EDITAL Nº 43/2011
PROCESSO SELETIVO DE INGRESSANTES NO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA — ProMuSPP
Abertura de inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP), nível mestrado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).
1. Inscrições
- Período. As inscrições para ingresso no Programa de Pós-Graduação Mudança Social e Participação Social da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, para o primeiro semestre de 2012, estarão abertas de 01 de julho a 23 de agosto de 2011, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Os originais das cópias das documentações pedidas neste edital deverão ser apresentados no ato da inscrição.
- Local. Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP. Serão aceitas apenas as inscrições recebidas na Secretaria de Pós-Graduação (no período indicado no item 1.1), devidamente acompanhadas de todos os documentos necessários e nas modalidades previstas na sequência.
- Inscrições por procuração. Candidatos/as impossibilitados/as de efetuar a inscrição pessoalmente poderão constituir um/a representante, bastando, para tanto, emitir autorização por escrito e assinada (não necessita ser lavrada em cartório nem ter firma reconhecida). A inscrição via procurador/a necessitará a cópia da documentação autenticada, não havendo necessidade de apresentação do original.
- Inscrições pelo correio. Os/as candidatos/as poderão encaminhar suas inscrições pelo correio. A ficha de inscrição poderá ser impressa a partir do modelo disponível na página oficial do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (http://www.each.usp.br/promuspp). A documentação para inscrição deverá ser encaminhada à:
Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Universidade de São Paulo (USP), Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP, CEP 03828-000. No envelope, além do endereçamento, deverá constar a informação: “Inscrição no Processo Seletivo 2012” . Mestrado em Mudança Social e Participação Política.”
A inscrição enviada por correspondência deverá ser postada até o último dia de inscrição, com aviso de recebimento. Serão desconsideradas as inscrições recebidas depois do quinto dia útil do término do prazo de inscrições estipulado no item 1.1. A Universidade de São Paulo não se responsabiliza por problemas de envio postal que forcem a entrega em atraso do material de inscrição.
- Documentos necessários.
- Ficha de inscrição (devidamente preenchida e assinada) disponível na página do Programa (http://www.each.usp.br/promuspp);
- Histórico Escolar do Curso Superior;
- Diploma ou Certificado de conclusão de Curso Superior;
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
- Cédula de Identidade: RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
- CIC/CPF;
- Prova de quitação com o serviço militar;
- Título de eleitor;
- 2 (duas) Foto 3x4 recente;
- 3 (três) Cópias impressas do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br);
- Comprovante de proficiência em Língua Portuguesa, apenas nos casos em que esta não for a língua materna do candidato;
- Comprovante de proficiência em Língua Estrangeira, como previsto no Regulamento do Programa disponível em www.each.usp.br/promuspp Esse comprovante deve ser apresentado apenas por aqueles/as candidatos/as que já possuam proficiência em língua estrangeira aceita nas normas do ProMuSPP e, portanto, possam ser dispensados do exame oferecido na seleção;
- 3 (três) cópias de Projeto de Pesquisa (com no mínimo 10 e no máximo 15 páginas dispostas na estrutura do modelo FAPESP);
- Carta explicitando os motivos pelos quais elegeu este programa para participar e indicando dois possíveis orientadores/as de seu projeto de pesquisa caso seja selecionado/a no processo. A lista dos orientadores/as consta na página do ProMuSPP e ao final deste edital.
Observações:
Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta e nem substituições e/ou inclusões de documentação após a efetivação da inscrição. Documentação em cópia simples só será aceita mediante apresentação do original, caso contrário, deverá ser entregue copia autenticada.
Deve-se enviar uma copia eletrônica do Curriculo Lattes e do projeto de pesquisa para o correio eletrônico promuspp@usp.br, contendo o título: Seleção ProMuSPP 2012.
2. Processo Seletivo
2.1 O processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação será feito em duas fases:
2.1.1 A primeira fase conterá:
- Prova Temática com análise teórica-crítica sobre conteúdo pertinente ao campo de estudos de Mudança Social e Participação Política, com duração de quatro horas. Não se permite quaisquer formas de consulta durante a prova. A nota mínima para aprovação é sete (7,0). Os critérios de avaliação serão: pertinência à questão proposta; articulação entre autores e conceitos; clareza nas ideias e estruturação da argumentação; correção da língua portuguesa. A prova será corrigida, sem identificação do candidato, por dois/duas professores/as membros da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP-MuSPP), que atribuirão notas entre 0 (zero) a 10 (dez). Da média simples dessas duas notas, obter-se- a nota da prova do candidato. Não será admitido ingresso de candidatos/as no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
- Prova eliminatória de Proficiência em língua inglesa, francesa ou espanhola. No momento da inscrição o candidato deverá escolher uma das três línguas. A prova terá duas horas de duração e os candidatos poderão utilizar o dicionário da língua: inglês-inglês, francês-francês e espanhol-espanhol (a USP não fornecerá o dicionário). A nota mínima para aprovação é sete (7,0). Não será admitido ingresso de candidatos/as no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
Da segunda fase participarão apenas os/as candidatos/as habilitados/as na primeira fase com média igual ou superior a sete (7,0), sendo que candidatos/as que não atinjam nota sete nas provas temática e de proficiência, mesmo que na média geral da primeira fase alcancem essa nota, estarão automaticamente desclassificados.
2.1.2 A segunda fase conterá:
Prova Oral de Arguição com base no currículo, no projeto de pesquisa, nas provas escritas (realizadas na primeira fase). São critérios desse exame: avaliação do currículo Lattes; pertinência do projeto de pesquisa a uma das linhas de pesquisa; relevância e consistência teórico-metodológica do projeto de pesquisa; adequação ao tempo máximo de realização do curso; disponibilidade de tempo do candidato para as atividades exigidas.
A nota da Prova Oral de Arguição resultará da composição dos seguintes três fatores: Avaliação do Projeto de Pesquisa (ao qual será atribuída uma nota entre 0,0 e 10,0); Avaliação do desempenho geral do candidato/a nesta fase — Prova Oral de Arguição — (ao qual será atribuída também uma nota entre 0,0 e 10,0); e Avaliação do Currículo Lattes cujo exame poderá proporcionar o acréscimo de até 1,0 ponto na média aritmética das notas obtidas nos outros dois fatores (Projeto de Pesquisa e Desempenho Geral da Prova Oral de Arguição). Esse acréscimo de até um ponto deverá obedecer aos seguintes critérios:
- Produção bibliográfica (até 0,4 ponto), observando a seguinte valoração: Artigo em revista indexada no Qualis da Capes (0,04 ponto); Trabalho completo em Anais ou correlatos de nível nacional ou internacional (0,03 ponto); Resumo em Anais ou correlatos de nível nacional (0,02 ponto); Livro publicado (0,05 ponto); Capítulo de livro (0,04 ponto), demais publicações (0,02 ponto).
- Pesquisa (até 0,3 pontos): Participação em Iniciação científica e modalidades semelhantes (0,1 p/ cada participação em pesquisa concluída)
- Até 0,3 pontos para emprego formal ou estágio voluntário em fundações de caráter social, organizações da sociedade civil, movimentos sociais ou órgãos públicos relacionados com a temática da mudança social e participação política (0,03 ponto por ano).
Ao final do processo seletivo será divulgada uma lista dos candidatos aprovados, em ordem alfabética, obedecendo ao limite de vagas oferecidas pelo Programa. A média final resultará da média aritmética das notas obtidas nas duas fases, sendo que nenhuma dessas notas poderá ser inferior a 7,0.
Observações:
Os/as candidatos não poderão fazer uso de equipamentos eletrônicos (computadores, telefones celulares etc.). O uso de um computador ou outros materiais poderá ser admitido segundo a legislação que regula o acesso de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida a concursos públicos. Os/as candidatos/as portadores/as de deficiências que necessitarem de prova especial e/ou o examinando que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no formulário de solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários. A solicitação de condições especiais será atendida segundo critérios de viabilidade e de razoabilidade. Os/as candidatos/as deverão apresentar na inscrição o laudo médico (original e cópia autenticada).
A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá apresentar no ato da inscrição copia da certidão de nascimento da criança e levar um/a acompanhante nos dias de realização do exame, que ficará em sala reservada e será o/a responsável pela guarda da criança.
