terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais do mesmo, ainda sobre o ciclo básico....

Só que agora com opiniões de alunos de outros cursos, a começar com a Danielli, 4° ano de GPP.


Bom, não me manifesto mto em nada, mas algumas coisas realmente me "chamam", por isso aqui estou eu, sob o risco de ser "banida" pela comunidade de GPP (estou no 4ºano), mas vamos lá...

Sou uma das que defendeu por mto tempo a diminuição e até msm a extinção do Ciclo Básico, simplesmente por nunca ter visto relação palpável entre as aulas dali e a profissão pela qual escolhi. Só gostava das aulas que tinham alguma coisa a ver com meus interesses particulares (como literatura) e a convivência com o pessoal de outros cursos, que acho que nos ajudou a não formar "panelinhas acadêmicas" como existe em toda USP de "cada um no seu curso" e todos só nas festas da POLI.

Acompanhando as dicussões sobre o destino do CB e, com um pouco mais de maturidade e experiência do que aos 19 anos e após quase 4 anos de USP, confesso que tenho mudado minha visão sobre ele. Imagino que com um pograma pedagógico mais específico para esta inovação que a EACH propôs ao ambiente universitário brasileiro; com uma maior divulgação, principalmente para os alunos, do que é, do que proporcionará à sua formação... creio que ele será um grande modelo de ensino em poucos anos. Concordo com o Alan que a EACH tem que construir sua marca aos poucos e para isso nao existe nenhum caminho muito fácil, nem com um nome como a USP.

O que me incomodou nos e-mails, e vai ser o pq o povo de GPP me banirá! rs..., foi o comentário do Daniel de que "Antes de qualquer preocupação sobre o que o mercado procura ou não, temos de olhar para dentro".

Não acho que deva ser assim. Posso estar errada, mas o pressuposto principal de entrar em uma faculdade é se preparar para o mercado de trabalho, seja ele em qualquer seguimento, e sempre nas discussões sobre isso na USP vejo muita gente comentando em "deixar o mercado de lado", "temos que nos focar na pesquisa"... (gnt, to sendo mto genérica para ilustrar meu ponto só...), só que alguém já parou para pensar que os alunos da USP não são uma massa unânime? Que possa ter alguém que queira se formar, entrar para uma empresa privada, pública etc? que nao tenha o menor talento para pesquisa?

Eu, por exemplo, nao tenho este talento, nem a vontade, pelo menos por enquanto... com todas as palavras: Não quero trabalhar na área da pesquisa acadêmica! Quero trabalhar no setor público ou no privado ou no terceiro setor... O que eu faço então se a minha Universidade me negar o apoio a esse desejo, a essa escolha profissional que fiz PARA MIM? Vou me tornar uma "herege" entre meus colegas por isso?

Não me entendam mal, acho incrivelmente louvável e admiro enormemente quem quer seguir e segue esse caminho; adoro ler resultados de pesquisas, estudos etc... até pq sem elas estaríamos na idade da pedra ainda!!! Mas eu acho que também deve haver lugar e preocupação pelo caminho que eu escolhi para mim (e talvez alguns outros para si), mesmo que pareça individualista, egoísta e nem tão louvável para alguns.

Por fim, acho que no pensamento de restruturação do Ciclo Básico essa "preocupação com o mercado", que eu acho que é, na verdade, uma preocupação com a diversidade de cada aluno da faculdade, deve estar presente, sim!

um bjão a todos e principalmente a você Daniel, não te conheço, mas espero que você saiba que não estava direcionando minhas críticas a você em particular!! rsrs... Imagino que você seja bem legal, afinal temos quase o mesmo nome!!! hehehehe

=========

Oi Alan

Sou aluno de LZT e tenho acompanhado a briga do CB, sobretudo do pessoal de SI. Apesar de ser aluno de outro curso eu posso entender o que você falou e pude até me encaixar no exemplo usando outros nomes de faculdades da USP. Realmente acho que você está certo e estou enviando essa mensagem pra aplaudí-lo por esse discurso. Temos muitos problemas a serem solucionados, no meu curso mesmo há vários, problemas que ficam nos perturbando, chegando até à pergunta: "o que eu vou ser quando eu me formar?"
Mas isso vai sendo concertado a medida que vamos resolvendo nossas questões sem esquecermos que somos EACHianos e apostamos na Inovação, porque a USP apostou nela quando nossa escola. Os cursos da EACH tem problema de formação? MEDICINA, ENGENHARIAs e DIREITO também! Se o nosso problema é "inovação de mais", o problema de outros cursos é a DEFASAGEM!

Na EACH aprendemos (ou deveríamos aprender) novos olhares. Esse é o nosso diferencial. Salve o CB! salve o RP! e melhoremos o que precisa melhorar!
Viva a interdisciplinaridade!

Atenciosamente,

Arthur Maresca

=====================

Prezados,

É inegável que o Ciclo Básico possui seus defeitos e o intuito realmente é maravilhoso,porém não se vive apenas de boas intenções. Confesso que fiquei surpresa de ver a quantidade de alunos que são favoráveis a permanência do CB. Não sou um desses alunos, não exatamente por não gostar ou não achar importante; adoro arte e gostei muito de estudar história da arte e afins, porém, eu não entrei na universidade, mais precisamente no curso de Gestão Ambiental, para estudar História da Arte, Literatura ou algo assim. Eu entrei para estudar a Gestão Ambiental e adquirir conhecimento suficiente para poder exercer a minha função como profissional ou pesquisadora.
Hoje, 3 anos após entrar na USP eu percebo como o meu primeiro ano fez falta, e acredito, caro amigo Gustavo que a sua colocação acaba por ser um pouco precoce, no primeiro semestre eu também não consegui perceber isso, porém anos depois você pára e analisa que fazer apenas 3 matérias específicas do curso em um semestre é pouco. Não que esteja errado, de forma alguma, é sua opinião e todos temos por obrigação respeitá-la e levá-la em conta. Mas acredito que mais pra frente também lhe fará falta um ano que você poderia ter estudado matérias pesadas como Química e Estatística.
O que eu gostaria de reforçar é o já proposto de escolher matérias que tenham mais a ver com seu curso, como ED. Quanto à RP, acredito ser uma matéria de inenarrável importância, porém, uma bomba não mão de quem entra no primeiro ano. Nós de GA, temos a oportunidade de estudar metodologia científica logo no primeiro semestre, coisa que não é dado em todos os cursos, e mesmo concomitante à disciplina de RP, acaba não nos preparando para fazer uma pesquisa acadêmica. Logo, sou a favor de RP ser dado nos próximos semestres, e sim, da mesma forma interdisciplinar que enriquece o trabalho em grupo.
Hoje, após entrar na área ambiental, paro e vejo que devido ao ano que poderia ter passado tantas outras matérias, a Universidade de São Paulo, com seu proposto de Ciclo Básico, não prepara alunos com capacidade técnica suficiente para entrarem no mercado de trabalho.

Sem mais, e agradeço a atenção.

Laís Rodrigues Vieira
5° Semestre de Gestão Ambiental.

======================

Colegas,

Cuidado ao refutarem a importância do CB, sob a égide de argumentos particularizados de pouca experiência de vida e profissional.
A USP, por uma questão de excelência, forma, além de profissionais capacitados para exercer funções específicas, um contingente considerável de futuros líderes e executivos.
Se hoje um recém-formado adentra ao mercado de trabalho e atua em sua área como funcionário subalterno, amanhã poderá estar ocupando alguma posição hierarquicamente superior e se relacionando com demais profissionais de extremos gabarito e conhecimento.
Fora o fato de que os rumos de uma vida profissional não são traçados antecipadamente, você pode estar atuando numa área técnica, estritamente relacionada com o seu curso, ou, por contingência e oportunidade, estar atuando em uma área multifacetada.
A proposta do CB vem de encontro com uma exigência cada vez mais presente no mercado de trabalho atual, a de funcionários especialistas, mas com um bom quinhão de visão generalista.
Que o CB possui deficiências, é inegável. Propor melhorias é salutar e imprescindível, mas extirpá-lo da grade de certos cursos é temerário.
Com 45 anos de idade, buscando minha terceira graduação, ressalto que este meu ponto de vista não está fundado exclusivamente em uma opinião pessoal, mas em uma experiência profissional e acadêmica passada e presente.

Abraço a todos

Wagner - GPP Noturno
 

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2