segunda-feira, 14 de março de 2011

Algumas Questões/Proposições para o Debate Eleitoral com os Alunos

Caros(as) Alunos(as)

Amanhã, terça-feira (15/03),teremos o debate eleitoral entre as chapas que concorrem à coordenação do curso de GPP. Esperamos que vocês estejam presentes, seja pela manhã (12h45-13h45), seja pela noite (18h00-19h00),  no anfiteatro 1.

Será uma oportunidade ímpar para vocês conhecerem/compararem as propostas de cada um das duas chapas, bem como trazer suas questões para o debate.

Hoje, Cecília e eu preparamos o documento - em anexo - intitulado 10 (dez) Problemas Administrativo-Pedagógicos do curso de GPP que afligem os alunos e impactam ? negativamente ? sobre a qualidade do ensino. Trata-se de uma síntese das lacunas/déficits administrativo-pedagógicos de nosso curso apontados em diversos documentos (cartas, avaliações, etc) e fóruns realizados entre os professores e alunos de GPP nos últimos dois anos.
Esperamos que esse documento subsidie algumas das discussões que levaremos a cabo no debate.
Um abraço a todos e até amanhã,

Fernando Coelho e Cecilia Olivieri

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Caros (as) alunos (as),
 
Escrevo para apresentar a wiki da candidatura minha e do Prof. Fernando à coordenação do curso (http://candidaturafernandoececilia.wikidot.com ) e para convidá-los a ler um documento novo, postado hoje, a Carta à Comunidade GPP, em que expressamos nossa motivação nesta eleição e nossa visão dos desafios do nosso curso.
 
Aproveito, ainda, para convidá-los a participar do fórum de discussão que está aberto na wiki.
 
Finalmente, convido a todos para o debate presencial a ser organizado pelo CA e RDs no dia 15 de março. Fernando Coelho e eu já confirmamos presença e contamos com a presença de todos.
 
Abs, Cecília.
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Subsídios para o debate eleitoral com o corpo discente de GPP

10 (dez) Problemas Administrativo-Pedagógicos do curso de GPP que afligem os alunos e impactam – negativamente – sobre a qualidade do ensino.  



Falta Estrutural de Professores – comprovadamente o curso de GPP, entre as 10 graduações da EACH, é a que tem maior relação (média) aluno/professor. Nosso corpo  docente (atual) é de 23 professores e temos 26 vagas. Cursos com a mesma quantidade de período, turmas e alunos na EACH tem, em média, 30 professores (muitas vezes sem ter que contribuir com o Ciclo Básico, como GPP contribui com SMD). Resultado, diante dos afastamentos – naturais – por licença maternidade, licença prêmio e para pós-doutoramento, nosso número de professores é insuficiente para prover todas as disciplinas do curso, sobretudo as optativas – prejudicando a sua oferta e a escolha dos alunos.  





Déficit de Obras na Biblioteca –  se tomarmos todas as bibliografias obrigatórias e complementares apresentadas pelos professores em seus planos de ensino, perceberemos que a nossa biblioteca tem um déficit de acervo, seja pela não disponibilidade de alguns livros (sobretudo os  que estão esgotados no mercado editorial), seja pela oferta de livros em número inferior ao recomendado pelo MEC. Segundo o MEC, cada bibliografia obrigatória tem que estar disponível na relação de 1 livro para cada 15 alunos, e a complementar tem que estar disponível na relação de 1 livro para cada 60 alunos.  



Insuficiência de Programas Estruturados de Estágio  (qualitativamente) –  a oferta de estágio em nosso curso é muito boa do ponto de vista quantitativo. Temos n oportunidades de estágio no Governo do Estado de São Paulo, prefeituras municipais da RMSP, organizações do terceiro setor e algumas empresas privadas com área de relações governamentais e resp. social. Contudo, os alunos reclamam – frequentemente – da qualidade dos programas de estágio, com pouca ou nenhuma estrutura de apoio/coaching nas organizações. 


Descumprimento – constante – de Regras/Prazos e problemas (localizados) de assiduidade docente –  desde 2009 temos n reclamações dos alunos em relação ao não cumprimento de prazos no curso em relação ao 
lançamento/disponibilização de notas, envio de informações gerais (ex. matrícula), cumprimento de programas/planos de ensino, bem como temos alguns problemas de assiduidade  (e comprometimento com curso) de alguns docentes.   



Desconsideração de nosso curso em concursos públicos (sobretudo em prefeituras e administração pública
indireta - fundações, autarquias e empresas públicas), além de seu relativo desconhecimento no mercado de 
trabalho – por ser um curso (e uma formação acadêmica) nova no ensino superior brasileiro, nosso curso ainda não é considerado em muitos concursos públicos, bem como  padece de uma divulgação – ampla – para o mercado de  trabalho.  


Implantação da Nova Grade Curricular –  a transição para a nova grade curricular tem causado alguns 
questionamentos dos alunos em relação à oferta de algumas disciplinas. É necessário implantar tal grade em constante interlocução com os RDs e corpo discente  para que o menor número de alunos seja prejudicado. 


Falhas na proximidade da Coordenação com o corpo discente no dia-a-dia do curso e falta de uma ação – orgânica/integrada – do corpo docente em sala de aula: muitos alunos, sobretudo os que não permanecem em tempo integral na EACH ou não participam tão ativamente do curso para além da sala de aula, reclamam da falta de dialogo com a coordenação do curso, o que redunda em assimetrias de informação e desmotivação. Além disso, as avaliações realizadas pela CG mostram que os nossos alunos estão insatisfeitos com a falta de integração dos professores no que se refere às suas ações/atividades em sala de aula.  


O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ainda é considerado como obrigação (e não como oportunidade) 
por uma parcela dos últimos anistas e formandos do curso – a falta de informações (e de motivação) torna o TCC, 
para muitos dos nossos alunos, um mera obrigação para a sua formação acadêmica.  




Ausência de Processo (formal) de Avaliação Docente  – a não realização de uma avaliação formal dos docentes, semestralmente, contribui para uma cultura de não discussão/retroalimentação da qualidade de nosso processo de ensino-aprendizagem.  


Insuficiência de Programas/Projetos Extra-Curriculares capazes de envolver maior parcela do corpo discente – ainda que tenhamos alguns programas/projetos extra-curriculares interessantes (Cidade Constitucional, Projetos de Extensão, Visitas técnicas, etc) seu número e frequência é insuficiente para atender a todo o corpo discente de GPP.  



Fonte: Atas de Reuniões das COCs de GPP (consulte no site de GPP), Carta dos Alunos do 6 sem. matutino do curso em 2009, Avaliação do Curso de GPP em 2009 (veja em nossa wiki), Avaliação Discente da CG em 2010 (veja em nossa wiki) e informações advindas de nossa interlocução com os professores e alunos, tal como na sessão de discussão do curso realizada durante a Semana de Gestão de Políticas Públicas em 2010. 





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