Candidatos/as comprovadamente residentes no exterior poderão, a critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP-MuSPP), utilizar-se de meios remotos para realização das fases previstas no processo seletivo, conforme Resolução CoPGr 5891 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, publicado no Diário Oficial do Estado em 23 de dezembro de 2010. Os candidatos/as que se enquadrarem nessa condição deverão encaminhar requerimento nesse sentido para a CCP-ProMuSPP durante o período regular de inscrições para ingresso no Programa
2.2. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Os/as candidatos/as estrangeiro/as oriundos/as de países que não sejam de Língua Portuguesa, devem também apresentar o “Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros CELPE-Bras” do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. A nota mínima requerida na prova de proficiência em português é 7,0 (sete).
2.3. Certificado de proficiência em uma das línguas do exame. Os/as candidatos/as que pretendam dispensa da prova de proficiência de língua estrangeira devem apresentar, no ato da inscrição, o certificado de uma das seguintes línguas: Espanhol, Frances e Inglês.
Os exames reconhecidos para língua inglesa e suas respectivas validades e pontuações são:
a) TEAP (Test of English for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima: sete.
b) WAP (Writing for Academic and Professional purposes), obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima: cinco.
c) IELTS: (International English Language Testing System) obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima cinco.
d) CAMBRIDGE FCE ou CAMBRIDGE CAE: obtido nos últimos cinco anos. Near fail.
e) TOEFL: Test of English as Foreign Language - obtido nos últimos três anos. Pontuação mínima de duzentos e treze pontos para o Computer-Based- Test - CBT ou quinhentos e cinquenta pontos para o Paper-based-Test.
f) MICHIGAN: obtido nos últimos cinco anos.
Os exames reconhecidos para língua Espanhola e suas respectivas validades e pontuações são:
DELE – Nível Intermediário (Diploma de Español como Lengua Extranjera), pontuação mínima: aprovado (Instituto Cervantes)
Os exames reconhecidos para língua Francesa e suas respectivas validades e pontuações são:
a) DELF B2 (Diplôme d'Études en Langue Française – Nível B2), pontuação mínima: aprovado (Aliança Francesa);
b) Exame de proficiência em francês, pontuação mínima: 70 pontos (Aliança Francesa);
3. Provas
3.1 Data das provas. A Prova de Línguas será realizada dia 01 de setembro de 2011 das 9h às 11h.
A Prova temática será realizada dia 02 de setembro de 2011 das 9h às 13h.
No dia 30 de setembro será divulgada a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do processo seletivo e as respectivas datas de entrevistas que ocorrerão entre os dias 03 e 07 de outubro de 2011.
No dia 20 de outubro será divulgada a lista dos aprovados e a matricula deverá ser efetuada no período indicado pelo calendário geral dos Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo
3.2 Local das provas. As provas serão realizadas nas dependências da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, situada à Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP, CEP 03828-000. A sala será informada na página do Programa (http://www.each.usp.br/promuspp/ ).
4. Disponibilidade de Vagas. O programa oferece até 40 vagas de mestrado em 2012. Serão admitidos os 40 primeiros colocados no processo classificatório final que atinjam nota mínima maior ou igual a 7,0 (sete). Não haverá segunda chamada. Não há a obrigatoriedade de se preencher a totalidade das vagas previstas neste edital.
5. Validade do Resultado da Seleção. O resultado da seleção será válido até o fim do prazo de matrícula definido no item 6.2 deste edital.
6. Matrícula
6.1 Condições da matrícula. Para a efetivação da matrícula o candidato deverá ser aprovado no processo seletivo e apresentar a documentação exigida no prazo definido no item 6.2.
6.2 Matrícula dos aprovados. A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política, curso de Mestrado, deverá ser realizada no período indicado pelo calendário geral dos Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, na Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. A matrícula somente será efetivada se a documentação exigida estiver completa.
6.3 Documentação exigida. Diploma ou certificado de conclusão de graduação; formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado; e, no caso de candidato estrangeiro, comprovante de visto temporário ou permanente que o autorize a estudar no Brasil.
