Informamos que já está disponível no site da EACH o edital do Processo de Transferência Interna 2012 para os cursos da EACH. O edital pode ser acessado na página www.each.usp.br, no link Formas de Ingresso ou através do endereço abaixo:
http://each.uspnet.usp.br/grad
Atenciosamente,
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Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo
e-mail: alunos-each@usp.br
Telefone: (11)3091-1004
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ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES
Edital CG/EACH/002/2011
PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA – 2012
O Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, de acordo com a deliberação da Comissão de Graduação, baixa o presente edital para abertura do Processo de Seleção para Transferência Interna – 2012.
I – DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
A Comissão de Graduação da EACH, em reunião realizada no dia 17.11.2011, aprovou os critérios para o Processo de Transferência Interna entre Cursos a serem aplicados para todos os cursos da EACH, conforme segue:
• Prova específica ELIMINATÓRIA com duração de 2 (duas) horas e nota mínima para aprovação 5,0 (cinco) - peso 6;
• Análise do histórico escolar e do curriculum vitae do candidato e entrevista ELIMINATÓRIA, com nota mínima para aprovação 5,0 (cinco) – peso 4.
Obs. As Comissões dos cursos designarão Comissões de Seleção para a aplicação das provas e seleção dos candidatos.
II – DO NÚMERO DE VAGAS
Curso: Ciências da Atividade Física – Vespertino – 19 vagas
Curso: Lazer e Turismo – Vespertino – 25 vagas
Curso: Lazer e Turismo – Noturno – 4 vagas
Curso: Sistemas de Informação – Matutino – 29 vagas
Curso: Sistemas de Informação – Noturno – 38 vagas
Curso: Gerontologia – Vespertino – 21 vagas
Curso: Gestão Ambiental – Matutino – 22 vagas
Curso: Gestão Ambiental – Noturno – 9 vagas
Curso: Gestão de Políticas Públicas – Matutino – 21 vagas
Curso: Gestão de Políticas Públicas – Noturno – 24 vagas
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza – Matutino – 61 vagas
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza – Noturno – 49 vagas
Curso: Marketing – Matutino – 19 vagas
Curso: Marketing – Noturno – 7 vagas
Curso: Obstetrícia – Integral – 8 vagas III –
DA ENTREGA DOS DOCUMENTOS
1 - Os candidatos interessados deverão entregar, nos dias 01 e 02.02.2012 das 9h00 às 14h00 e das 16h00 às 21h00, no Serviço de Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP, situada à Rua Arlindo Bettio, nº 1.000 – Ermelino Matarazzo – São Paulo/SP, os seguintes documentos:
1.1 - Requerimento dirigido ao Diretor da EACH-USP (o formulário está disponível no site www.each.usp.br – Graduação – Formas de Ingresso); 1.2 - RG ou, se estrangeiro, RNE (cópia simples acompanhada do original ou cópia autenticada);
1.3 - Atestado de matrícula do semestre vigente fornecido pela unidade de origem, constando as seguintes informações: curso, ano ou semestre em que o aluno se encontra matriculado;
1.4 - Histórico Escolar completo;
1.5 - Curriculum Vitae;
1.6 - Tratando-se de candidato com necessidades especiais, este deverá apresentar requerimento, bem como laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da(s) deficiência(s) com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, no Serviço de Graduação da EACH, durante o
período das inscrições, para que sejam providenciadas as condições necessárias à sua participação na realização de todas as etapas do processo de seleção.
1.6.1 - O tempo para a realização das provas a que serão submetidos os candidatos com necessidades especiais, conforme disposição do art. 2º, § 4º, da Lei Complementar Estadual nº 683/92, alterada pela Lei Complementar Estadual nº 932/02, poderá ser diferente daquele previsto para os demais candidatos, levando-se em conta o grau de dificuldade decorrente de suas necessidades especiais.
2 - O requerimento e a documentação deverão ser entregues pessoalmente ou através de um procurador.
2.1 - No caso de procuração, a mesma poderá ser simples, indicando o nome e R.G. da pessoa autorizada e a finalidade, devidamente assinada pelo candidato, não havendo necessidade de registrá-la em cartório.
Observações:
- NÃO SERÃO ACEITAS, EM HIPÓTESE ALGUMA, AS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS QUE NÃO APRESENTAREM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS, CONSTANTES DOS ITENS (1.1), (1.2), (1.3) E (1.4);
- Para os alunos da EACH, não é necessária a apresentação dos documentos constantes dos itens (1.2), (1.3) e (1.4).IV – DA APLICAÇÃO DA PROVA ESPECÍFICA (ELIMINATÓRIA)
1 - Os candidatos deverão chegar com 15 minutos de antecedência do início da prova.
2 - Não será permitido o acesso de candidatos ao local da prova após o seu início, conforme horário estabelecido no calendário constante do item IX deste Edital.
3 - Durante a realização da prova, não será permitido ao candidato o uso de aparelhos audiovisuais, sob pena de ter a prova anulada.
V – DA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR E REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA
(ELIMINATÓRIA)
1 - Os candidatos deverão chegar com 15 minutos de antecedência do início da entrevista.
2 - Os candidatos aprovados na prova específica deverão se apresentar para análise do histórico e entrevista conforme horário estabelecido no calendário constante do item IX deste Edital.
VI – PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA DA PROVA
GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Conteúdo para prova: Questões conceituais e/ou de aplicação referentes ao conteúdo programático das disciplinas introdutórias do curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, quais sejam: Introdução ao Estudo das Políticas Públicas Ementa: Introduzirá os alunos no estudo das políticas públicas. O que são as políticas públicas? Por que estudar as políticas públicas? As relações entre cidadania, direitos e políticas públicas; democracia e políticas públicas. Origem, desenvolvimento e crise do Estado de Bem-Estar Social. As distinções entre as esferas pública e privada, o público e o estatal, o público e o governamental. O estatuto científico dos estudos de políticas públicas e a perspectiva “policy oriented.” A formação da Agenda Pública. A questão da decisão e da nãodecisão. O papel dos atores políticos: parlamentos, partidos políticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. Implementação e avaliação de políticas públicas. Tendências das políticas públicas no início do século XXI. Programa: Introdução ao estudo das políticas públicas. Conceitos fundamentais: políticas
públicas, público e privado, público e estatal, público e governamental. Estado, mercado e esfera pública. O Estado de Bem-Estar Social, a formação da cidadania moderna e o desenvolvimento da democracia. Tipologias de Estados de Bem-Estar Social. A formação da Agenda Pública. A questão da decisão e da não-decisão. Modelos de decisão e o papel dos atores políticos: parlamentos, partidos políticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mídia. Avaliação das políticas públicas e programas: Análise Custo-Benefício, Custo-Eficiência e Custo-Efetividade. Tendências das políticas públicas no início do século XXI. Liberalismo,
social democracia e políticas públicas. O efeito da globalização para as políticas públicas. Bibliografia Básica: RODRIGUES, Marta M. A. - 2010 - Políticas Públicas - Coleção Folha Explica, São Paulo: Publifolha.
Introdução ao Estudo da Política I Ementa: Introduzirá os estudantes no conhecimento dos conceitos mais importantes da ciência política, com ênfase em temas centrais para a compreensão e análise das políticas públicas. Serão estudados, em primeiro lugar, os conceitos de política, autoridade e poder. Em seguida, o curso tratará da formação do Estado moderno, teorias do contratualismo, direitos fundamentais, legitimidade política e legalidade, separação de poderes e formas de governo. Essa unidade se concluirá com a apresentação do debate entre o individualismo e o comunitarismo em torno da relação entre sociedade e comunidade política.
