quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Brasília - Cidade Constitucional 2009 - Dia 3.

Nem me lembro como começou o dia de hoje, acho que minha cabeça já esta em parafusos.
Precisei buscar as anotações para lembrar que o dia começou no Palácio da Justiça, com palestra do Sr. Pedro Abramovay. Dá uma googleada e veja quem é o cara. Pois é, são tantas as atividades e idas e vindas por aqui que eu consegui esquecer deste sujeito ai, Secretário de Assuntos Legislativos. Como sempre, começou falando de suas origens e de como funciona o Ministério da Justiça, sua relação como o executivo e com o judiciário - logo mais prometo link com o audio da entrevista. De toda a fala do Sr. Abramovay, a questão que considerei mais interessante foi: "Fazer lei é fazer Política Pública?".
A discussão também estacionou um bom tempo sobre drogas, legislação de 2006 e o debate em torno da questão.

A entrevista foi abreviada, pois o Sr. Abramovay queria acompanhar o caso de Cesare Battisti, que estava sendo julgado no STF. Terminamos às 11:30h e foi dado uma hora livre com a recomendação de que deveríamos nos encontra na Praça dos Três Poderes, e de lá sairmos para o almoço no restaurante do TCU. A programação estava confusa, não sei ao certo o que era para hoje ou não. De qualquer forma, com o período livre, a turma se dispersou, eu fui ao Ministério da Saúde, onde fui muito bem recebido e tinha a disposição internet e cafezinho. Aproveitei para visitar a biblioteca.

Caio, Uberaba e outros foram ao Ministério da Fazenda, onde soube mais tarde, foram muito mal recebidos. Alguns ficaram em frente ao Palácio do Itamaraty esperando a chegada de Lula, que ao que parece iria recepcionar ou almoçar com algum presidente latino-americano. Como combinado, às 12:30h estávamos na Praça dos Três Poderes para embarcar no ônibus que nos levaria até o TCU. Não sei bem porque, mais o ônibus foi embora sem a gente, o que nos obrigou a ir a pé até o restaurante, que por sorte não ficava longe dali.

Não sei ao certo, mais parece que tinha um acordo entre o Nerling e o restaurante, que nos atenderia apenas após as 14 h, ou se foi o preço de R$ 21,50 o quilo que afugentou metade da turma, eu incluso. Alguém deu a idéia de comer no restaurante do Congresso, onde o quilo sai por R$ 15 reais.

Escolhemos o restaurante do Anexo 3, onde parece que acontece as mais diversas comissões sobre tudo quanto é tipo de questão. Apesar da superlotação do lugar, como disse um habitue do local, escolhemos um péssimo dia para comer ali, pois terça, quarta e quinta são os dias mais cheios. Por que será? A comida estava muito boa, e o preço mostrou se melhor ainda, R$ 12 por quilo. Gastei apenas R$ 10. Terminado o almoço, voltamos para o TCU. Parece que o evento da tarde falhou e acabamos ficando ali mesmo pelo TCU, vimos a abertura da Sessão, com os ministros julgando processos vários. Como já estipulado, ficamos somente até pouco mais da abertura da sessão, pois foi reservado para a tarde uma visita ao museu do TCU e uma palestra.

O prédio do TCU por fora é o menos vistoso, mas por dentro surpreende. O auditório é muito bom, alias, todo o TCU tem uma ótima estrutura, com obras de Portinari espalhadas pelas paredes, bons moveis, garrafas de água mineral a vontade e máquinas de café a disposição de qualquer um que queira se servir, desde de café expresso até capuchino, passando por chá e outras bebidas. Como disse o auditório é muito bom, assistimos ali a palestra ministrado pelo Sr. Ricardo de Mello Araujo. Ele descreveu o que é o TCU e como funciona e a quem esta atrelado.

Terminada a palestra, ao sairmos encontramos a chuva, nossa velha companheira, tivemos que sair pelo estacionamento para ficar menos tempo expostos a ela. Corremos para a Praça dos Três Poderes a fim de pegar o ônibus, que só para variar, não estava lá.

continua.... continuando - 10/09/09 às 5:33h - Como já disse antes, estes motoristas da USP merecem uma crônica à parte.

O Prof. Nerling estava ligando, ao que parece, pela enésima vez, quando avistei o majestoso descendo a rampa. Estacionado e abastecido pela população uspiana, saimos em direção a Ponte JK e ao mirante onde se encontra uma imagem de Dom João Bosco.

Em outro sonho, vê entre os paralelos 15 e 20 do Hemisférios Sul, um lugar de muita riqueza, próximo a um lago:

"Tra il grado 15 e il 20 grado vi era un seno assai lungo e assai largo que partiva di un punto che formava un lago. Allora una voce disse ripetutamente, quando si verrano a scavare le miniere nascoste in mezzo a questi monti di quel seno apparirà quila terra promessa fluente latte e miele, sarà una ricchezza inconcepibilie"(Memorie Biografiche, XVI, 385-394)
Esse lugar é atribuído por alguns intérpretes a Brasília, motivo pelo qual São João Bosco é um dos padroeiros daquela cidade. [colado da wikipédia]

Nada de extraordinário. Se a intenção era ver a Ponte JK, acredito que o ângulo escolhido não foi dos melhores.

Saindo de lá, zarpamos para a UNB, que de acordo com a programação, iriamos à um seminário cujo título é "O Direito e a Gestão achados na rua" e talvez para nos ambientarmos e entrarmos no clima, quase que a palestra foi mesmo no meio da rua. Ao que tudo indica a UNB sofre de uma crônica falta de espaço e justamente neste dia os estudantes resolveram fazer uma assembléia para discutir o assunto, ocupando assim o auditório e lançando seus visitantes ao relento. Conversas daqui e dali fez com que mas tarde, cerca de 1 hora depois, pudessemos ocupar o auditório. O palestrante, Dr. Argemiro Cardoso Moreira Martins foi o encarregado de nos receber. Talvez pelos eventos anteriores, o debate se encaminhou muito mais para a definição do que é igualdade e de como a universidade pode contribuir com o seu meio, divulgando seu conhecimento, do que o assunto primeiro, "achado na rua". Link da entrevista em breve.

Terminada a palestra, por volta de 20:40h, voltamos ao alojamento. Alguns foram ao rodizio de pizza comer e assistir ao jogo da seleção, outros, extenuados, acabaram optando por voltar ao quarto.

Enfim, eis o relato do Dia 3, Estou pronto para o Dia 4, que conforme programação inicia-se com uma visita ao Interlegis - USP, leia o programa que já disponibilizei aqui, é bem interessante a descrição do que é este Interlegis. Depois vamos ao Congresso Nacional, ao Senado e Câmara, etc.

Estou indo.

Basilio.
Leia como foi o último dia.