terça-feira, 15 de maio de 2012

Comissão de Graduação finalizou a reformulação do Ciclo Básico na EACH


Caros colegas e estudantes,
Neste semestre, a Comissão de Graduação finalizou a reformulação do Ciclo Básico na EACH. A CoC do CB, as CoCs dos cursos e o GAP lideraram as  discussões e a CG analisou todas as propostas que chegaram ao colegiado. A seguir, encontra-se um resumo das alterações aprovadas para 2013, que seguem para avaliação da Congregação.
1. SI, MKT, LCN, GER e OBS terão o Ciclo Básico estendido para 4 ou 6 semestres. Esta alteração possibilitará a antecipação de conteúdos específicos para os primeiros semestres e o prolongamento da formação interdisciplinar e da convivência entre estudantes de cursos diferentes por mais tempo. Alguns cursos optaram por fazer alterações em 2014.
2. SI, LCN, TM e GA incorporaram as disciplinas Estudos Diversificados I e II no elenco de disciplinas específicas aumentando o conteúdo profissionalizante nestes cursos.
3. As Disciplinas Gerais permanecerão com dois créditos e terão foco mais específico, que estará explicito no nome da disciplina e na sua ementa. Os estudantes terão algum grau de escolha na matrícula para as DGs, tendo que cursar  uma delas dentro de cada um dos seis módulos temáticos (as seis grandes áreas das atuais DGs). A CG entende que estas alterações irão aperfeiçoar  o Ciclo Básico da EACH e favorecer a consolidação dos cursos de graduação.

Outras notícias importantes para a Graduação na EACH:
Neste momento, a CG e a CPG estão realizando a atribuição didática conjuntamente, tentando minimizar a sobrecarga dos docentes que atuam na PG EACH. Simultaneamente, estamos estudando o número necessário de cargos docentes a serem solicitados à Reitoria, com vistas a sanar o atual déficit de recursos humanos na graduação e pós-graduação.  Preocupados com o índice de evasão em nossos cursos e tendendo a uma solicitação da Pró Reitoria de Graduação, enviada em 10/05/12, estamos iniciando um levantamento sobre as causas da evasão na EACH, utilizando o questionário enviado pela PróG. Este questionário poderá nos ajudar a entender as causas da evasão e desenvolver estratégias que favoreçam a
permanência estudantil e o aperfeiçoamento dos cursos.

Hoje (14/05/12), o Governador Geraldo Alckmin lançou o programa “São Paulo Amigo do Idoso”, quando foram anunciadas as ações de diversas secretarias para a população idosa do Estado. O Governador anunciou a criação do Laboratório Centro Dia do Idoso na USP Leste que representará um importante campo de atividades práticas de ensino de graduação e pesquisa para o curso de Gerontologia, Ciências da Atividade Física, Medicina e outros cursos da USP que possam se interessar pela atenção aos idosos com dependência.

Fico à disposição para dúvidas que possam permanecer. Aproveito para agradecer a colaboração de muitos docentes e discentes que se envolveram com as discussões sobre o aperfeiçoamento dos cursos de graduação na EACH.

Mônica Yassuda
CG EACH USP

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2