segunda-feira, 30 de junho de 2008

ADM - HEBERT SIMON

Herbert Alexander Simon (15 de junho de 1916 - 9 de fevereiro de 2001) foi um economista americano. Foi premiado com o Prémio de Ciências Económicas em 1978. Foi um pesquisador nos campos de Psicologia Cognitiva, Informática, Administração Pública, Sociologia Económica, e Filosofia. Por vezes, descreveram-no como um polímata.

Recebeu em 1975 o prémio Turing Award da ACM, juntamente com Allen Newell, pelas suas "contribuições básicas à Inteligência Artificial, à Psicologia de Cognição Humana, e ao processamento de listas." Em 1978, foi agraciado com o Prémio Nobel de Economia, pela sua "pesquisa precursora no processo de tomada de decisões dentro de organizações económicas". Recebeu ainda a Medalha Nacional de Ciência, em 1986 e o Award for Outstanding Lifetime Contributions to Psychology, da APA, em 1993.

Vida

Herbert Simon nasceu em Milwaukee, Wisconsin, no dia 15 de junho de 1916. Seu pai era um engenheiro eletricista que viera da Alemanha para os Estados Unidos em 1903, depois de receber seu diploma no Darmstadt Technische Hochschule. Seu pai era também inventor e desenhista de engrenagem elétrica de controle, e, mais tarde em vida, um procurador patente. Sua mãe era uma pianista efetuada e uma americana de terceira geração. A sua família tinha imigrado de Praga e Colônia. Seus antepassados europeus tinham sido construtores de pianos, ourives, e vinicultores.

Quando criança, Simon frequentou uma escola pública de Milwaukee, onde desenvolveu interesse pela Ciência. Achava trabalhos escolares interessantes mas bastante fáceis. Relativamente jovem, Simon foi exposto à idéia de que o comportamento humano podia ser estudado cientificamente, devido à influência do irmão mais novo de sua mãe, Harold Merkel, que estudara Economia na Universidade de Wisconsin-Madison sob a orientação de John R. Commons. Através de livros do tio sobre Economia e Psicologia, Simon descobriu as Ciências Sociais.

Entre seuas primeiras influências, Simon citava o livro-texto de Economia de Richard Ely, The Great Illusion, de Norman Angell, e Progress and Poverty, de Henry George. Em 1933, entrou para a Universidade de Chicago, e, seguindo essas primeiras influências, estudou Ciências Sociais e Matemática. Seu mentor mais importante na universidade foi Henry Schultz, que era um econometrista e economista matemático. Eventualmente, seus estudos levaram-no ao campo da tomada de decisão organizacional, que tornar-se-ia o tema de sua dissertação de doutorado.

De 1939 a 1942, Simon atuou como diretor de um grupo de pesquisa na Universidade de Califórnia, Berkeley. Quando o subsídio do grupo foi exaurido, assumiu uma posição em Ciência Política no Instituto de Illinois de Tecnologia. De volta a Chicago, ele começou a participar de seminários oferecidos pelo staff da Cowles Commission, que naquela época incluía Jacob Marschak e Tjalling Koopmans. Assim, iniciou um estudo mais profundo de Economia na área de Institutionalismo. Marschak trouxe Simon para ajudá-lo no estudo que empreendia na época com Sam Schurr sobre os "efeitos econômicos prospectivos da energia atômica".

De 1950 a 1955, Simon estudou Economia Matemática e, com David Hawkins, descobriu e provou o teorema de Hawkins-Simon sobre as "condições para a existência de vetores positivos de solução para matrizes de entrada-saída. Ele também desenvolveu teoremas em near-decomposability e agregação. Tendo começado a aplicar estes teoremas em organizações, Simon determinou, por volta de 1954, que o melhor maneira de estudar resolução de problemas seria através de simulações usando programas de computador, que levou ao seu interesse por simulação computacional da cognição humana.



Contribuições

Simon era um pioneiro no campo de Inteligência Artificial, criando com Newell de Allen a Máquina de Teoria de Lógica (1956) e o Solver Geral de Problema (médicos GERAIS) (1957) programas. OS médicos GERAIS era talvez os primeiros métodos de separar problemas resolvendo estratégia de informação sobre problemas particulares. Ambos programas foram desenvolvidos usando a Linguagem de Processamento de informações (IPL) (1956) desenvolvido por Newell, Shaw de Despenhadeiro e Simon. Knuth de Donald menciona, no Volume 1 de A Arte de Programação de Computador, o desenvolvimento de processamento de lista em IPL com a lista ligada originalmente chamou "memória de NSS" para seus inventores.

Colaborado com Dificuldades G. Marche em vários trabalhos em teoria de organização.

