sábado, 9 de abril de 2011

Dúvidas de uma candidata ao vestibular de GPP.

Vestibulanda para GPP . .
Oii, eu vou terminar esse ano o Ensino Médio e vou prestar pra GPP da each usp! Pesquisei sobre essa área, gostei e me identifiquei muito. Só que ainda não consegui achar muito sobre o curso, vi a grade das aulas, pesquisei sobre as áreas de atuação mas ainda não entendi muito bem... só tem trabalho nessa área para quem passa em concursos públicos para ser administrados público? quem faz estágio trabalha onde? é facil conseguir emprego nessa área sendo um bom profissional? abrem novos concursos públicos a cada quanto tempo em média? qual a média salarial inicial? e depois de bastante tempo de atuação? tem pós graduação?

Aguardo respostas...muito obrigada!!

Samara

===================

Resposta dada por Ferigolli:

Querida samara
diz o manual do veterano de gpp que devo trata-la por proto-bixete...mas vou poupá-la neste momento da alcunha, pois não compactuo com a designação! Muito embora existam outros tópicos com as mesmícimas perguntas já respondidas à exaustão, vou aqui humildemente tecer minhas considerações, no intuito de ajuda-la! Note desde já que também não vou cobrar nenhuma garrafa de cangibrina, caso seja aprovada, como também consta do manual dos veteranos, pois também não concordo com tal conduta, e como a democracia é espaço que deve ser cultivado no campo das ações e não só nas discussões academicas, exerço aqui o direito de não seguir os rituais informais desta academia! Vamos então às questões:...

==========
...
só tem trabalho nessa área para quem passa em concursos públicos para ser administrados público?

segundo a constituição federal artigo 5º inciso XIII, o trabalho é livre, podendo a lei restringir o seu exercicio de acordo com as qualificações que julgar necessária. Perceba por exemplo que para exercer a medicina, a lei somente autoriza que estudou medicina (aqueles infelizes que aparecem de vez em quando no noticiario praticando a medicina sem diploma, cometem um ilicito penal). Acontece isto com outras profissões com por exemplo a de contador, engenheiro, geógrafo, peão de rodeio, etc são também profissões que a lei exige algo mais para o seu regular exercício. No caso de administrador publico ou gestor publico, ou ainda o exercicio da prostituição, de vendedor, etc, não existe restrição legal. Porém, a instituição publica ou privada ou mista ou do terceiro setor que vier a requisitar o serviço destes profissionais não regulamentados, podem dar preferencia a certas qualificações e/ou habilidades que julgar apropriadas para tal função! Desde já então digo que para profissionais bem formados (que não limitam sua formação ao banco escolar, mas que expanda seus horizontes adquirindo multiplas competencias) tem trabalho em todas as áreas que citei: pública, privada, mista e terceiro setor, podendo ainda, se tiveres tino para a coisa, constituir um negócio privado ou "negócio social", atravéz de ONGS, OSCIPS, constituir uma empresa e tentar explorar atividade pública como permissionaria ou concessionaria, etc!
========

quem faz estágio trabalha onde?

o estágio em gpp tem como objetivo: Incorporar a experiência de trabalho em uma instituição pública, conforme nos informa a ementa da disciplina (Disciplina: ACH3607 - Estágio Obrigatório - Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 120 h ) ). Portanto, via de regra o interessante é voce estagiar nos poderes: Legislativo: Federal (senado federal, camara dos deputados, tribunal de contas na União), Estadual (Assembleias Legislativas, Tribunal de Contas do Estado, Conselho do Contas), Municipal (camara dos vereadores, tribunal de contas do municipio (quando houver). Executivo: Federal: Presidencia da Republica, Ministerios. Estadual: (governadorias e secretarias de Estado). Municipal (prefeitura, secretarias e órgão auxiliares). Poder Judiciário: Federal: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais, Superior Tribunal Militar, Tribunais Militares Estaduais) Estadual: Tribunais de Justiça. Note que apenas me referi à administração pública direta, mas também é possível estagiar na administração pública indireta, que são as Autarquias: Ex: Inss, Bacen, Autarquia Hospitalar Municipal, etc. Fundações Publicas: Ex: Ibge, Fundação Zoologico, Itesp. Sociedade de Economia Mista: EX: Banco do Brasil, Sabesp. Empresas Publicas: Ex: Caixa Economica Federal, Infraero. Note então que voce pode ficar bem tranquila pois existem inúmeras possibilidades de estágio, sendo que provavelmente exista alguma coisa a menos de 1km de sua casa!
============

é facil conseguir emprego nessa área sendo um bom profissional?

