domingo, 31 de janeiro de 2010

Trabalho Final Adm. Finac. e de Orçamentos - Cinthia Granja - Públicos

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


RELATÓRIO DOS BALANÇOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Cinthia Granja Silva - 6409372

Professor e Doutor Jaime Crozatti
Administração financeira



São Paulo, 14 de dezembro de 2009.



1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização

A cidade de São Paulo foi fundada pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega que buscavam um local seguro para se instalar e catequizar os indios em 25 de janeiro de 1554 com o nome de Piratininga.
Os jesuítas construiram o Pátio do Colégio, localizado próximo aos rios Tamanduateí e Anhangabaú e, apenas em 1711 recebe o nome de São Paulo pelo Rei de Portugal, que mais tarde, em 1815, a torna capital da província do Brasil.
Em 1827 a Faculdade de Direito do Largo São Francisco foi inaugurada e, devido ao fato a cidade se tornou um centro intelectual, mas só passou a ser um centro financeiro ao final do sec. XIX com a expansão da cafeicultura, que atraiu muitos imigrantes.
No dia 9 de julho de 1932 eclode a Revolução Constitucionalista em São Paulo, devido ao choque entre a elite paulista e o Governo Federal e, já em 1940 o movimento industrial se aquece e se torna o setor mais importante da economia da cidade.
Nos anos 70 o setor de serviços ganha maior notoriedade na economia paulistana e as industrias migraram para a região metropolitana do Estado, o ABCD, que inclui as cidades de Santo Andre, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema.
Atualmente a cidade de São Paulo e é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Brasil e da América Latina. É a 14ª cidade mais globalizada do planeta, a maior cidade de todo o hemisfério Sul e a 6° maior cidade do mundo, contendo apenas na região metropolitana mais de 19 milhões de habitantes.
A cidade de São Paulo é a décima mais rica do mundo, representando 12% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo também responsável por 28% de toda a produção científica nacional.
A cidade é a capital do estado de São Paulo, localizado na região Sudeste do Brasil e possui em seu brasão oficialo lema: "Não sou conduzido, conduzo", que deriva da frase em latim "Non ducor, duco", simbolizando ser a locomotiva do país.


Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2