Programa: Conceitos de política, autoridade, poder e Estado. Ética e política. O bom governo. A liberdade dos antigos e a dos modernos. O contratualismo. Direitos políticos e direitos sociais. A divisão de poderes e a teoria dos checks and balances. Legitimidade política e legalidade. Individualismo e comunitarismo. Liberalismo e republicanismo. Racionalidade e valores na ação e na decisão políticas. Bibliografia Básica: WEFFORT, F.C. (org.), Os clássicos da Política. São Paulo, Ática, 1989. (volume 1 e 2) Introdução à Economia Ementa: A disciplina introduz os conceitos básicos da economia, buscando mostrar suas relações com as políticas públicas. Programa: Os conceitos introdutórios da microeconomia; os problemas da organização dos mercados e o papel dos principais agentes; o consumidor e a firma; a demanda e a oferta; o funcionamento do sistema de preços, bem como sua eficiência para a alocação dos recursos nas diferentes formas de estruturação dos mercados; conceitos básicos da contabilidade nacional e de macroeconomia. Bibliografia Básica: VASCONCELLOS, M. A S. e TROSTER, Roberto Luis - Economia Básica - Teoria e Exercícios - São Paulo: Editora Atlas, 2005. Introdução à Administração Ementa: Discutir e analisar conceitos da teoria geral da administração aplicados à gestão de políticas públicas. Programa: Organizações mecânicas;Taylor e a administração científica; Ford e a linha de montagem; Fayol e o processo administrativo; Max Weber e a burocracia; A Escola de Relações Humanas; A abordagem comportamental; A comparação entre as escolas;
Organizações orgânicas; O enfoque sistêmico e as organizações; A administração estratégica; A administração participativa; O modelo japonês; Organizações empreendedoras. Bibliografia Básica: MAXIMIANO. A. C. A. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA
Bibliografia Básica: HOFFMAN, S.J.; HARRIS, J.C., orgs. - Cinesiologia: o estudo da atividade física. Porto Alegre, rtmed Editora, 2002. TANI, G. - Cinesiologia, educação física e esporte: ordem emanente do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 9-49, 1996.
GESTÃO AMBIENTAL
Programa:
Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - 1. Capitalismo, consumo e meio ambiente; 2. Desenvolvimento sustentável; 3. Movimento ambientalista e cidadania; 4. Justiça ambiental; 5. Saúde e meio ambiente: qualidade ambiental e saúde, doenças emergentes e reemergentes; transformação nutricional e epidemiológica; 6. Recursos comuns; 7. Políticas públicas e privadas na área ambiental; e, 8. Tendências demográficas atuais.
Química - 1. TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: 1.1. Reconhecimento das transformações químicas: mudança de cor, formação/desaparecimento de sólidos numa solução, absorção/liberação de energia, desprendimento de gases; interpretação das transformações químicas. 1.2. Evolução do modelo atômico: do modelo corpuscular de Dalton ao modelo de Rutherford-Bohr; átomos e moléculas: número atômico, número de massa, isótopos, massa molar e constante de Avogadro. 1.3. Reações químicas; representação das transformações
químicas; representação simbólica dos elementos e substâncias; equação química, balanceamento, número de oxidação; aspectos quantitativos das transformações químicas; leis de Lavoisier, Proust e Gay-Lussac; leis dos gases, equação de estado do gás ideal; cálculos estequiométricos: massa, volume, mol, massa molar, volume molar dos gases. 2. PROPRIEDADES E UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS: 2.1. Elementos e suas substâncias; a tabela periódica; estados físicos da matéria – mudanças de estado; ligação metálica. 2.2.
