Planejamento no setor público-estatal (governamental e em organizações da administração indireta. Neste caso não oriento terceiro setor).

3. Recursos humanos no governo (ênfase em carreiras e capacitação)

4. Marketing de serviços públicos (ênfase em qualidade de serviços públicos)

5. Ensino e Pesquisa em Gestão de Políticas Públicas (na acepção de estudo sobre o campo do saber em GPP. Iinteresse nas áreas de estrutura de cursos de GPP, profissionalização do gestor público e mercado de trabalho em GPP).

Fico à disposição para maiores informações a partir do retorno das aulas.

Um abraço a todos e boas festas!

Prof. Dr. Fernando Coelho



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Professor Wagner Iglecias respondeu em 04 de agosto:
...

as áreas em que tenho interesse em orientar TCCs são "sociedade civil", "interesses organizados" e "políticas sociais". Alunos que estou orientando: Joice Godoi Garcia, Felipe Biasoli, Silvio Cotrim, Monica Palitos Heringer, Bruno Rizzato, Talita Andrioli Panico, Luiz Trevisan (Jaiminho) e Alexandre Felipe Lima (Malufinho).

Abs

Wagner Iglecias


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Professor Rogério Mugnani respondeu em 04 de agosto:

- Quais são suas áreas de pesquisa/interesse como orientador(a)?
Em ordem de interesse:
1. Política científica e tecnológica
2. Comunicação científica
3. Indicadores sociais, de C&T
4. Preparação e análise de survey
5. Métodos quantitativos em geral


- Como é a sua forma de trabalho como orientador(a)?
Encontros a cada 15 dias (semanal, caso haja necessidade)
Indicação de leituras e revisão de textos/análises elaborados pelo orientando

- Como orientador(a), quais são suas maiores preocupações?
Pontualidade e cumprimento de tarefas são primordiais (para os 2 lados)
Que o aluno aprenda com o processo, e que apresente um produto coerente ao final

- Na sua visão, quais são as maiores qualidades de um bom TCC?
Estrutura bem definida (obj., metod., resultados e discussão), para que não se perca no caminho e literatura coerente.

- Na sua visão, quais são os erros mais comuns em um TCC?
Não cumprimento dos ítens acima, e também, o tal do português.......
Outro ponto que eu destacaria (este é um chute) é o fato de muitos alunos "evitarem análises quantitativas", achando que precisa ser um expert para dar conta...


Abraços,
Rogerio

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Professora Cristiane Kerches respondeu em 03 de agosto:

Meus temas de interesse para orientar TCC são:
1) Federalismo e políticas públicas (relações intergovernamentais, descentralização das políticas sociais, munipalização, novas conformações decisórias - consórcios, redes de atores sociais, etc.);
2) Análise de formação de agenda governamental (como temas de políticas públicas entram na agenda dos governos);
3) Análise do processo decisório de políticas públicas (atores, processos, instituições e legados históricos);
4) Indicadores de políticas públicas (questões metodológicas, conceituais e usos dos instrumentos na análise de políticas públicas);
5) Políticas Sociais na América Latina (ênfase na análise comparada);
6) Sistema Político Brasileiro e políticas públicas (atuação de instituições políticas e atores na produção de políticas públicas);
7) Temas relacionados à economia e política (abordagens da Ciência Política para processos decisórios em economia - reformas econômicas, análise de idéias e políticas, etc.).
Sugiro que os alunos pesquisem nos nossos lattes os títulos dos trabalhos orientados e em orientação para terem uma idéia concreta dos temas que os professores costumam orientar. Os meus são os seguintes:


Orientações em andamento

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1. Rosane Cristina Santiago. Da implementação do SUS ao Pacto pela Saúde - uma análise das agendas social e econômica. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. (Orientador).
2. Aluizio Marino. Análise da formulação e da implementação da Lei Rouanet. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. (Orientador).

