Por Raoni Gama
Nassif,
notei certas misturas de conceitos no texto do Washington Barbosa. ou notei errado?
GESTÃO PÚBLICA É DIFERENTE DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
existe pontos coincidentes, mas muitos outros divergentes.
Administrador e gestor são conceitualmentes diferentes. Gerir é um pouco mais que administrar, significa mudar os paradigmas teoricos e conceituais.
Aministrador seria o instrumento de realização da vontade do legislador, sem espaço para liberdade. Já o gestor goza de maior liberdade e preocupa-se com resultados e nem sempre será funcionario público
Do gestor exigem resultados, podendo ser o agente político que goza de autonomia funcionais para desempenho de suas atribuições administativas, dentro de padroões mais amploas de discricionalidade, como pode ser alguém contratado pelo setor publico para implementar políticas públicas, ou pessoas concursadas com posição de alta responsabilidade.
Gestao é cumprir metas e objetivos, fazendo negociações quanod nescessarias para alcança-las. O administrador não, preocupa-se em somente cumprir o processo formal da tomada de decisão entre outras muitas diferenças
mais sobre o assunto: Revista eletronica sobre a reforma do Estado, o link: clique aqui.
Então ao falar sobre a gestão do CNJ, mostra-se que não eh nescessario utilizar novos sujeitos dentro da estrutura do judiciario, mas nescessario a especialização do mesmo. Seria interessante ter um orgão de gestao com comando próprio para gerir o Poder Judiciario, seria uma especie de corregedoria, mas com a função de gerir e não fiscalizar.
Muito bom lerem, mostra clamaramente a diferença entre gerir e administrar um ente público
Autor: luisnassif - Categoria(s): Gestão Pública Tags: administrador, Gestão Pública, gestor
O Cidadão, autor do texto "Sobre Gestores e Administradores, com certeza não entende nada da ciência da Administração.
Caro amigo,
O que estou falando no breve texto é da administração pública. As ciências da administração pode até estudá-la, mas a ciência autônoma para o estudo da Administração Pública é o Direito Administrativo.
Raoni,
O Direito Administrativo é como o regulamento de uma empresa: são normas criadas pelo corpo dirigente com a finalidade de organizar, padronizar, disciplinar, entre outras coisas, as relacões de trabalho e o desenvolvimento das atividades da empresa.
A única diferença é que o Direito Administrativo brasileiro ainda está atrelado ao Modelo Burocrático de Administração, enquanto a Aministração já trabalha com outros modelos desde a segunda metade do século passado.
Tanto é que na legislação brasileira, apenas recentemente foram inseridas palavras como metas, resultados, indicadores, eficiência, eficácia, precisando o Direito Administrativo se socorrer da Administração para detalhar os seus conceitos.
Enfim, dizer que a ciência autônoma para o estudo da Administração Pública é o Direito Administrativo é a mesma coisa que dizer que o Direito Administrativo é a ciência autônoma para o estudo da Contabilidade Pública, o que definitivamente não é verdade.
Isto tudo é conversa, pedantismo.
Gestor nada mais é do que um sinônimo modernoso para administrador competente, que não se acomoda na sua cadeira. Buscar resultados hoje é o arroz com feijão da profissão. Tudo hoje em dia só sobrevive em função de resultados.
Até mesmo a administração pública.
Esse texto nao foi prohibido em Minas?
Quando a comunicacao a nivel nacional precisa de gestores, so aparece cobertura a respeito das primadonas que se consideram o ultimo biscoito da lata:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16248&boletim_id=616&componente_id=10298
E ja tem alguns dias a historia.
Que todos os pequenos aparecam aa conferencia, gente. Eh importante. IMPORTANTISSIMO.
Alguem quer por favor nos informar a respeito de quem vai e de quais sao as escolas de pensamento que VAO aparecer na conferencia?
Essas primadonas desaparecidas da conferencia nao vao ME fazer falta nenhuma, viu?
Prezado Raoni,
Separar gestor de administrador nada mais é do que uma forma de camuflar o desrespeito a uma profissão regulamentada, como a de administrador.
Os conceitos que você citou, metas, objetivos, resultados, são há décadas trabalhados pela ciência da administração, que gradua seus estudantes como administradores.
Acrescento ainda que as atividades de correição e gestão não são sinônimas. Correição é a atividade de examinar. corrigir e sanar erros, vícios e outras irregularidades. A palavra Corregedoria deriva de correição e por isso não pode ser confundida com órgão de gestão como você sugere.
Prezado Ozzy,
Concordo em parte com você.
Lembre que o Estado brasileiro existe uns 300 anos plenamente e somente a pouco tempo que ele acordou para ocumprimentos de metas, estrategis e entre outros mecanismos da boa administração.