Substâncias iônicas; principais compostos dos grupos cloreto, carbonato, sulfato, nitrato e fosfato e suas aplicações; ligação iônica; substâncias moleculares; hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, cloro, amônia: propriedades; ligação covalente; polaridade das ligações; interações intermoleculares: van der Waals e ligação de hidrogênio. 3. A ÁGUA NA NATUREZA: 3.1. Estrutura da água, propriedades, importância para a vida e seu ciclo na natureza; interações da água com outras substâncias; processo de dissolução, curvas de solubilidade; concentrações (percentagem, ppm, g/L, mol/L); aspectos qualitativos dos efeitos do soluto nas seguintes
propriedades da água: pressãode vapor, temperatura de congelamento, temperatura de ebulição e pressão osmótica. 3.2. Ácidos, bases, sais e óxidos; ácidos e bases (conceito de Arrhenius); principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação com metais, reação de neutralização; ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico, amônia e hidróxido de sódio; óxidos de carbono, nitrogênio, enxofre; poluição atmosférica. 4. DINÂMICA DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: Velocidade das transformações químicas; fatores que influenciam a velocidade da reação; energia de ativação; equilíbrio em transformações químicas; caracterização macroscópica e microscópica (dinâmica) do estado de equilíbrio; constante de equilíbrio; perturbação do equilíbrio; produto iônico da água, pH; equilíbrios em solução envolvendo ácidos, bases e sais. 5. ENERGIA NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: Transformações químicas e energia térmica; calor nas transformações químicas. Entalpia; princípio da conservação da energia, energia de ligação; transformações químicas e energia elétrica; produção de energia elétrica: pilha; onsumo de energia elétrica: eletrólise; representação das transformações que ocorrem na pilha e no processo de eletrólise por meio de equações químicas balanceadas; interpretação e aplicação de potenciais padrões de redução. 6. TRANSFORMAÇÕES NUCLEARES NATURAIS E ARTIFICIAIS: Conceitos fundamentais da radioatividade: emissões alfa, beta e gama; propriedades. 7. COMPOSTOS ORGÂNICOS: 7.1. Características gerais; fórmulas estruturais; reconhecimento das principais classes de compostos (hidrocarbonetos, álcoois, éteres, haletos e alquila, aminas, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas). Isomeria. 7.2. Propriedades físicas dos compostos orgânicos; fórmulas estruturais e nomes oficiais de compostos orgânicos simples contendo apenas um grupo funcional. Nomes usuais: etileno, acetileno, álcool metílico, álcool etílico, formaldeído, acetona; ácido acético, tolueno. 7.3. Hidrocarbonetos. Petróleo e gás natural: origem, ocorrência e composição; destilação do
petróleo (principais frações: propriedades e usos); combustão; implicações ambientais. Etileno, acetileno, benzeno, tolueno e naftaleno; propriedades e usos. 7.4. Álcoois: produção de etanol: fermentação alcoólica; álcoois como combustíveis: metanol e etanol; implicações ambientais. 7.5. Triglicerídeos (gorduras e óleos), sabões e detergentes. Obtenção, propriedades e usos. 7.6. Macromoléculas. Polímeros naturais: carboidratos e proteínas; estrutura e propriedades. Polímeros sintéticos: polímeros de adição (polietileno, poliestireno, PVC e teflon) e polímeros de condensação (poliéster e poliamida); estrutura, propriedades, produção e uso, reciclagem e implicações ambientais.
Bibliografia Básica:
Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - ALPAHANDERY, P.; BITOLIN, P.; DUPONT, Y. O
equívoco ecológico: riscos políticos. São Paulo: Brasiliense, 1992. 192pp. CAMARGO, A.;
CAPOBIANCO, J. P.R.; OLIVEIRA, J. A. P. Meio Ambiente Brasil, Avanços e Obstáculos pósRio-92. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2002. 460pp. CUNHA, S. B. da; GUERRA, A. J. T.
(Orgs.). A Questão Ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
HOGAN, D. J.; VIEIRA, P. F. Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas: Editora UNICAMP, 1995. ISA. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo:
Instituto Socioambiental. 480 pp. KORMONDY, E. J. & BROWN, D. E. 2002. Modernização,
estresse e doenças crônicas. In: Ecologia Humana (Kormondy, E. J. & D.E. Brown, eds.). São
Paulo: Atheneu, p. 227 – 252. MELA, Alfredo. As Políticas Ambientais. In: (Mela, A.). A
Sociologia do Ambiente. Lisboa: Editorial Estampa, 2001. MELLO, J. M. C. de; NOVAIS, F.
Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: (SHWARCZ, L. M., org.). História da vida
privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1998, v. 4. NOVAES, W. A década do impasse:
da Rio 92 à Rio +10. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2002. 382pp. PÁDUA, J. A.;
HERCULANO, S.; ACSELRAD, H. Justiça ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relumé-
dumará, 2004. TORRES, H.; COSTA, H. (Orgs.). População e Meio Ambiente: Debates e
Desafios. São Paulo: Editora do SENAC, 2000. VINCENT, A. Ecologismo. Ideologias Políticas
Modernas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. VIOLA, E. et al. (Org.). Meio Ambiente,
desenvolvimento e cidadania. São Paulo: Cortez/ Ed. UFSC, 1998.
