Características e papel a ser desempenhado pelo professor-coordenador
· É o docente responsável pela turma de RP, de 60 estudantes, organizada com 5 grupos de 12 alunos vindos de diferentes curso.
· Coordena, junto com os demais 4 professores-tutores da turma, o desenvolvimento das atividades de RP durante o semestre.
· Responde pela organização dos encontros coletivos, com os 60 estudantes da turma.
· Tem
a responsabilidade de garantir o funcionamento adequado das aulas
coletivas e a participação dos estudantes nas discussões, trabalhos e
pesquisas, ao mesmo tempo que deve atuar no sentido de auxiliar os
professores-tutores na organização de tempos e espaços que permitam
atingir os objetivos propostos até o final do semestre.
· Deve
ter conhecimento dos recursos disponíveis para que os alunos possam
realizar seus estudos, responsabilizando-se pelas relações
institucionais necessárias para que as atividades do grupo-classe e dos
sub-grupos ocorram a contento.
· Responde institucionalmente pela avaliação da turma e pela inserção das notas e freqüências junto ao sistema Júpiter.
· Informa
aos alunos, no primeiro dia de aula: a estrutura, o funcionamento, a
organização das aulas de RP, e os critérios de avaliação.
· Responde pela organização das ações relacionadas ao funcionamento adequado da disciplina junto ao CoL.
· Deve
ter profundo respeito pela opinião de todos os demais
professores-tutores na organização das aulas, buscando atuar em parceria
com os mesmos.
· Deve
ter profundo respeito pela opinião de todos os estudantes durante as
aulas, assumindo uma postura equilibrada e dialógica diante das
discussões coletivas, evitando possíveis esgarçamentos nas relações
entre os membros do grupo.
Características e papel a ser desempenhado pelo professor-tutor
· Professor-tutor é o docente responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos nos grupos de 12 estudantes.
· Tem
a responsabilidade de garantir o funcionamento adequado do grupo com a
participação de todos os estudantes nas discussões, trabalhos e
pesquisas, ao mesmo tempo que deve atuar no sentido de auxiliá-los na
organização de tempos e espaços que permitam atingir os objetivos
propostos até o final do semestre.
· O
professor-tutor não é professor de metodologia de pesquisa, mas um
especialista no campo de conhecimento dos estudantes, que contribui com
seus conhecimentos acadêmico-científicos para que os estudantes
desenvolvam habilidades e competências relacionadas a: a) análise dos
problemas estudados; b) resolução dos problemas elaborados; c) produção
de relatórios científicos escritos.
· Durante
todas as discussões realizadas, o papel do professor-tutor deve ser a
de um mediador, atendo-se a: a) Corrigir rumos quando os alunos se
afastarem do problema proposto; b) Mediar conflitos decorrentes de
rivalidades entre membros do grupo, tendência de um dos membros a
monopolizar a discussão, a dar aula sobre o tema ou, ainda, quando
surgir o inconformismo de algum membro com o rumo tomado pela maioria
dos outros membros; c) intervir em situações em que um aluno torne-se
alheio ao trabalho, ou que apresente dificuldades de relacionamento, ou
que não contribua para o trabalho do grupo.
· Deve
observar criticamente as discussões, coordená-las e mediá-las, tendo
muito cuidado para não assumir o papel de um professor que dá aulas e
ensina aos seus alunos os temas abordados, impedindo o protagonismo dos
estudantes na resolução dos problemas.
· Durante
os encontros coletivos (60 alunos) e de socialização dos conhecimentos
produzidos, deve organizar a apresentação sob responsabilidade de seus
grupos de estudantes.
· Deve incentivar o grupo e interessar-se por seu trabalho.
· Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os alunos e alunas, além de disponibilidade para orientá-los.
· Deve
ter profundo respeito pela opinião de todos os estudantes durante as
aulas, assumindo uma postura equilibrada e dialógica diante das
discussões coletivas, evitando possíveis esgarçamentos nas relações
entre os membros do grupo.
· Deve
ter profundo respeito pela opinião do professor-coordenador e dos
demais professores-tutores da turma, buscando atuar em parceria com os
mesmos.
· Responde pela organização das ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades do sub-grupo junto ao CoL.
· Deve, necessariamente, participar de todas as aulas com o grupo-classe (60 alunos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário