segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Conferência Göran Therborn na EACH USP


Clique aqui para acessar o áudio da conferência realizada dia 25/09/09.
e parte dois:

Prezados colegas e alunos,
venho reforçar a importância da conferência que ocorrerá no dia 25 de setembro, próxima sexta-feira, às 10hs em nossa escola.

Envio a todos um link (http://www.therborn.com/goran_cv_en.htm - retirado da página pessoal do Prof. Göran) para seu currículo. Uma leitura bem rápida do currículo já nos dá a dimensão da importância do conferecista, o que será confirmado se lermos a obra dele, já que é considerado um dos mais importantes sociólogos em atividade. Aproveito esta mensagem para dar acesso a todos aos artigos do Prof. Göran publicados na prestigiosa revista New Left Review (http://www.newleftreview.org/?search=1&author=goran%20therborn).

Incentivo que todos os docentes que dão aulas na sexta-feria de manhã levem seus alunos, uma vez que tal oportunidade é única e um privilégio para nossa escola.

Parabenizo o Prof. Wagner Iglecias e a Professora Gislene Santos pelo esforço em trazer tal conferencista, e esclareço que a conferência será proferida em espanhol. Abaixo copio mensagem da Profa. Gislene, na qual expõe a importância do Prof. Göran Therborn, e anexo nesta mensagem o folder do evento.
Fico a disposição de todos,
Zé Renato

--
Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Universidade de São Paulo (USP)
55 11 3091.8115
skype: jrenato.araujo
zrenato@usp.br
www.each.usp.br/zrenato



Prezados todos e todas,


Nesta sexta-feira, às 10h da manhã, no auditório verde, teremos a honra de receber o Professor Therborn Goran, da University of Cambridge para uma conferência sobre Sexo e Poder, seu novo livro publicado em português pela Editora Contexto. O professor Goran, ocupa um lugar de enorme destaque na sociologia sendo convidado para conferências em vários países.
Atualmente, também é diretor da Cátedra da University of Cambridge, lugar anteriormente ocupado por outro sociólogo renomado e conhecido pelos alunos de GPP: Anthony Giddens. A iniciativa de trazer o professor à EACH partiu do colega Wagner Iglecias, a partir de contato com os colegas do Fórum da Segurança que me colocou em contato com os organizadores para tentar realizar um evento com o professor, aqui na EACH. Espero que todos possam participar. Será fornecido certificado de participação para os presentes que deverão assinar a lista confirmando sua presença e indicando seu curso na EACH. Anexo o folder do evento.

Atenciosamente,

Gislene Santos.

==========================


Relatório sobre a palestra de Göran Therbon na EACH em 26/09/2009.

Gorän Therbon. Até então, nunca tinha ouvido falar nada sobre esta sumidade da sociologia mundial, especialista nas relações de gêneros no trabalho e do papel das famílias no mundo e na estruturação dos mercados.
Pensei, e estava certo, que este evento atrairia muita gente e por incrível coincidência, ou por absoluta falta de organização, aconteceram três eventos ao mesmo tempo nos auditórios. No auditório maior aconteceu alguma coisa, uma conferência, seminário, palestra sei lá o quê, sobre psicologia, fenomenologia, o que acabou inchando ainda mais o público do sueco... Em outro, a candidata a reitora Sônia Penim, falava de suas intenções sobre o cargo. Sobrando portanto para o distinto professor de Cambridge University o menor dos auditórios, onde tiveram que se acomodar pelos corredores centrais e laterais os alunos de GPP e Obstetrícia além de seus convidados. Com o agravante de que para os alunos de GPP do 4º semestre a palestra tornou-se obrigatória com necessidade de assinar lista e entrega de artigos para a professora Kerches.
Tive sorte, minha turma teve sorte, chegamos primeiro e ocupamos as cadeiras e eu ainda consegui tomar um cafezinho, que depois soube que era para a mesa... desculpa ai, foi mal. De bom, revi a professora Gislene, apesar da reprovação em sua disciplina, SMD, eu gostei das aulas e da forma como foram ministradas por ela. Estavam lá, entre outros doutores, o professor Pralon, Zé Renato, Iglecias, Kerches, etc.
Professor Dante, diretor da EACH, deu um alô e se desculpando foi para o auditório ao lado, ciceronear a candidata a reitora. Sinceramente? acho que a palestra da candidata seria mais significativa para mim do que foi a do Göran.
Enfim, o senhor doutor professor Therban Göran estava bem resfriado - espero que não seja pela H1N1, pois como ouvi dizer, a 2ª onda que graceja pelos EUA será bem mais virulenta e letal.
Professor Göran abre a conferência traçando um histórico da história, (redundância?) do sexo e do poder ao longo da história da humanidade e a participação da mulher. Minha idéia de gravar para ouvir depois, num ambiente mais tranqüilo, silencioso e assim tirar dúvidas, foi frustrada. A condição física do conferencista e a qualidade do aparelho de áudio sabotaram minhas intenções, apesar disto já disponibilizei o link para o áudio, abaixo relaciono o que vimos nos slides, em espanhol também. Agradeço ao Léo Spicacci por dividir comigo suas anotações, pois sou uma negação em fazê-la.
O Poder do Sexo:

Podemos criar uma classificação dos tipos de sexismo, tal como:

Sexismo: ordem/discurso da superioridade/inferioridade de um sexo
Patriarcado: domínio do pai/esposo na família
Machismo: auto-afirmação da força física e sexual do homem
Desigualdade de Sexo/Gênero: de oportunidade e possibilidades

A Família o poder e a política
Família: A instituição regulando as relações entre sexualidade e poder, acesso, dever e tabus sexuais.

Dinastia Políticas
Nas repúblicas modernas temos muitas dinastias políticas, como a família sarney no Brasil e isto não é sintoma de subdesenvolvimento, mas é típico do capitalismo(?). Casais no poder como Kirchener na Argentina, gerando nepotismo no governo.


Os sistemas mais importantes de família-sexo-gênero no mundo são:

_ sistema sínico: China, Japão, Coréia, Vietnã

_ sistema índico: Índia, Paquistão, Bangladesh

_ padrão europeu

_ padrão muçulmano

_ padrão da África subsaariana

_ sistema híbrido do sudeste da África

_ padrão crioulo


Padrão Crioulo:

Sistema dualista: resultado da "conquista de mulheres" e da escravidão. Informalidade sexual, baixa taxa de matrimônio formal, machismo em lugar do patriarcado, grande ausência de pais, famílias matriarcais. Há uma certa estabilização nuclear com o desenvolvimento econômico social de meados do século XX.

Erosão do patriarcado:

3 momentos de mudança:

  • Pós I Guerra

URSS e Escandinávia

  • Pós II Guerra

China, Japão, Alemanha, Europa Oriental, ONU

  • Década de 70 e 80

Feminismo mundial, conferências da ONU


Forças de mudança:

Econômicas: Proletarização

Desindustrialização (anos 70 nos países desenvolvidos)

Culturais: Secularização

Educação feminina

Políticas: Movimentos feministas

Esquerda marxista, social-democrata e liberalismo protestante

Cortes e advogados progressistas


Nem convergência mundial, nem igualdade. O patriarcado histórico tem sumido de maior parte da Europa e das Américas, mas segue sendo predominantes na África, Sul da Ásia e interior da China, o que representa cerca de 40% do mundo.


Trabalho doméstico ainda é tarefa de mulheres em países do sul da Ásia e partes da África. Já em países do norte da Europa e da América do Norte, tarefas domésticas esta mais diluída entre homens e mulheres.


Família e violência.

A violência sempre foi um aspecto importante da vida familiar. A serunça pública depende muitas vezes de controle social de famílias fortes, principalmente na Ásia e na África. Autores tem dito que grande parte da violência urbana é fruto de filhos não-desejados.


Conclusões:

A família se mantém, ainda que desenvolvendo-se em novas formas, novas configurações. Não há um convergência entre o modo de vida das familias no mundo, cada região apresenta uma especificidade que a diferencia de outras familias do mundo.

Entender os sistemas de família e tendencias demográficas são importantes para a compreensão da economia e da sociedade.


Minha conclusão


Já brincávamos antes do evento que seria dureza ouvir um sueco radicado na Inglaterra falando em espanhol para um bando de brasileiros. Mas, incrível, apesar das péssimas condições de saúde do cara e do baixo volume do equipamento de áudio, consegui entender parte do que foi dito. Os "limpar de nariz" com seus sons característicos me atrapalharam mais o entendimento do que o fato da conferência ter sido em espanhol.
Então ficou o seguinte para mim. Para o sueco Göran Therbon, a nova ordem familiar no ocidente foi determinada por um fator para o qual poucos se atinam."Tudo começou no momento em que as mulheres receberam educação superior", diz Goran, e "o patriarcado não voltará jamais, o que certamente contraria apostas de ultraconservadores dos diferentes credos.", em particular dos países muçulmanos e do sul da Ásia.
Para Therbon a crise familiar existente é apenas de valores, pois envolve uma complexa mistura de pobreza, carência educacional e o novo patamar das ambições. A pobreza nas grandes cidades e a baixa escolaridade, ou sua ausencia, tem ajudado na formação de familias desintegradas, chefiadas apenas por mulheres, o que tem gerado filhos desintegrados da sociedade. Por outro lado, jovens adultos da classe média, no auge da vida reprodutiva, investem o que podem em educação e carreira para só então pensar em filhos - quando já é tarde demais para ter mais que um filho. A taxa de natalidade cai em muitas partes, também em conseqüência dos papéis ativos que as mulheres assumem na sociedade.

Ildeu Basilio – GPP matutino

Um comentário:

Anônimo disse...

ADOREI A CONFERÊNCIA COM O RENOMADÍSSIMO, PROFESSOR GÖRAM THERBORN.
PARABÉNS !!!!!1111

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2