Química - MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o Ensino Médio. São Paulo:
Scipione, 2000. 398pp. FELTRE, R. Fundamentos da Química: Volume Único. São Paulo:
Editora Moderna, 1996. SALVADOR, E.; USBERCO, J. Química Essencial: Ens. Médio.São
Paulo: Saraiva. 416p. ]
LAZER E TURISMO
Programa: 1. Conceitos e dimensionamento do tempo: lazer e trabalho; 2. Impactos
econômicos, sociais, ambientais e culturais do lazer e turismo; 3. Educação para o lazer e
turismo; 4. Lazer: produção e consumo; 5. Interesses culturais no lazer; 6. Unidades básicas do
turismo: viajante, visitante e turista; 7. Componentes do turismo: infra-estrutura, superestrutura
e atrações turísticas; 8. Planejamento e desenvolvimento do turismo; 9. Oferta, demanda e
mercado de turismo; e, 10. Segmentação do mercado de turismo e lazer.
Bibliografia Básica: BARRETTO, Margarita. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo.
Campinas, SP: Papirus, 1995. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o lazer. São
Paulo: Moderna, 1998. COOPER, Chris et alli. Turismo, princípios e prática. 2. ed. Porto
Alegre, RS: Bookman, 2001. DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo:
Perspectiva/ SESC, 1999. LAGE, Beatriz Helena Gelas (Org.) Lazer e turismo: conceitos e
reflexões. São Paulo: Plêiade, 2009. v.1. LAGE, Beatriz Helena Gelas (Org.) Lazer e turismo:
conceitos e reflexões. São Paulo: Plêiade, 2009. v.2. LAGE, Beatriz Helena Gelas; MILONE,
Paulo Cesar. Turismo: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Cálculo I
Programa: Propriedades de números reais. Funções reais de uma variável real. Funções
elementares. Limite. Continuidade. Derivada. Teorema do valor médio. Aplicações da derivada.
Antiderivadas.
Bibliografia Básica: - STEWART, J.; Cálculo, vol. 1, Pioneira Thomson Learning, 2006. Introdução à Ciência da Computação I
Programa: Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos, análise do problema,
estratégias de solução. Tipos de dados: escalares, vetores, matrizes, cadeias de caracteres e
registros. Modularização de programas, procedimentos e funções. Passagem de parâmetros.
Conceito de recursão e suas aplicações. Paradigmas de linguagens de programação e
introdução a uma linguagem de programação. Introdução a algoritmos de busca e ordenação.
Bibliografia Básica: Kon, F; Goldman, A.; Silva, P.J.S. “Introdução à Ciência de Computação
com Java e Orientado a Objetos”, IME - USP, 2004. - WIRTH,N. Algoritmos e Estruturas de
Dados, Rio de Janeiro, LTC, 1989.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Programa: Listas lineares, listas ordenadas e circulares, representação de matrizes esparsas,
pilhas, filas e deques. Listas duplamente encadeadas. Árvores, árvores binárias, árvores de
busca, árvores balanceadas (AVL). Representação de árvores por árvores binárias. Aplicações
das árvores.
Bibliografia Básica: AHO,A.V.; HOPCROFT,J.E.; ULLMAN,J.D. Data Structure and Algorithms.
Readings, Addison Wesley, 1983. SZWARCFITER, J. & MARKEZON, L. Estruturas de Dados e
seus Algoritmos. LTC Editora, 2a.Ed., 1994. WIRTH,N. Algoritmos e Estruturas de Dados, Rio
de Janeiro, LTC, 1989.
GERONTOLOGIA
Programa: 1) Caracterização geral do perfil demográfico, políticas públicas e demandas
assistenciais para a pessoa idosa no Brasil; 2) Capacidade funcional, autonomia e
independência: idosos frágeis, vulneráveis e em situação de risco; 3) Atenção e assistência
domiciliária ao idoso e sua família; 4) Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em
Gerontologia; 5) Aspectos éticos e morais do processo de morrer; 6) A Gestão em
Gerontologia; 7) A importância da educação na Gerontologia.