Iniciação científica
1. Bruno Lopes Correia. A agenda política e o financiamento externo: uma análise dos municípios paulistas entre 2005-2008. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
2. Laila Bellix. Descentralização das políticas educacionais: uma análise comparativa entre Brasil e Chile a partir da década de 1990. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Supervisões e orientações concluídas

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1. Fabio Alves Correia. O Desenvolvimento de Indicadores Sociais no Município de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
2. Suelen Alves de Souza. Análise de um Processo de Formulação de Políticas Públicas: estudo de caso dos Consórcios Intermunicipais do Vale do Ribeira na perspectiva do Modelo de Múltiplos Fluxos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
3. Marília Sorrini Peres Ortiz. Amanhã VAI ser outro dia: uma análise do processo de formulação do programa para a valorização de iniciativas culturais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
4. Sonia Maria de Melo. Parcerias na execução da política de Saúde no Município de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
5. Tomaz de Aquino Pereira Martins. Santo André: Um caso de Reforma Democrática e popular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
6. Claudia Roncarati. O impacto do aumento da demanda de saúde da classe média no Sistema Único de Saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia e Política) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
7. Marina Viécili Tarcha. A implementação da liberalização comercial no Brasil: a atuação dos empresários em um capítulo do Consenso de Washington. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
8. Flávio Duarte Martins. Welfare State Europeu na Década de 1990, no contexto da União Européia: recuo ou manutenção. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
9. Bianca Gibson Soares. Fim do Welfare State? As mudanças na relação entre Estado, Mercado e Sociedade a partir do pós-guerra e seus paradoxos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
10. Gustavo Nóbrega Silva. O pequeno e médio empresariado brasileiro frente às práticas e dificuldades do comércio internacional no Mercosul na década de 1990 e o Banco do Brasil S. A.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
11. Lilian Roberta Neves de Oliveira. A trajetória da estabilização econômica no Brasil: Fatores que viabilizaram a implementação do Plano Real. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
12. Tatiana D`Utra Vaz Nascimento. A dolarização da economia argentina na década de 1990: os caminhos da escolha. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.

Iniciação Científica
1. Ana Paula de Moraes Ciriaco. Políticas Públicas e Comunicação Organizacional: uma articulação possível em prol do consumidor?. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Marketing) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristiane Kerches da Silva Leite.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Cristiane Kerches da Silva Leite
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo (USP/Leste)



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Professora Gislene respondeu em 03 de agosto:

- Quais são suas áreas de pesquisa/interesse como orientador(a)?
Meus interesses para pesquisa são interdisciplinares, com foco nas ciências humanas e sociais (filosofia, direitos humanos e psicanálise). A partir destas três áreas, tenho trabalhado com os seguintes temas:

- Teoria do reconhecimento e teorias da justiça
- Ética e filosofia política
- Estudos dos fundamentos do multiculturalismo
- Direitos humanos
- Políticas Públicas de Inclusão Social
- Estudos sobre as subjetividades negras (também chamado Estudos Afro-brasileiros)
- Estudos sobre preconceitos e racismos


QUESTIONÁRIO:
- Como é a sua forma de trabalho como orientador(a)?
- Como orientador(a), quais são suas maiores preocupações?
- Na sua visão, quais são as maiores qualidades de um bom TCC?
- Na sua visão, quais são os erros mais comuns em um TCC?

Para as perguntas acima, eu posso oferecer uma mesma resposta: um trabalho de conclusão de curso deve demonstrar que o estudante foi capaz de desenvolver um tema de pesquisa, estudo e apresentá-lo dentro do padrão acadêmico compatível com o resultado de uma iniciação científica. Ou apresentar o estudo, análise, avaliação de uma política pública já implementada, também em acordo com o padrão acadêmico. Obviamente, nem todos os alunos realizam a iniciação científica. O TCC é uma oportunidade para aqueles que não a realizaram desenvolverem uma pesquisa ou análise/avaliação de uma política pública e, para aqueles que já realizaram a IC, aprimorarem as investigações realizadas anteriormente.
Eu creio que o foco dos TCCs do curso de Gestão de Políticas Públicas devam acompanhar as diretrizes do curso permitindo que os estudantes tanto desenvolvam habilidades importantes para a carreira acadêmica quanto para a atuação como gestores (ou ambas).
Talvez, os problemas mais graves que existam nos trabalhos de conclusão de curso, de modo geral, sejam decorrentes do pouco tempo para a realização dos projetos versus a quantidade de trabalho que os professores e estudantes têm. Por isso, creio que seja importante que, ao longo do curso, os estudantes já iniciem leituras e investigações que possam auxiliá-los na escolha tanto do tema quanto do orientador do TCC. Para quem aprecia, as disciplinas de RP e RPPP podem ser momentos importantes neste processo. Mas a conversa com os professores, ao longo do curso, e o acompanhamento da produção dos docentes pode contribuir, também. É importante que os estudantes da EACH leiam aquilo que seus professores escrevem. Sejam curiosos e pesquisem!!! Isso diz muito mais sobre nosso trabalho do que qualquer outra fonte de informação.
Eu tenho trabalhado mais com alunos de pós-graduação do que com alunos da graduação, mas creio que a preocupação seja a mesma em todos os casos: finalizar o trabalho com qualidade acadêmica dentro do prazo que nos é determinado e, sempre que possível, de modo satisfatório para orientando e orientador. Às vezes, o orientador é um pouco duro com seus alunos, faz parte do trabalho se o foco é finalizar dentro do prazo como é exigido, hoje, em todas as universidades.


