quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sobre Auto-Reprovação no Curso de GPP




Na COC de junho discutimos o problema da auto-reprovação no curso de GPP, um dos maiores da EACH. Ela é caracterizada pelo abandono no decorrer da disciplina, sem trancamento, o que leva o aluno a ser reprovado por falta e por nota (geralmente tendo realizado uma avaliação ou nenhuma).

Esse comportamento, a partir de 2012/2, terá um prejuízo para alunos que assim se comportam. Como a CG definiu que as turmas devem ter - no máximo - 66 alunos, dificultando as exceções, e a prioridade de matrícula é dos alunos em semestre ideal e na sequência os formandos e reprovados por nota, muitos desses alunos tendem a não conseguir matrícula.

Pelo nosso quadro docente diminuto também não conseguimos - de imediato - duplicar a oferta de turmas. No horário para 2013/1, consideraremos as disciplinas com mais demanda (DP) e tentaremos duplicar as turmas, com prejuízo para a oferta de optativas.

Em ANEXO, segue o gráfico de distribuição da média (suja) dos cursos da EACH, confeccionado pela Prof. Sumaia (MKT) com os dados da seção de graduação. Vejam que temos concentração no grupo dos piores alunos (traço na parte inferior).

Esse fato - diversos pontos abaixo - não pode ser classificado como outliers, visto que se tratam de muitos alunos, e certamente parte considerável desse resultado é explicado por auto-reprovação.

Fonte: Prof. Fernando Coelho




Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2