Bibliografia Básica: - Freitas, Elizabete Viana; PY, Ligia. Tratado de Geriatria e
Gerontologia. 3ª Ed. Guanabara Koogan. 3ª Ed. 2011. - Ciência & Saúde
Coletiva, v.13 n.4 jul./ago. 2008 (todo este volume). - Neri, A.L. Idosos no Brasil: Vivências,
desafios e expectativas na terceira Idade. São Paulo: Perseu Abramo. 2007. - Quinn RE,
Thompson MP, Faerman SR, McGrath M. Competências gerenciais: princípios e aplicações.
Rio de janeiro: Elsevier. 2003. - Dutra JS. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e
perspectivas. São Paulo: Atlas, 2008. - Cachioni, Meire. Quem educa os idosos? Um estudo
sobre professores de universidades da terceira idade. Campinas: Alínea. 2003.
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ementa: Origem, organização e evolução do universo, da Terra e da vida. Relações entre
ciência, tecnologia e sociedade no contexto do século XXI. Os desafios ambientais, os avanços
na área da saúde e o papel da ciência.
Programa: A ciência como construção humana: seus mecanismos de funcionamento, suas
virtudes e suas limitações. O método científico aplicado nas ciências da natureza e sua
importância para o avanço do conhecimento. O desenvolvimento histórico dos estudos
astronômicos: da Antiguidade aos avanços do século XXI. A relação entre a ciência e a religião,
a mudança dos paradigmas diante de diversos confrontos da ciência (p.e: geocentrismo versus
heliocentrismo). O desenvolvimento das Ciências da Terra e o aprimoramento da compreensão
do planeta: a dinâmica da Terra e a tectônica de placas. Os problemas ambientais do século
XXI e a relação entre a Ciência e a sociedade: o impacto ambiental do desenvolvimento
científico-tecnológico. O desenvolvimento da Biologia Molecular e a compreensão da vida.
Aspectos bioéticos da nova biotecnologia (p.e. terapia gênica, clonagem e transgênicos).
Bibliografia Básica: BRODY, D. E.; BRODY, A. R. As sete maiores descobertas científicas da
história e seus autores. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. DAWKINS, R. O capelão do diabo:
ensaios escolhidos. São Paulo: Cia. das Letras, 2005. DE MEIS, L. Ciência, educação e
conflito humano-tecnológico. São Paulo: Senac, 2002. GLEISER, M. Micro Macro: Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço. São Paulo: Publifolha, 2005. HELLAN, H. Grandes
debates da ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora Unesp,
2003. TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M. C. M. de; TAIOLI, F. Decifrando a Terra.
2ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. TRIGUEIRO, A. (coord); Meio
ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de
conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
Bibliografia complementar: Artigos de divulgação científica selecionados pelos docentes.
DARWIN, C.; A origem das espécies. São Paulo: Martin Claret, 2004. DAWKINS, R.; O gene
egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001. DAWKINS, R.; O relojoeiro cego. São Paulo: Cia. das
Letras, 2001. DE MEIS, L.; O Método científico: como o saber mudou a vida do homem. Rio de
Janeiro: Vieira & Lent, 2005. GLEISER, M.; A dança do universo. São Paulo: Cia. das Letras,
2000. GLEISER, M.; O fim da Terra e do Céu. São Paulo: Cia. das Letras, 2001. MILODINOW,
L.; O arco-íris de Feynman. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
MARKETING
Fundamentos de Marketing
Programa: - Conceitos básicos em Marketing. - Visão sistêmica do Marketing. - Papel da
Administração de Marketing. - Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing. - Análise do
Mercado Consumidor. - Análise do Mercado Produtor. - Análise do Mercado Revendedor. -
Segmentação do Mercado e Posicionamento de Marketing. - Organização de Marketing.
Bibliografia Básica: KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo:
Prentice Hall, 2003.
Fundamentos de Administração
Programa: - Conceito de Administração. - As organizações, a Administração e o papel
gerencial. - Conceito e tipologias de organização. - Visão global do processo gerencial: perfil e
funções do dirigente. - Processo administrativo. - Planejamento e controle. - Estrutura
organizacional. - Principais teorias sobre a Administração. - História do pensamento
administrativo. - Taylor e a administração científica. - Ford e a linha de montagem. - Fayol e o
processo administrativo. - Max Weber e a burocracia. - Relações humanas. - Enfoque
sistêmico. - Escola da qualidade. - Modelo japonês. - Administração participativa. - Novos
modelos de Administração. - Contexto contemporâneo da Administração. - Tendências da
Administração no Brasil e no mundo. - Ética na Administração.