Acrescentado em 04 de agosto:

Okay. Eu acho que faltou dizer "ética e políticas públicas" (uma das disciplinas que irei ministrar), "políticas públicas de direitos humanos" e "políticas públicas multiculturais". Não achei necessário porque se pode deduzir estas temáticas daquelas apontadas por mim. Mas, talvez fosse importante para que os estudantes tenham mais pontuais do vinculo entre as discussões teóricas que investigo e as questões específicas de políticas públicas.
Talvez fosse interessante montar uma planilha com estas informações, no lugar de somente dar publicidade às mensagens dos docentes, e solicitar a inclusão da planilha do site do curso de GPP, além dos Blogs. Isso ajuda a divulgar aquilo que os docentes fazem para efeitos de orientação (graduação e pós), mas também para efeitos do conhecimento mais amplo daquilo que se produz em um curso de Gestão de Políticas Públicas.
Por que não faz uma chamada mais pontual para que todos nós indiquemos nossas áreas de interesse e orientação, novamente, em uma planilha excel (ou outra) que possa ser incluída no site do curso de GPP.
Estou copiando para o Zé Reanto e para a Flávia (quem montou o site) porque pode ser que a idéia seja boa para divulgar mais sobre o nosso curso, via online. Nesta planilha, acho que os docentes podem definir melhor suas áreas, a partir de sua produção acadêmica etc... já que seria publicado no site do curso. O que acha?
Assim, todos poderiam responder.
Gislene.



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Professor Zé Renato respondeu em 03 de agosto:

áreas de orientação:
1- Políticas Públicas de Inclusão de Minorias (raça, gênero etc)
2- Políticas Públicas de Educação (com especial ênfase em ensino superior)
3- Políticas Públicas de Esporte
4- Políticas Públicas de Cultura
3- Desenvolvimento Urbano e Dinâmicas Populacionais
4- Relação entre Estado e Sociedade (movimentos sociais, grupos de interesse)
5- Teoria das Organizações


- Como é a sua forma de trabalho como orientador(a)?
Encontros quinzenais, orientação para levantamentos bibliográficos e definição de métodos apropriados para o desenvolvimento do TCC.


- Como orientador(a), quais são suas maiores preocupações?
Formação do aluno, relacionar o TCC com a atuação profissional do aluno


- Na sua visão, quais são as maiores qualidades de um bom TCC?
Metodologia clara, e procedimentos rigorosos, definição clara do problema, e descrição detalhada tanto do método como das etapas da pesquisa.


- Na sua visão, quais são os erros mais comuns em um TCC?
Falta de foco, grandes pretensões que não são cumpridas, falta de descrição metodológica.

Abs;

-'-'-'
Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso

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Professor Pralon respondeu em 22 de julho:

1) Quais são suas áreas de pesquisa/interesse como orientador(a)?
- Teorias das políticas públicas;
- Produção de fronteira em políticas públicas;
- Interesses organizados e processos decisórios em políticas públicas;
- Estudo do financiamento de campanhas eleitorais e carreiras políticas;
- A carreira e a formação acadêmica em gestão de políticas públicas, em perspectiva comparada.
- Política (politics) e políticas públicas (public policy);
- Políticas públicas e democracia;

2) Como é a sua forma de trabalho como orientador(a)?
O tema é escolhido em comum acordo. O cronograma de trabalho é definido em comum acordo. Gosto de orientandos com autonomia, iniciativa, seriedade, que me procurem quando tenham dúvidas e cumpram os prazos.

3) Como orientador(a), quais são suas maiores preocupações?
Que o aluno dê o melhor de si ao fazer seu trabalho acadêmico.

4) Na sua visão, quais são as maiores qualidades de um bom TCC?
Problema de pesquisa relevante. Boa fundamentação teórica. Boa metodologia. Boa redação. Clareza. Diálogo com a literatura existente sobre o tema. Colaboração para o avanço do conhecimento na área de pesquisa.

5) Na sua visão, quais são os erros mais comuns em um TCC?
Trabalhos "burocráticos", mal escritos, feitos apenas "para cumprir tabela", nitidamente muito aquém da capacidade dos estudantes.

Prof. Dr. Wagner Pralon Mancuso
Curso de Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH
Universidade de São Paulo - USP
Endereço:
Avenida Arlindo Bettio, 1000
Edifício I1 - Sala 345 H
Ermelino Matarazzo - São Paulo - SP
CEP: 03828-000




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Professora Vivian respondeu:

ALUNO, espero responder as perguntas:

Áreas de interesse:

(a) Direitos Humanos, (b) Políticas Multiculturais e de reconhecimento, (c) Movimentos Sociais, (d) Estudos culturais, (d) Cultura na América Latina, (e) Comunicação e Cultura, (f) Sociedade Civil e Estado.


- Como é a sua forma de trabalho como orientador(a)?

1o. Definição de tarefas e prazos em conjunto com o aluno.
2o. Delimitação do projeto com o aluno,
3o. Acompanhamento das dúvidas em reuniões pré-agendadas ou pela internet.
3o. Discussão dos produtos reuniões em pré-agendadas ou pela internet.
4o. Convite a formar parte do grupo de estudo, das reuniões semanais e das tarefas de pesquisa do grupo.

Observação: o aluno tem autonomia crítica e de trabalho, bem como para propor o tema de pesquisa. A responsabilidade pela execução das tarefas e prazos é do próprio aluno. Os resultados do trabalho devem ser apresentados em eventos científicos.



- Como orientador(a), quais são suas maiores preocupações?

Formação de um aluno crítico, com posição política e conhecimento teórico e técnico.


- Na sua visão, quais são as maiores qualidades de um bom TCC?
Honestidade teórica e crítica. Não espero de um TCC um trabalho inédito ou original, mas um trabalho que reflita o amadurecimento do estudante no curso. Não é um trabalho burocrático, mas a coroação de um ciclo fundamental e que vai definir o futuro do aluno, nesse contexto, deve ser a síntese dos conhecimentos passados e das expectativas futuras do aluno. Finalmente, é um documento que compromete o aluno e o orientador, nesse sentido, é um documento político, e não apenas teórico ou técnico.


- Na sua visão, quais são os erros mais comuns em um TCC?

O principal erro é ir pelos 'atalhos' para cumprir os créditos necessários: copiar informação acriticamente (quando não ilegalmente), e realizar uma tarefa burocrática de x páginas, x capítulos e x bibliografia.
O segundo maior erro é fazer um documento descritivo, quase um manual sobre o tema, em que o aluno não se coloca, não se expõe, não erra e também não acerta.

Espero ter respondido as perguntas,
Vivian

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Professor Nerling respondeu:

Areas de interesse para pesquisa:

1. A reforma do Estado e a reforma administrativa gerencial brasileira;
2. Accountability, controle interno e externo, e a responsabilidade fiscal;
3. A organização do Estado e a organização dos Poderes da República;
4. Direito gerencial, finanças e contabilidade, aplicadas a gestão de políticas públicas;
5. Os poderes legislativo e judiciário e o planejamento da gestão;
6. O Terceiro Setor e a publicização do Estado;
7. Tecnologia de Informação e governo eletronico, aplicados a gestão de políticas públicas.

Att.
--
Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling
Curso de Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo - USP

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Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2