Samara querida, a necessidade é tanta que até sendo uma profissional ruim voce encontra ocupação! Basta ver algum problema de competencia do poder publico nas imediações de sua casa, pensar a quanto tempo falam em resolver e não conseguem, para vc ter noção do quanto precisam de gente com esta formação que voce aspira!Até mesmo prestando consultoria pra sua prefeitura voce ajuda bastante! Existem mil possibilidades de atuação montando uma OSCIP. Grandes empresas que mantem relacionamento mais frequente com governos (que não se limitam apenas ao recolhimento de seus impostos) também podem contratar profissionais com nosso perfil, porém para isso elas devem nos conhecer. Aproveite e pergunte (pode até ser por email) ao setor de relações governamentais de alguma grande empresa perto de sua casa qual o profissional que ela costuma contratar para este setor, quais qualificações ela julga importante a pessoa ter, etc. Certamente vc terá capacidade de desempenhar com desenvoltura as tais aptidões e habilidades necessárias!
==========

abrem novos concursos públicos a cada quanto tempo em média?

em que pese argumentos do tipo "a máquina está inchada" a realidade nua e crua é que existe déficit de servidores públicos em variadas funções e variados setores neste país. Então por exemplo vc ouve dia sim dia não na tv alguem dizendo que armas entram facilmente no país pois nossas fronteiras são enormes e vulneráveis. Eu te pergunto: Por que vc e seus amigos não vão até alguma área de fronteira policiar para ajudar a diminuir este problema? Obviamente vc me dirá que esta não é sua atribuição, no que vc está coberta de razão. Só neste único exemplo vc já pode ter uma idéia do quanto de servidor do tipo policial federal, rodoviário federal, fiscal da receita, exercito, marinha e aeronautica, policiais estaduais, inteligencia, etc, e consequentemente das áreas de suporte por tras destas estruturas são necessários para dar conta desta enorme tarefa. Além disso, é óbvio, aviões espiões, radares, etc, que são operados por servidores também e o principal, gente (como vc depois de formada) para planejar essas ações do ponto de vista logistico, orçamentário, estratégico, de alocação de recursos humanos e materiais, etc). Por favor, não desista agora só porque eu falei que tem muito trabalho, hehe!! Outro abacaxi pra vc descascar é pensar no que fazer com eventuais servidores que se encostam no trabalho do outro (e eles de fato existem, digo isto pois já estou no meu 3º trabalho no setor público e sempre os encontro). Sugiro que vc desde já comece a consultar sites que mantem informaçoes sobre concursos públicos (pciconcursos, jcconcursos, correioweb, etc) e até, se achar que este é seu caminho, comece a ler editais, ver o que costumam cobrar, e faça também provas para ir treinando...! Vc verá que abrem novos concurso públicos no Brasil todo, em todo os 5 mil municipios, praticamente toda semana tem 1
==========================

qual a média salarial inicial? 

http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/bol_remuneracao.htm
neste link acima vc tem os atuais salários dos servidores públicos federais do poder executivo! Já dá pra ter uma idéia. Porém note que via de regra os salários federais são maiores que os estaduais que por sua vez são maiores que os municipais. Porém os que pagam melhor são os que são mais dificeis de ingressar, pelo nível de exigencia das provas e pela grande concorrencia! Nos próprios sites de concursos eles já falam das remunerações! O máximo no serviço público é o salário dos ministros do STF, hoje se não me engano uns 27 mil. O mínimo é 1 salário mínimo. Na área privada o mínimo é o mesmo e o máximo é ilimitado. Lembre-se que vc pode hoje mesmo fazer qualquer concurso que peça apenas o nível médio. Depois de formada em gpp vc poderá fazer qualquer concurso que não exija uma formação específica. Ex: Vc não poderá fazer concurso de advogado da união, pois exige formação em direito. Mas vc poderá (se nada mudar até lá) fazer por exemplo o concurso de especialista em políticas públicas e gestão governamental, do ministério do planejamento, que não exige formação especifica, somente diploma de curso superior. Então vc poderá concorrer com advogados, engenheiros, sociólogos, formados em gastronomia, estatística, biologia, medicina veterinária, fisica, tradução, etc. Aí, na hora do vamos ver, cada um mostra na prova se consegue ingressar...!!
=====================

depois de bastante tempo de atuação?

na área pública, se o órgão tiver um plano de cargos e salários, nele estarão consignadas as regras para a ascensão profissional e salarial. Veja no link anterior como estão escalonados os salários das diversas carreiras, muito embora ali só mostre os valores, não estando informados (pois seria quase impossível) os critérios de promoção de cada carreira, que são normalmente atualização profissional via cursos, decurso de um determinado periodo de tempo, avaliação periodica de seu desempenho e o cumprimento aos principios básicos da administração públca. (leia os artigos 37 a 41 da Constituição Federal), + assiduidade, disciplinas, etc. Na esfera privada, nas instituições mais bem estruturadas deve haver um plano de carreira, e obviamente seu trabalho deve fundamentalmente estar ajudando a GERAR LUCRO, senão, um abraço!
======================

tem pós graduação?

de vários tipos: públicas e privadas, em diversas direçoes, pra todos os gostos...! Mas quer me parecer que ainda é um tanto quanto cedo pra vc pensar nisso!

espero ter ajudado
beijo e abraço!

querendo ou precisando perguntar, estamos aí!
====================

Fonte: Comunidade de GPP no Orkut

2 comentários:

Anônimo disse...

viva a perspectiva mercadologica da universidade PÚBLICA financiada com dinheiro PÚBLICO em que quem ingressa pensa no... mercado

Anônimo disse...

cara, vc quis escrever palavras complicadas e bonitas, mas acabou escrevendo "mesmícimas". Simplicidade é tudo, meu caro.

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2