Bibliografia Básica: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração. São Paulo: Atlas,
2004.
Fundamentos da Comunicação
Programa: - A formação dos códigos e das linguagens. - A semiótica. - Signo (ícone, índice,
símbolo). - A comunicação humana e a regulagem das interações sociais / sentidos. - A cultura
como sistema simbólico / poder e (des)construção das marcas. - As teorias norte-americanas. -
Pesquisas: motivacionais, etnográficas, de opinião pública, eleitoral, quantitativas. -
Propaganda / persuasão / audiência / líderes de opinião. - Teoria da informação (emissor / código / mensagem / receptor / feedback / ). - A teoria crítica. - Crítica ao consumo / à
reprodutibilidade / à padronização. - Sociedade do espetáculo. - Os estudos culturais. - Estudos
de recepção (o receptor como agente no processo comunicacional).
Bibliografia Básica: HOHLFELDT, Antonio; FRANÇA, Vera Veiga; MARTINO, Luiz C. (Org.).
Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
Estatística
Programa: - análise exploratória de dados: tabelas, gráficos, medidas resumo e análise
bivariada; - população, amostra e tipos de amostragens; - inferência estatística: parâmetro,
estimador, estimativa, propriedades dos estimadores, estimador pontual (média e proporção) e
estimador intervalar (média e proporção); - análise de regressão linear simples; - probabilidade:
distribuição Binomial e Normal; - inferência estatística: teste de hipótese para a média (1
população) e teste de hipótese para proporção (1 população).
Bibliografia Básica: BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. 6. ed. São Paulo:
Saraiva, 2009. MCCLAVE, J. T., BENSON, P. G., SINCICH, T. Statistics for Business and
Economics. 9.ed. Upper-Saddle River: Prentice-Hall, 2004.
Pesquisa de Marketing
Programa: a) Identificação das necessidades de informações de mercado: - Exemplos de
características qualitativas e quantitativas de vários mercados de produtos e serviços. -
Problema de Marketing e problema de pesquisa. - Tipos de desenho de pesquisa. b) Busca e
análise crítica de dados secundários: - Descrição das principais fontes; - Exemplos das
maneiras de encontrar e extrair as informações desejadas. c) Pesquisas qualitativas: - Métodos
principais: discussões em grupo e entrevistas em profundidade. - Alcance e limitações dos
estudos qualitativos; usos adequados e inadequados. - Preparação da solicitação de pesquisa.
- Como interpretar os resultados: análise crítica do método. - Panorama da pesquisa qualitativa
no Brasil: clientes, fornecedores. d) Pesquisas quantitativas: - Mensuração e escalas. -
Pesquisas descritivas: survey. - Pesquisas descritivas: observação. - Pesquisas causais. -
Elaboração de questionários. - Noções básicas de amostragem: tamanho da amostras. -
Noções básicas de amostragem: tipos de amostragem. - Coleta de dados e trabalho de campo.
- Preparação de dados. - Análise de dados. e) Elaboração do relatório de pesquisa.
Bibliografia Básica: MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada.
Porto Alegre: Bookman, 2001.
OBSTETRÍCIA
Programa: 1. Relações humanas no contexto da atenção à saúde; 2. O contexto histórico da
obstetrícia e da assistência à maternidade; 3. Abordagens tradicionais e problematizadoras em
educação; 4. Direitos sexuais e reprodutivos da mulher; 5. Políticas de saúde na atenção à
saúde da mulher e à saúde perintal; 6. Representações do processo saúde-doença.
Bibliografia Básica: 1. Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em
problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface – Comunic, Saúde,
Educ. 1998; 2(2): 139-154. 2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde.
Área Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília; 2001. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Pré-natal e puerpério. Brasília, 2006. 4.
Cyrino EG, Pereira MLT. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta
na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde
Pública. 2004; 20(3): 780-788. 5. Deslandes SF (org). Humanização dos cuidados em saúde:
conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006. p. 351-69. 6. Diniz CSG.
Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Ciência
& Saúde Coletiva [online]. 2005; 10(3): 627-37. 7. Moraes MAA ; Manzini EJ. Concepções
sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Rev. bras.
educ. med. [online]. 2006, 30(3):125-35. 8. Rede Nacional Feminista de saúde, direitos sexuais
e direitos reprodutivos. Dossiê humanização do parto. São Paulo, 2002. 40 p. 9. Riesco MLG,
Tsunechiro MA. Formação profissional de obstetrizes e enfermeiras obstétricas: velhos
problemas ou novas possibilidades? Rev. Estud. Fem. Jul 2002; 10(2):449-59. 10. Spink MJ.
Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. Petrópolis: Vozes; 2003. p. 77-159.
VII – DA SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Os candidatos aprovados e classificados para o preenchimento das vagas poderão, se
desejarem, preencher formulário de solicitação de aproveitamento de estudos (dispensa de
disciplina) no Serviço de Graduação, conforme calendário constante do item IX, e apresentar
os seguintes documentos:
- Histórico escolar completo (o aluno deverá providenciar uma cópia do histórico escolar para
cada dispensa solicitada);
- Programa das disciplinas cursadas (com carimbo original da instituição de origem).
A princípio, serão aceitos somente os pedidos de dispensa para as disciplinas oferecidas no 1°
Período Ideal dos respectivos cursos. Para as demais disciplinas, as dispensas poderão ser
solicitadas no decorrer dos semestres.
É obrigatória a apresentação do programa das disciplinas, mesmo para alunos USP de outras
unidades. Para alunos EACH, o referido programa é dispensável.
Para fazer a solicitação, o (a) interessado (a) deverá imprimir e trazer preenchido o formulário
específico disponível na página da EACH:http://each.uspnet.usp.br/graduacao/aproveitamentoestudos.pdf e entregá-lo no Serviço de Graduação.
VIII – DA MATRÍCULA
Os candidatos aprovados e classificados para o preenchimento das vagas deverão preencher
formulário de matrícula no Serviço de Graduação da EACH, conforme calendário constante do
item IX. IX – DO CALENDÁRIO
01 e 02.02.2012 - Inscrição, no Serviço de Graduação, das 9h00 às 14h00 e das 16h00 às
21h00;
13.02.2012 - Prova escrita (específica) às 9h00 - Local: Auditório Azul;
13.02.2012 – Divulgação do resultado da prova escrita (específica), às 14h00 - Local: Auditório
Azul e Serviço de Graduação da EACH;
13.02.2012 – Entrevista, às 15h00, com a Comissão do Curso - Local: Salas de Resolução de
Problemas (Bloco Didático Inicial);
14.02.2012 - Divulgação da lista dos aprovados no site www.each.usp.br ou no Serviço de
Graduação;
17.02.2012 - Matrícula dos alunos aprovados e solicitação de aproveitamento de estudos, no
Serviço de Graduação, das 9h00 às 14h00 e das 16h00 às 21h00.
X – DISPOSIÇÕES GERAIS
1) Em caso de empate, serão analisados os históricos escolares dando-se prioridade, nesta
ordem: a) Alunos da EACH; b) Alunos de outras Unidades da USP. Na persistência de
empate, indicar-se-á o candidato com maior nível de insuficiência econômica para
continuidade dos estudos, após a avaliação das condições socioeconômicas por órgão
competente da Universidade de São Paulo.
2) A matrícula dos aprovados somente será efetivada após o recebimento da documentação
emitida pela Unidade de origem, solicitada pelo Serviço de Graduação da EACH-USP.
3) Os candidatos aprovados serão classificados pelas notas obtidas, até o limite do número de
vagas.
4) NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS DE REVISÃO DAS PROVAS DE HABILITAÇÃO.
5) Excluídas as disciplinas cujas dispensas forem deferidas, o transferido ficará obrigado a
cursar todas as demais disciplinas da grade curricular, no semestre em que forem
oferecidas, cumprindo os requisitos necessários.
6) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Graduação da EACH-USP.
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