Com Newell de Allen, Simon desenvolveu uma teoria para a simulação de problema humano resolvendo comportamento usar regras de produção (Newell de Allen e Herbert A. O Simon, Problema Resolver Humano, 1972). O estudo de problema resolver humano exigiu novos tipos de medidas humanos e ele, Newell de Allen, e colegas ajudaram desenvolver a técnica experimental de análise verbal de protocolo (K. A. O Ericsson e H. A. O Simon, Análise de Protocolo: Relatórios verbais como Dados, 1993). Simon foi interessado no papel de conhecimento em perícia. Disse tornar-se um perito aproximadamente 10 anos necessários de experiência e ele e colegas calcularam essa perícia era o resultado de aprender asperamente 50.000 nacos de informação. Um perito de xadrez foi dito ter aprendido aproximadamente 50.000 nacos ou padrões de posição de xadrez. (Caça e Simon. A percepção em Xadrez. Volume cognitivo de Psicologia 4, 1973.)

Foi concedido o ACM DA MANHÃ. O Prêmio de Turing junto com Newell de Allen em 1975 para "Em esforços científicos em conjunto estendendo mais de vinte anos, inicialmente em colaboração com J. C. (Despenhadeiro) Shaw na Corporação de RAND, e subsequentially com numeroso sentido e colegas de estudante na Universidade de Mellon de Carnegie, eles fizeram contribuições básicas a inteligência artificial, a psicologia de cognição humana, e lista processando."

Enquanto vida em Pittsburgh, PA, ele aconselhou os cidadãos em várias edições incluindo o uso de fundos públicos construir estádios e o método de levantar receita fiscal. O Simon realçou a utilidade do imposto de terra, refletindo a influência cedo de George de Henry nseu econômico pensou.


As contribuições para o pensamento econômico

Mudanças revolucionárias em microeconomia são creditadas a Herbet Simon.Ele é responsável pelo conceito de tomada de decisão organizacional da forma como é conhecido atualmente. Foi também o primeiro discutir a este conceito em termos de incerteza; i.e. é impossível ter informação completa perfeita em qualquer tempo dado tomar uma decisão. Enquanto esta noção não era Simon inteiramente novo melhor é sabido para seu origination. Foi nessa área que ele recebeu o Prêmio Nobel em 1978.

Na Comissão de Cowles, meta principal do Simon era ligar teoria econômica a matemática e para estatística. Suas contribuições principais eram aos campos de equilíbrio geral e para econometrics. Ele grandemente foi influenciado pelo debate de marginalist que começou nos 1930. No seu trabalho mais popular de todos os tempo, argumentou que não não é empiricamente aparente que os empresários precisassem seguir os princípios de maximização de lucros/ e minimização de custo em organizações correntes. O argumento foi em anotar que esse lucro-maximization não foi realizado, em parte, por causa da falta de informação completa. Em decisão-fabricação, Simon acreditou que agentes encaram incerteza sobre o futuro e custos em adquirir informação no presente. Estes fatores limitam a extensão a que agentes podem tomar uma decisão plenamente racional, assim eles possuem só “racionalidade unida” e deve tomar decisões por “satisficing,” ou escolhendo que que não pode é ideal mas que os fará suficientemente feliz.

Simon era conhecido pela sua pesquisa em organização industrial. Determinou que a organização interna de firmas e as decisões externas de negócio disso não adaptaram às teorias de Neoclassical de “racional” decisão-fabricação. O Simon escreveu artigos inumeráveis no tema sobre o curso dseua vida principalmente focalizando na edição de decisão-fabricação dentro do comportamento de ele que ele denominou “racionalidade ” unido “comportamento Racional, em economia, meio que indivíduos aumentam ao alguma função máximo de alvo sob o constraints eles encaram (e.g., seua função de utilidade) em busca de seu interesse pessoal. Isto é refletido na teoria de (subjectivo) esperou utilidade. O termo uniu racionalidade é usado para designar escolha racional que leva em conta as limitações cognitivas de tanto conhecimento como capacidade cognitivo. Racionalidade unida é um tema central em economia de behavioral. É preocupado com os meios em que o processo real de decisão-fabricação influencia decisões. As teorias de racionalidade unida relaxam um ou mais suposições de padrão esperaram teoria de utilidade”.

Simon determinou que o melhor meio de estudar estas áreas era por simulação de computador modela. Como tal, desenvolveu um interesse em informática. Interesses principais do Simon de Herbert em informática estavam em inteligência artificial, interação de humano-computador, princípios da organização de seres humanos e máquinas é sistemas de processamento de informações, o uso de computadores estudar (por modelar) problemas filosóficos da natureza de inteligência e de epistemology, e as implicações sociais da tecnologia de computador. Algum de pesquisa econômica do Simon foi dirigido em direção a mudança tecnológica compreensiva em general e a revolução de processamento de informações em particular.

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2