domingo, 12 de setembro de 2010

Relatório de Avaliação da EACH 2010


12. PRODUÇÃO DO CORPO DOCENTE

Apesar das limitações encontradas nos primeiros anos pela falta de estrutura, ainda em construção, em termos de laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas, os professores da EACH foram responsáveis pela produção de cerca de 100 artigos em periódicos internacionais indexados, 56 artigos em periódicos nacionais indexados, aproximadamente 70 capítulos de livros e 12 livros, o que atesta o alto nível do corpo docente e a potencial capacidade de produção do mesmo.

Além dessas publicações, nossos docentes e alunos participaram de muitos eventos científicos e culturais no país e no exterior, contribuindo com conferências, participações em mesas redondas, workshops, apresentações de trabalhos e publicações em seus cadernos de resumos.

12.1. Análise do Indicador de Produção por Docente da EACH do Anuário Estatístico USP – 2009
Uma fonte oficial da USP para a consulta dos dados referentes as suas unidades é o Anuário Estatístico USP, onde se pode encontrar, dentre outros, a produção científica realizada pelo corpo docente ao longo dos últimos 5 anos, tanto em termos absolutos quanto em termos relativos (por docente). A fonte destes dados é o DEDALUS (além do sistema Marte – Recursos Humanos).
Este, por sua vez, é alimentado através das bibliotecas das respectivas unidades da USP, cuja produção deveria ser informada pelos próprios docentes à biblioteca da sua respectiva unidade.
Considerando o ano de 2008, os principais tipos (em quantidade total) de publicações dos docentes da USP, mencionados no Anuário Estatístico USP – 2009, são:

 trabalhos apresentados em congressos e publicados (40,3%);
 artigos de periódicos (25,9%);
 em publicações (16,7%); e
 monografia/livro (incluindo capítulos de livros) (9,4%).


No anuário, de 2005 a 2008, a EACH apresentou índice de produção por docente de 1,2, 0,9, 0,7 e 0,6, respectivamente, ocupando sempre o último lugar dentre todas as unidades da USP, isto é, o 37º, 37º, 37º e 38º lugar, nesta ordem, como pode ser observado na figura a seguir.
Através de uma listagem dos docentes ativos da EACH em 31/12/2009 (fonte: RH da EACH), elaborou-se um levantamento de dados (de 11 a 15 de fevereiro de 2010) a partir do currículo Lattes dos docentes, verificando a data de atualização do Lattes e a produção de 2005 a 2009, referente a artigos em periódicos, livros e capítulos de livros, além de publicações completas em anais de congressos, resumos (expandidos ou não) em anais de congressos e artigos aceitos por periódicos. Cabe destacar que os 24 docentes que saíram da EACH antes de 31/12/2009, não estão contabilizados neste estudo nem sua respectiva produção.

Dados de toda a produção docente informada no DEDALUS de 2005 a 2009 (posição em 15/12/2009) foram obtidos (fonte: Biblioteca da EACH), e as produções realizadas por mais de um docente da EACH foram contabilizadas uma única vez. Cabe ressaltar que, quanto ao DEDALUS, possíveis informações de produção de parte dos 24 docentes que saíram da EACH,
podem estar cadastradas.





Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2