domingo, 30 de dezembro de 2012

A importância dos Grupos de Ajuda Mútua para a superação da codependência familiar

A importância dos Grupos de Ajuda Mútua para a superação da codependência familiar.

Cláudia Ap. de Oliveira*

Um dos primeiros lugares onde a questão da dependência química pode ser identificada é na família, espaço esse que continua sendo uma referência para o processo de socialização dos indivíduos.
Estudos revelam que o apoio familiar é fundamental para o sucesso no tratamento da dependência. Porém, quando um familiar apresenta dependência emocional e sofre, necessita de auxílio especializado e então contribuir para a superação da dependência química de outro membro da família.
Enquanto profissionais da área social, sabemos que muitos familiares são codependentes, comprometendo assim, o relacionamento e vínculo com o dependente químico, bem como dificultando no processo de abandono ao vício.
Os codependentes são pessoas próximas, em sua maioria familiares, ligados afetivamente ao dependente químico, os quais procuram minimizar as consequências dolorosas do uso e abuso de substâncias psicoativas em seu meio de convívio. Muitas vezes essas pessoas estão visivelmente afetadas psicologicamente e até mesmo fisicamente pelo convívio com um ou mais dependentes químicos.
Nos anos 70 iniciaram-se as primeiras atividades dos grupos de ajuda mútua junto à familiares de dependentes químicos reconhecidos como codependentes. Esses grupos, a exemplo do "Amor Exigente", são espaços adequados para os familiares encontrarem acolhida, solidariedade e ampliarem seus conhecimentos sobre a doença. Além de focarem na questão da dependência química, nestes espaços os familiares encontrarão outras pessoas com problemáticas muito semelhantes, buscando soluções e relatando suas experiências vividas. Naturalmente, se forma uma rede de apoio através da qual é possível a troca de ideias e dos testemunhos dos participantes, contribuindo para que essas pessoas possam dar melhor direcionamento a suas vidas a partir de si mesmas.
Em Sorocaba o Grupo Amor Exigente se reúne as segundas-feiras, às 20:00 hrs e tem sua sede situada na Av. Eugênio Salerno, nº 60 – Centro, telefone: 15 – 3227-1802.
_______________________________________________________________
* Cláudia Ap. De Oliveira é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC), especialista em Saúde Mental com Ênfase em Prevenção à Dependência Química. Atualmente é Assistente Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS – de Curitiba, PR.

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2