domingo, 27 de maio de 2012

SOBRE O CICLO BÁSICO E APROVAÇÃO DE PROFESSORES




Helena Marcon A lição da reportagem deve ser: alunos lideram greve por melhores condições. Alguém por aí sabe que o dignissimo senhor diretor da nosa unidade "mandou" a CG aprovar 2 professores pra RP, sem a discussão passar pela COC do CB que deveria apontar as consequencias pedagógicas dessa decisão? E mais, dessa maneira ainda diz a magnitude do líder que mudará a estratégia de pedidos a reitoria: de mais professores para mais verbas para construções. Realmente sinto a pouca divulgação desses fatos entre os alunos e a revolta dos mesmos, afinal o CB é algo fora dos nossos cursos, é a parte mais fácil da graduação!

==============

Fernando De Souza Coelho ‎Helena Marcon, você sabe que eu lhe respeito profundamente, seja como ex-RD na CG, na COC e no CAHS. Mas essa informação de que foi do Diretor que mandou (...) não procede. Estou na CG que, aliás, está sem RD desde o final de 2011, e não é essa a minha leitura. Na verdade, essa medida tem o apoio de algumas COCs/coordenadores e existe um embate - natural - entre alguns cursos e a COC do CB. Se alguém disse isso, está sendo leviano.

==============

Helena Marcon Caro Fernando De Souza Coelho, com todo respeito que também tenho a você, mas a informação que chegou a mim é que foi um pedido da Diretoria que a CG votasse isso. Ainda que ele não tenha pedido, o fato é que foi votado na CG sem que a COC do CB discutisse essa possibilidade. Sei muito bem do debate que ocorre na CG de que as COC´s são comissões assessoras, mas creio que a discussão da COC do CB não pode ser deixada de lado.E sei também da intenção de muitos de deslegitimar a COC do CB e o CB como um todo. Como aliás muitos assuntos foram votados na CG. Com relação à representação discente, é justamente essa a minha crítica (ao fazer esse comentário acima) ao ME, muito se fala e pouco se age. Muitas coisas importantes estão sendo votadas e sem a presença da representação discente, por falta de inscrições!!!!

===========

Fernando De Souza Coelho Oi Helana, tudo bem! Se essa foi a informação que chegou, ela precisa ser checada. Agora, cuidado em dizer que votar - provisoriamente - por dois professores em RPII é querer prejudicar o CB. A responsabilidade de alocação dos professores é das COCs dos cursos e essas discussões devem ser realizadas, certamente, pela COC do CB, mas também pela COC dos cursos. Volto a dizer, se vocês tivessem na CG, e observassem o ocorrido com isenção (visto que a escola neste debate sempre está dividida em dois grandes grupos), acho a leitura seria distinta.

===========

Helena Marcon Ainda quando estava na CG, tinha leituras muito parecidas: os cursos da EACH não entendem o que é ter o CB na unidade, e se entendem ainda como cada um defensor dos interesses de cada curso e não o melhor para a Escola. As decisões são imediatistas e tentam remediar de todas as formas a falta de professores (o que é legítimo), mas sem perspectivas de longo prazo para aumentar o número de professores: a única coisa que se fala é que na USP toda é assim, e que é difícil conseguir a abertura de novos concursos. Agora nunca vi um planejamento sério tanto na EACH quanto na USP, pra resolver os problemas com metas. Que aliás é o que estudamos no nosso curso. Na EACH temos também problemas infraestruturais, mas acho que não podemos perder de vista a necessidade de novas contratações. E sim, o que eu percebia na CG é que não tínhamos força política nenhuma para reivindicar um professor que fosse!

==============

Fernando De Souza Coelho Agora, sim, estou em pleno acordo com você.
há 16 minutos · Curtir

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2