segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Disciplina Intersemestral; Profª. Cristiane Kerches

ACH3737 Temas de Políticas Públicas III - Análise de Experiências de Governo e Políticas Públicas.

Caros alunos, no início de fevereiro de 2011 a professora Cristiane Kerches oferecerá uma disciplina optativa intersemestral, que terá o seguinte título - ACH3737, Temas de Políticas Públicas III - Análise de Experiências de Governo e Políticas Públicas, com dois créditos. Tal disciplina acontecerá entre o dia 31/01 e 11/02 de 2011 no período noturno (uma vez que a disciplina intersemestral de julho aconteceu no período matutino), portanto acontecendo antes do início do primeiro semestre letivo de 2011. No anexo desta msg envio o plano de aula preparado pela Profa. Cristiane, no qual encontramos tanto o resumo de seu conteúdo como as datas exatas nas quais ocorrerão as atividades da disciplina.

IMPORTANTE - A matrícula para tal disciplina ocorrerá junto da matrícula para o 1º semestre de 2011, via júpiter, e só frequentarão tal disciplina os alunos REGULARMENTE matriculados.
Aproveito esta msg para dizer que até este final de semana enviarei a todos a nova grade de GPP, que estará implementada a partir de 2011, documento no qual os alunos poderão ter conhecimento de todas as ementas e programas das disciplinas da grade curricular de GPP, além disto enviarei um documento, aprovado em CoC, que prevê as adaptações que ocorrerão nos próximos anos entre a "velha" e a "nova" grade. Com isso, espero responder a várias msgs que venho recebendo sobre o conteúdo da nova grade, bem como sobre as possíveis adaptações, e deixar claro a todos os alunos que a partir de 2011 somente haverá uma grade no curso de GPP, a nova!
Fico a disposição de todos.
Abraços; Zé Renato

--
-'-'-'
Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Universidade de São Paulo (USP)

=====================.

Disciplina: “Análise de experiências de governo e políticas públicas”

Docente responsável: Cristiane Kerches da Silva Leite.

Objetivo: A disciplina propõe analisar experiências de governo e processos de tomada de decisão no Brasil a partir de categorias analíticas provenientes das teorias de formulação de políticas públicas. Por meio de  palestras de tomadores de decisão em instâncias de poder (municipal, estadual ou federal) ou instituições políticas (Presidência da República, Casa Civil, Senado Federal, Defensoria Pública, Ministério Público,  etc.), os alunos serão convidados a refletir sobre questões da gestão pública no contexto do sistema político brasileiro como, por exemplo, o impacto do funcionamento das instituições na formulação de políticas  públicas; o conflito entre técnicos e políticos na arena governamental; os dilemas entre a lógica da alternância de poder na democracia e o processo de continuidade/descontinuidade de políticas públicas e a questão da inércia institucional versus idéias e mudanças políticas. A principal atividade didático-pedagógica da disciplina será o debate em sala de aula. Dessa forma, a avaliação final dos alunos será realizada por meio da presença e participação nos debates (60%) e do exercício a ser realizado em sala na última aula (40%). A disciplina
será ministrada para a turma da noite em oito encontros:

31/01/11: Apresentação da disciplina e discussão dos principais conceitos
01/02/11: Trabalho em grupo em sala de aula
03/02/11: Preparação para a palestra do convidado (formulação de questões com os alunos)
04/02/11: Palestra com Vicente Trevas (experiência na subprefeitura da Sé – antiga regional – no governo Luiza Erundina em SP; subchefia da Secretaria de Assuntos  Federativos (SAF) da Presidência da República; consultoria de Assuntos Federativos da Presidência da Caixa Econômica Federal).
07/02/11: Balanço e análise da palestra
08/02/11: Preparação para a palestra do convidado (formulação de questões com os alunos)
10/02/11: Palestra com Prof. Luiz Gustavo Bambini de Assis (experiência no Poder Executivo – Assessoria Especial da Sub-Chefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil -, Legislativo – no Senado Federal, Secretaria Parlamentar da Liderança do Governo - e Judiciário – Assessoria do Ministro do STF Ricardo Lewandowski).
11/02/11: Balanço da palestra e avaliação final.

Obs.:
1) As palestras estão sujeitas a confirmação dos convidados;
2) Os alunos interessados devem ter cursado FIAPP I, II e III e IPB;
3) A bibliografia básica que será discutida nas aulas dos dias 31/01 e 01/02 será
divulgada posteriormente.

Um comentário:

Basilio disse...

Pela exigência:

2) Os alunos interessados devem ter cursado FIAPP I, II e III e IPB;

Esta disciplina é somente para o pessoal do 8º semestre. Será que realmente era necessário limitar tanto assim o acesso?

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2