Nome: Rafael Prado Celso
6409945 - GPP
Políticas Públicas macrogovernamentais de Gestão
Sabemos que a sociedade enfrenta diversos problemas públicos tanto em cunho econômico quanto social, e, é diante destas questões que tais problemas são selecionados para a concepção da Agenda pública e, a posteriori, serão formuladas políticas públicas responsáveis pelo tratamento dos problemas – geridas pelos governos em seus âmbitos federais, estaduais ou mesmo municipais.
Os processos que definem as políticas públicas são muitas vezes tratados da mesma forma que os processos que identificam um determinado problema. A questão é que esses fatores diferem entre si – não podem ser tratados de uma só forma, pois, cada um desses processos possui uma dinâmica diferente. Tratá-las igualmente não somente impacta o tempo de resposta para a execução de uma política – mas todo o processo responsável por sua gestão como nos explica Kingdon1.
Quando analisamos políticas em âmbito macrogovernamental, isso vai muito além, pois os processos de gestão podem ser ainda mais descentralizados devido à presença de um maior contingente de partes interessadas na mesma – isso causa gaps de comunicação no setor público, e, conseqüentemente, prejudica a execução de toda a política, pois facilita, inclusive, atitudes ilícitas e desvio de recursos financeiros devido a sua abrangência.
Articular este tipo de política necessita constante monitoramento e avaliação dos resultados gerados pela mesma, ou seja, um processo bem definido, gestores competentes e foco na execução dos PROPÓSITOS da política pública. Diversas políticas de governo foram mal sucedidas não somente devido à má gestão – mas desvio de seu propósito ao longo do programa para manipular seus índices de desempenho ou mesmo atender os interesses de indivíduos mal intencionados.
O resultado? Sensação que o dever dos responsáveis pela política está sendo cumprido – porém na prática, gente passando fome e morrendo na fila dos hospitais. Pão e circo para aliviar a tensão da sociedade, futebol e samba em âmbito macrogovernamental para desviar a atenção das políticas ineficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário