quarta-feira, 1 de julho de 2009

OPTATIVAS PARA GPP - SEGUNDO SEMESTRE 2009.



Para aumentar, clique nas imagens acima.
Caros alunos;
Hoje dia 1º de julho começou no sistema júpiter a segunda interação de matrículas, e todos os alunos de GPP que cursaram disciplinas optativas deverão se matricular novamente, uma vez que o quadro de optativas teve algumas alterações.
No anexo desta mensagem há a lista de optativas junto com seus respectivos horários, seguidos de um breve resumo de cada disciplina, preparado pelo próprio docente. Portanto, peço a todos que analisem com atenção esta lista, pois é este horário que vale para o oferecimento no próximo semestre. Vcs verão que há algumas mudanças em relação ao primeiro período de interação de matrículas, portanto, TODOS devem checar suas matrículas e acertá-las conforme a lista anexa a esta mensagem.
Fico a disposição de todos, lembro ainda que a Profa. Flávia Mori oferecerá a disciplina de Introdução à Economia novamente neste segundo semestre, o nosso intuito é que alunos que tenham que cursar tal disciplina fora de seu semestre ideal tenham mais uma oportunidade para cursá-la. Portanto, peço que todos analisem com atenção o quadro disponível no Júpiter, principalmente em relação às optativas que coincide com a lista que agora envio.
Fico a disposição de todos.
Abraços; Zé Renato


--
Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Universidade de São Paulo (USP)
=============
Do Webmail USP.

INFORMATIVO SOBRE OPTATIVA- PROF. WAGNER PRALON
SEGUNDO SEMESTRE DE 2009.


Prezados alunos,

ofertarei uma disciplina optativa no segundo semestre de 2009. O nome da disciplina é "A recente produção bibliográfica de fronteira na área de políticas públicas".
Trata-se de uma disciplina de 2 créditos, que será oferecida às sextas-feiras, de manhã (10:15-12:00) e de noite (21:00-22:45).
Os alunos matriculados pela manhã poderão assistir às aulas à noite, e os alunos matriculados à noite poderão assistir às aulas de manhã.
O objeto da disciplina serão capítulos publicados no "Oxford Handbookof Public Policy" (2006) e artigos relevantes publicados recentemente nas principais revistas nacionais e internacionais da área de políticas públicas.
Encaro esta disciplina como uma oportunidade de estudarmos JUNTOS a recentíssima produção acadêmica DE FRONTEIRA em nosso campo de estudos.
Em cada aula discutiremos UM TEXTO de 20 A 25 PÁGINAS. Esse limite semanal não será ultrapassado. Note-se, entretanto, que vários textos da disciplina estarão NA LÍNGUA INGLESA.
A avaliação da disciplina será feita da seguinte maneira: Todos os alunos deverão entregar resenhas semanais BEM FEITAS dos textos discutidos. O total de resenhas BEM FEITAS valerá 5 (cinco) pontos na MÉDIA FINAL da disciplina. Além disso, haverá UM TRABALHO FINAL de, no máximo, 6 páginas, que valerá os outros 5 (cinco) pontos na MÉDIA FINAL da disciplina.


Atenciosamente,

Wagner Pralon Mancuso


===============================================================
Optativa Ética (ACH 3667)

Prezados(as) alunos(as),

encaminho esta mensagem para falar de algumas novidades sobre a
disciplina optativa de Ética (ACH 3667), que vou oferecer no próximo
semestre às 5as. feiras, das 19h00 às 22h45;

a) consultei a Secretaria de Graduação e fui informado de que, embora
o limite formal de matriculas permitido pelo Jupiter seja de 60
alunos, o sistema poderá aceitar, por meio de solicitação feita pelo
professor, todos os inscritos na disciplina;

b) consultei o Jupiter e no momento estamos com 118 pessoas inscritas na disciplina; como já informei antes, aceitarei todos os inscritos;

c) a Secretaria de Graduação acabou de me confirmar que será disponibilizado durante todo o semestre o Auditório Verde (em frente à biblioteca), que tem capacidade para 120 pessoas, para que possamos viabilizar as aulas com a quantidade de alunos(as) que se inscreveram na disciplina;

d) já está confirmada uma palestra, durante o curso, com um profissional do Direito para vir conversar conosco sobre as tendências mais recentes, no Brasil e no exterior, relativas à criação ou ao aprimoramento de instrumentos legais de combate à corrupção no setor público. Ele é professor da USP, Livre Docente em Direito Internacional, Procurador do Ministério Público Federal, tem 5 livros publicados, 30 capitulos publicados em livros organizados por outros
autores e 40 artigos publicados em revistas cientificas e/ou juridicas;

e) estou tentando também viabilizar palestras com outros profissionais. Confirmei hoje uma mesa chamada "Ética, Corrupção e Democracia", com dois cientistas politicos convidados (um da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e outro do INSPER, antigo IBMEC-SP), para tratar do tema dos impactos da corrupção sobre a democracia. Também estou tentando montar outra mesa, chamada "Midia, Estado e Transparência", com jornalistas (um deles, do Observatório da Imprensa, já confirmou presença), para tratar do papel da midia na questão da transparência no setor público. Estou correndo atrás também de representantes de órgãos de controle das contas públicas para que venham falar para nós sobre como se dá o trabalho deles e como aquele trabalho contribui para a ética e a transparência na administração pública.

Bem, por enquanto é isso.

Boas férias

Abraços

Muito obrigado

Wagner Iglecias

Prof. Dr. Wagner Iglecias
Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

====================================================================

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2