segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Instituições Políticas Brasileiras - Prof. Cristiane Kerches

Apresentações usadas nas aulas da Porf. Cristiane Kerches .















Dicas do Ricardo Diow sobre a prova da Kerches.

From: Ricardo dos Santos ricardogppusp@gmail.com
Lindinha do meu coração e velhinho querido, vou lhes passar algumas dicas do que eu acho relevante, mas não fiquem mal acostumados.
Na prova do noturno ela comparou os federalistas com o Oliveira Viana, os dois convergem na idéia de fortalecimento do poder central, mas é bom considerar as peculiaridades de ambos, revejam os slides da primeira aula, tem muitos elementos interessantes. Nos EUA a passagem foi de uma confederação ( maior autonomia dos estados) para o federalismo, no Brasil aconteceu o contrário, então o federalismo aqui veio de cima pra baixo, de um, governo centralizado para uma federação, isso na passagem do império para a república, com Getúlio Vargas dá-se o caminho inverso, ou seja, a centralização ou fortalecimento do governo central ante a força de estados como São Paulo e Minas que dominavam a política nacional na república velha. Nos EUA os poderes estaduais criam o poder central, então a passagem é de baixo para cima. Em ambos, tanto Oliveira Viana quanto os federalista, o que se sobressae, portanto é o fortalecimento do poder central ante os excessos estaduais.
Se puderem revejam o meu ponto de vista, pois ainda não revi o texto do Oliveira Viana, mas acho que é a linha de resposta.
já envio mais...

=====================

pontos que acho que são muito importante:
Mecanismo de Checks and Balances, poder controlando poder. Nos EUA, com os federalistas, essa idéia vem no sentido de frear o poder dos legislativos federais, ha um fortalecimento do executino nacional, criação do judiciário nacional e de um congresso nacional bicameral, ou seja, formado por deputados e senadores, nos estados já existiam congressos bicameral, mas nestes o poder dos senadores era restrito. Além disso as leis estaduais teriam que ser orientadas pelas federais, caso contrário poderiam ser vetadas.
Discutam por favor.

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2