quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Congregação da EACH discute a possibilidade de departamentalização

Professores da EACH debateram na manhã desta quarta-feira, durante a 34ª Reunião Extraordinária da Congregação, maneiras de melhorar a gestão acadêmica e administrativa da Escola adotando a departamentalização ou elaborando uma estrutura alternativa de gestão. De acordo com o Prof. Dr. Thomás Haddad, que durante o encontro apontou os problemas da falta de departamentos, o modo de gestão da EACH surgiu como uma solução para a crítica à estrutura consolidada de departamentos dentro da USP. No entanto, ele destacou que “já foi possível perceber que a ausência de departamentos não é a melhor forma de gestão. Precisamos propor uma estrutura alternativa para nossa unidade ou adotar a departamentalização de uma maneira que realmente funcione”, afirmou o professor. O diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, Prof. Dr. Carlos Ferreira Martins, participou da Congregação e compartilhou sua experiência na gestão do instituto, que também não possui departamentos. Ele enfatizou que é fundamental a EACH debater qual é a forma de gestão mais adequada com as necessidades da Escola, experimentando modelos diferentes. “Devemos lutar por uma atualização e oxigenação estatutária e regimental de nossos mecanismos, mas acho que a maneira mais efetiva é experimentar, realizar na prática aquilo que não está previsto, mas também não está proibido.” Está programado que os professores voltem a se reunir ainda este ano para discutir o assunto e iniciar a elaboração de novas propostas de gestão para a EACH. Esse debate aberto e democrático faz parte das atividades do evento EACH 10 + 10, que comemora os dez anos de lançamento da pedra fundamental da unidade analisando o que já aconteceu na Escola e projetando-a para os próximos dez anos.

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2