sábado, 2 de janeiro de 2010

Trabalho final de FESB - Leonardo Spicacci

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES
Formação Econômica e Social do Brasil


As cidades brasileiras na Primeira República

Leonardo Spicacci Campos

Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo

São Paulo, 2009


1. Introdução: das vilas às metrópoles

Os centros urbanos ocuparam, durante todo o período colonial, um papel meramente auxiliar e periférico na América Portuguesa. Longe de serem os centros econômicos e sociais que representam hoje para o país, os pequenos núcleos urbanos da Colônia eram, basicamente, apêndices das grandes propriedades rurais, funcionando como sede dos órgãos administrativos e de pequenos entrepostos comerciais. Neles, eram reproduzidas, inclusive, as relações parentais e mandonistas encontradas nos latifúndios monocultores. Nesse contexto, as Câmaras Municipais serviam apenas como instrumentos de poder nas mãos do patriarca, que não encontrava resistências numa sociedade marcada pela fidelidade e pela solidariedade vertical entre “quem manda” e “quem obedece”.

A organização espacial era marcada pela vizinhança social e economicamente homo- gênea, como mostra o seguinte trecho, que descreve um típico núcleo urbano do Brasil colonial:

“... no centro, a Matriz, cujas proporções espelhavam a fortuna o grupo dominante, rodeada, no Largo e nas ruas adjacentes, pelas casas amplas e confortáveis das famílias gradas, vizinhas dos edifícios públicos;
caminhando-se para a periferia, as casas se tornavam mais modestas e,
finalmente, na periferia exterior, se localizavam as famílias e indivíduos pertencentes às camadas inferiores da parentela”
(CARDOSO et al, 2006, p.200).


O crescimento dos núcleos urbanos, porém, causou, ao longo do tempo, o enfraquecimento dos ditos “mandões”, no que o aumento e o fortalecimento das camadas médias (um fenômeno tipicamente urbano) teve papel central. As novas formas de viver geraram muitas vezes um sentimento de aversão ao “mandão”, que, além disso, foi paulatinamente perdendo força pelo aumento do poder estatal (embora, é importante dizer, muitas vezes o aparelho estatal tenha funcionado como mero instrumento de afirmação do seu poder). O crescimento dos núcleos urbanos também representaria, assim, o enfraquecimento dos antigos laços sociais, baseados na solidariedade patriarcal, vertical, com a ascensão de uma nova forma de solidariedade, horizontal, entre pessoas condições socioeconômicas semelhantes, processo que se intensificou nas maiores cidades do país durante o Império. A tabela abaixo mostra o crescimento dos núcleos urbanos durante o período colonial no Brasil.






Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2