Essas ideias são tão novas que chegam a ser revolucionária no Brasil.
No Brasil sempre existiu administrador público, o que me refiro no texto como somente administrador, mas gestor, como é colocado, é algo novo.Novissimo! Lembre que falo da Administração Pública com suas particularidades.
Enquanto, a minha ideia. No Judiciario o presidente do tribunal é que comanda a administração e gestão do Poder, acumulndo a função de chefe da respectiva corte. Ex: aqui em Alagoas, a presidente do Tribunal de Justiça administra e gere o Tribunal, alem de presidir a seções do Pleno do Tribunal.
Eu acho que deveria existir um novo orgão somente com afinalidade de gerir e administrar o Tribunal. Ter, por exemplo, um desembargadro-gestor ou melhor ainda um colegiado de desembagadores.
É a isso q me refiro, ou tento.
Gerir e administrar são sinônimos, apenas isso.
Prezado ozzy,
concordo em part com você.
Mas lembre que o Estado brasileiro existe plenamente a uns 500 anos e administradores público sempre existiram. E gestores como coloco, é algo novo. Novíssimo! chega a ser revolucionario de taõ novo.
Sei sim que são trabalhados a decadas na ciências administrativas, mas transplatada para a pratica da Administração Pública não, é ramo "novo". Lembre-se que me refiro a Administração Pública com suas particularidades inerentes.
Enquanto a ideia que expus. Nos Tribunais dos Brasil a administração e gestão é acumulada com a presidência da seções do Tribunal. Ex: Aqui em Alagoas a Presidente do Tribunal de Justiça administra e gere o dia-a-dia do tribunal juntamente com a função de presidncia da seções do corte. A minha ideia é criar um orgão dentro dos tribunais com essas função.Existindo, por exemplo, a figura do desembargador-gestor ou, melhor ainda, um colegiado de desembagadores e juizes. É isso que que o dizer, ou tento.
Deixa ver se eu entendi: os gestores gerem, enquanto os assessores jurídicos administram.
A 8.666 deve ser gerida ou administrada?
As repartições públicas estão longe da realidade que o texto explora. Tenho cá o meu exemplo e de outros colegas em outros orgãos públicos. Temos que demandar e correr atrás de melhoria na estrutura primária de atendimento a nossas necessidades (e com consequentes melhorias no atendimento a quem nos solicita), coisas triviais como computador, impressoras, sistema de internet 3G quando estamos em viagem de campo e precisamos acessar sistemas e a realização de outros procedimentos. Os servidores típicos em algumas repartições olham com desdem para "a moçada nova" que reclama da falta de tecnologia, chegando ao cúmulo do que escutei certa vez de um colega da área finalistica (geólogo já em fim de carreira) que levar um notebook ao campo era "frescura" de recém-chegado, que o que ele precisava para executar o trabalho estava ali na cabeça dele!!!Ficou ofendidissimo quando retruquei que aquela conhecimento encarcerado em sua cabeça não tinha valor agum já que ele se recusava a construir o trabalho em conjunto, em equipe, trocando aprendizado com os demais colegas. Acho que fui até pouco desrespeitoso com o colega, mas percebo em alguns setores o serviço público parou no tempo. No trabalho que executo preciso de computadores de alta performance para rodar imagens de satelite e mapas de alta definição, impressoras coloridas de alta qualidade e tamanho (também chamadas "plotters") e as chamadas estações totais (cujo preço de uma belezinha dessas pode bater a casa dos 30 mil reais para ser usada em campo). Sinceramente, não sei qual é a idéia que gestores e administradores tem de estado mínimo para funcionamento..
E completando meu raciocínio, sou servidor da área finalistia em tese eu tenho que ficar me preocupando se meu computador vai funcionar isto é obrigação da área administrativa. Todavia os administradores fazem beicinho ao ter que lidar com coisas tão triviais como providenciar recursos para resolver tais demandas, segundo ouço de alguns "é coisa de peão e minha função é pensar a administração".
Descullpe, vou repetir pois saiu truncado:
E completando meu raciocínio, sou servidor da área finalistica em tese eu NÃO tenho que ficar me preocupando se meu computador vai funcionar isto é obrigação da área administrativa. Todavia os administradores fazem beicinho ao ter que lidar com coisas tão triviais como providenciar recursos para resolver tais demandas, segundo ouço de alguns "é coisa de peão e minha função é pensar a administração".
Gestão, nada mas do que mais um termo cunhado.
É querer afirmar que a administração parou no tempo de Taylor e Fayol, e não avançou em nada até os dias de hoje. E como não bastava "nova economia" aparece "nova gestão pública". Sinceramente é não querer entender a definição do que é de fato novo e o que é avanço.
Seria interessante as escolas de administração mudarem para escolas de gestão. É muita energia investida para pouco resultado.