7 Informações Complementares
7.1 Seleção dos ingressantes no Programa. O processo de aplicação e correção das provas, avaliação dos candidatos e a divulgação dos resultados são de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP MuSPP) Em nenhuma hipótese haverá 2ª chamada, vista ou revisão de provas. A inscrição no processo seletivo implica na aceitação das normas e instruções para o Processo de Seleção contidas neste edital e nos comunicados emitidos ou que vierem a ser tornados públicos. A homologação dos resultados da seleção caberá à Comissão Coordenadora do Programa de pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (CCP MuSPP) , que também é a comissão de seleção, com base na avaliação de mérito realizada pela mesma. A lista dos/as aprovados/as será divulgada em ordem alfabética e com as médias finais obtidas em cada fase, na página do ProMuSPP na internet (www.each.usp.br/promuspp)
7.2 O ingresso na pós-graduação não implica compromisso de concessão de bolsa de estudo.
7.3 Candidatos/as concluindo graduação. Os/as candidatos/as que estiverem em fase de conclusão do curso de Graduação poderão inscrever-se para o processo seletivo, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos comprovantes da referida conclusão até a data fixada para a própria matrícula.
7.4 Documentação dos/as candidatos/as não aprovados/as. A documentação apresentada pelos/as candidatos/as não aprovados/as poderá ser retirada na Secretaria de Pós-Graduação até 30 dias após a seleção. Ao final desse período, a documentação será destruída.
7.5 Linhas de Pesquisa e Orientadores/as credenciados/as. O Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política está organizado em duas Linhas de Pesquisa, subdivididas em grupos de Pesquisa, sendo seus/suas professores/as os/as orientadores/as credenciados/as no presente programa. Os/as candidatos/as aprovados/as serão vinculados/as a um orientador/a, a uma linha e a um grupo, segundo deliberação da CCP do ProMuSPP. Linhas, grupos e orientadores/as constam no quadro abaixo.
LINHA DE PESQUISA: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
GRUPO DE PESQUISA 1
A) Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação de Patrimônios
Docentes: Hervé Théry, Neli Aparecida de Melo Théry e Sidnei Raimundo
B) Memória, Patrimônio Cultural e Natural e Desenvolvimento Local
Docentes: Andrea Cavicchioli, Silvia Helena Zanirato
C) Políticas Públicas e Gestão Participativa
Docentes: Ana Paula Fracalanza, Úrsula Dias Peres
D) Memória Coletiva, Participação e Dinâmicas Comunitárias
Docentes: André Viude, Soraia Ansara
LINHA DE PESQUISA: AÇÕES COLETIVAS, MOVIMENTOS E MUDANÇAS SOCIAIS
GRUPO DE PESQUISA 2
A) Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo
Docentes: Alessandro Soares da Silva, Marco Antonio B. de Almeida, Salvador A.M. Sandoval
B) Movimentos Sociais: Sustentabilidade e Dimensão Socioambiental
Docentes: Bernardo Mançano Fernandes, Marcos Bernardino de Carvalho
C) Mudanças Socioespaciais
Docentes: Diamantino Alves C. Pereira, Gerardo Kuntschik
D) Saúde Coletiva, Gênero e Mudança Social
Docentes: Aurea Maria Zölner Ianni, Elisabete Franco Cruz
E) Educação, Sociedade e Políticas Públicas
Docente: Maria Eliza M. Bernardes
7.6 Bibliografia Recomendada para Orientar Estudo
ADORNO, T. Epistemologia y ciencias sociales. Madrid: Cátedra, 2001.
BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2006.
FERNANDES, F. Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Global Editora, 2008.
HARAWAY, D. Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza Madrid: Ediciones Cátedra 1995.
LEVIN, J.; FOX, J. A. Estatística para ciências humanas. São Paulo, Prentice Hall Brasil, 2004.
MASSADIER, G. Politiques et actions publiques. Paris: Armand Colin. 2003.
MONTAÑO, C., & DURIGUETO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo: Cortez, 2010.
NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Lisboa: Hugin, 2000.
PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SACHS, I. A Terceira Margem: Em busca do Ecodesenvolvimento. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
TARROW, S. El poder en movimiento: los movimientos sociales, la acción colectiva y la política. Alianza, Madrid. 1997.
TILLY, C. Los Movimientos Sociales: 1768 a 2008 – desde sus orígenes a Factbook. Barcelona: Editorial Crítica, 2010.
7.7 Casos omissos. Casos omissos serão decididos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política(CCP-MuSPP) da EACH-USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário