domingo, 29 de janeiro de 2012

Discurso de Formatura GPP da Turma IV por Prof. Dr.: Fernando Coelho

Boa Noite a Todos(as),

Inicio meu breve discurso com os devidos cumprimentos. Ao cumprimentar o Prof. Waldir Mantovani, neste ato representando o Diretor da EACH-USP – Prof. José Jorge Boueri, cumprimento a todos os  funcionários – docentes e não-docentes – de nossa unidade.

Ao cumprimentar o meu colega Prof. Marcelo Arno Nerling, docente homenageado pela IV Turma do Bacharelado em GPP, congratulo os 24 professores do nosso curso e os docentes colaboradores/visitantes, todos – igualmente – importantes na formação acadêmica de nossos alunos.

Na sequência, cumprimento o Exmo Senador Eduardo M. Suplicy que anualmente prestigia alunos, professores e funcionários da EACH-USP com palestras e/ou prosas políticas e, nesta noite, é o nosso Patrono. E, em especial, cumprimento os 55 formandos em Gestão de Políticas Públicas, agradecendo-lhes pela honrosa indicação para ser o paraninfo, bem como cumprimento os PRINCIPAIS co-responsáveis pela conquista de vocês – formandos – e, sem dúvida, seus apoiadores INCONDICIONAIS – mães/ pais, avós/avôs, irmãs/irmãos, esposos/esposas, filhos/filhas, enfim, os familiares e, em adição, os amigos que prestigiam esta solenidade.

Geralmente, no discurso de um paraninfo, alguns professores proferem os últimos ensinamentos tal como a última aula da universidade; alguns professores, pelo contrário, optam por relembrar a trajetória de 4 (quatro) anos do curso, reavivando a memória dos alunos em relação à alguns momentos ESPECIAIS do curso. Ainda, alguns professores preferem ressaltar o papel dos formandos na sociedade, como cidadãos, e no mercado de trabalho, como profissionais.

Em se tratando de uma colação de grau FESTIVA e cuja interlocução com a platéia é fundamental, eu escolhi um discurso diferente, qual seja: apresentá-los a partir da minha percepção como docente, cada um dos nossos 55 formandos. Trata-se de uma característica e/ou fato de cada um desses alunos que marca a minha lembrança como professor e que demonstra a natural (e profícua) DIVERSIDADE do corpo discente de uma universidade.

Em ordem alfabética:

1. ALLAN SOUZA SANTOS – um garoto muito afável, promissor nas atividades que envolvem relações humanas.
2. ANDREA HENRIQUES – nossa analista de projetos sociais no Instituto Hedging-Griffo.

3. ANDRÉIA LIMA SCHUNEMANN – enorme batalhadora; tornou-se uma especialista em casos para ensino.

4. ANITA DE CÁSSIA SBERGUE – expansiva, sofreu com o Prof. Pralon... mas aprendeu muito bem as maravilhas da iniciação científica.

5. CAIO V. MARTINS SILVEIRA – sempre sentado ao fundo, mas ao contrário do senso comum (em relação aos alunos do fundão), muito ativo, interessado e participante.

6. CAROLINE MIRANDA SAMPAIO – aluna muito dedicada; sofreu também com o Prof. Pralon, mas a recompensa veio com o excelente TCC!

7. CAROLINE RIZZI PIREIRA – futura mestranda em Administração Pública. Bateu na trave em 2011, mas em 2012 chegará lá.

8. CASSIA FERNANDA DA SILVA - militante e sonhadora, não tenho dúvidas de que será uma expert em políticas públicas de educação.

9. CINTHIA GRANJA SILVA - futura mestranda em Administração Pública; não desista!

10. DANIEL KENZO JOUTI – tranquilidade e perspicácia, características fundamentais para um futuro funcionário público de carreira.

11. DANILO SENEN CAVALLIERI DE OLIVEIRA – um dos ativadores da nossa OGP e futuro assessor parlamentar em Guarulhos.

12. EGLY MEYER ALVES – persistente e com uma capacidade de superar quaisquer dificuldades. Em frente!

13. ERIK KEITI HIEDA – calmo, constante, o mesmo em qualquer situação. Meus votos de sucesso como servidor no Governo do Estado de São Paulo.

14. FELIPE LUCAS GUERATTO – entre a cantina e a aula, sempre uma boa conversa. E garoto de bastidores!

15. FLAVIA MENDES DE ALMEIDA COLLAÇO – comprometida, TCC nota 10, prêmio de estágio na PMSP, etc.

16. FLAVIA SPINELLI MEZZARANA – brilhante academicamente. Aposte em um futuro na pós-graduação.

17. GABRIEL LELEKO E SILVA – de Poços de Caldas para a EACH. Envolvido e dinâmico, sem dúvida, trabalhará na área de projetos.

18. GABRIELA DOS SANTOS RODRIGUES – divertida, muito focada, nossa estagiária no segmento Poder Público do Banco Itaú.

19. GLAUCIA DA SILVA GOMES RIBEIRO – descontração com concentração; nossa analista de mercados públicos da ROCHE.

20. GUILHERME CAPOVILLA – não tem tempo ruim; foco nas atividades interpessoais. Será um homem de relações públicas.

21. HELOISE CRISTINE ROSSIT SILVA - nossa empolgante professora de Francês. Que se torne uma vibrante Gestora de Políticas Públicas!

22. HERMANO FRANCISCO SILVA – persistente, nosso assessor da presidência da SABESP!

23. JAVIERA FERNANDA MEDINA MACAYA – representa a cota internacional do nosso curso; mitad chilena, mitad brasileña. Sorte dela, pode escolher um dos dois países para trabalhar.

24. JORGE LUIZ CASSEB QUIRINO – articulador e negociador, mas polêmico, e bota polêmica nisso!

25. JOSY ELLEN DIAS DE SOUZA LEMOS – guerreira, nossa futura vereadora de Itaquaquecetuba!

26. JULIANA GOMES DA SILVA - recém-aprovada no concurso de Executivo Publico da Sec. Estadual da Educação de SP. Parabéns!

27. JULIANNE NESTLEHNER PINTO – Muito hábil. Nossa Assistente na Sec. Estadual da Cultura de SP. Sucesso!

28. LAÍS FERREIRA BICUDO – chefe desta comissão de formatura e para tal, muito detalhista, acurada, qualidade essencial a uma gestora pública.

30. LEANDRO RESENDE DE FREITAS – com seu estilo/jeito mineiro, quieto, sorridente, vai longe na área de GPP!

31. LEONARDO MARRAS XAVIER – craque do futsal da EACH. Foco é o seu ponto forte! Em frente...

32. LEONARDO SPICACCI CAMPOS - depois de sua experiência pela UNESCO em Guiné-Bissau, é o nosso embaixador. Futuro especialista em políticas públicas de educação.

33. LIA FARES GONÇALVES GRACIOTO – muito dedicada, mas sempre preocupada com o TCC, Estágio, etc. Também premiada em concurso da PMSP!

34. LUCAS BOVO MARTINS – De Araras-SP para a EACH-USP. Calma e presteza são as suas marcas, além de bom corinthiano.

35. LUIZ ALAN FUJITA DE OLIVEIRA NEVES – no início era da turma da “malhação”... se encontrou no decorrer do curso a partir de sua experiência na Prefeitura de Guarulhos.

36. LUIZ FELLIPE SALOMÃO QUEIROZ – Nosso analista na Delloitte Brasil. Afinal, GPP também é consultoria !

37. MAICIRA GALLUCCI LOPES – sempre de bem com a vida! Nossa estagiária e futura funcionária na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

38. MARA PAULINI MACHADO – militante, nossa mais aguerrida representante do movimento feminista.

39. MARCOS OLIVEIRA RODRIGUES – Nosso técnico judiciário da Justiça do Estado de São Paulo! A partir de agora, novas oportunidades e portas de abrem.

40. MARIO CESAR PANZA JUNIOR – militante... GPP é arte, cultura e teatro.

41. MAURO MANSANO DOS SANTOS – Muito Bom TCC orientado pelo Prof. Alessandro Soares! Não é para qualquer um.

42. NATALIA CRISTINE S DO PRADO – É a cara/mulher! Esposa, mãe, boa aluna, profissional, articuladora política e muita força e apoio para o CAHS!

43. NELSON SOARES FILHO – muita serenidade e preocupação com o entorno. Qualidades importantes para um gestor de políticas públicas.

44. RAQUEL GAMMARDELLA RIZZI – excelente aluna. Nossa mestranda na EACH-USP em 2012.

45. RAQUEL SOBRAL NONATO – aluna dedicada, TCC nota 10! Tem futuro na academia. Pense nisso!

46. RAUL FERRONATO COSTATO – nosso estagiário na reestruturação do Detran-SP. Polêmica também é sua marca.

47. REGIANE HARADA – sempre presente nas aulas (junto com Caique)! Aluna bastante dedicada.

48. RENAN MENDES CONTRERAS – polido, atencioso e sempre de prontidão nas disciplinas do curso.

49. RENATA DOMINGUES SALES – Nossa funcionária na Justiça Federal de São Paulo! Trabalho, casamento, filho e GPP... não foi fácil, mas valeu muito a pena!

50.RITA ISCHKANIAN DE OLIVEIRA – Carismática, aluna presente e sempre interessada.

51. SHEYLA APARECIDA TAVARES PEDRUCCI – uma futura especialista em políticas públicas de educação, com importante contribuições da Prof. Gladys.

52. TAMIRIS GOMES SOBRAL – Gosto e habilidade especial para os projetos na área social/cultural. Vai longe se persistir nesta área.

53. TASSIANA LUCENA DOS SANTOS – em todas as aulas, muito questionadora e buscando uma visão distinta ou além...

54. THAIS PEREIRA MARTINS – bastante dedicada e ativa dentro e fora da sala de aula, prêmio de estágio na prefeitura de São Paulo, Projeto Rondon, Estágio na EACH, etc.

55. THAIS PORTO FRANCO – no início era da turma da malhação... com a experiência profissional na PMSP obteve a sinergia com o curso!

56. VANESSA PANCHERI – Nossa representante da Cidade Azul (Rio Claro). Focada, sempre muito atenta e interessada!

57. VINICIUS FELIX DA SILVA – É o cara....filósofo, RD, estagiário na DERSA, movimento estudantil e excelente aluno! Esqueci de alguma coisa?

58. WALQUIRIA TIBURCIO – Nossa representante de Pindamonhangaba. Sempre atenciosa e de bem com a vida!

Eis a IV TURMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS da EACH-USP, da qual nos orgulhamos e para a qual eu peço a todos uma salva de palmas.

Meu muito obrigado!


Leia também: Discurso do representante discente Vinicius Felix.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Distribuição de Salas - 1º Semestre de 2012

Prezado(a) ,

Informamos que está disponível no site da EACH a distribuição de salas para o primeiro semestre de 2012.

A distribuição pode ser consultada através do caminho: www.each.usp.br > Comissão de Graduação

Ou do link: http://each.uspnet.usp.br/graduacao/distribuicao-de-salas-20121.xls

Atenciosamente,
*****************************************************
Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Discurso de Formatura GPP da Turma IV por Vinicius Felix

Transcrição do discurso proferido pela formatura da turma IV de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, quando da cerimônia de colação de grau festiva, em São Paulo, 24 de janeiro de 2012.

Boa Noite a todos,

É uma grande honra falar como representante da nossa orgulhosa turma IV de Gestão de Políticas Públicas, honra pela qual eu agradeço e a qual recebo humildemente.

Depois de 4, 5, 6, 7 ou mesmo 3 (!) anos de GPP, estamos diante de mais um momento de iniciação (não de fim); mais um rito de passagem, o que demanda que recebamos uma nova forma de tratamento, como quando ingressamos na USP como bixos e depois universitários, propriamente.

A coisa mais óbvia não seria Gestores de Políticas Públicas? Afinal, não é essa a nossa formação? Digo que talvez ainda não seja o momento de nos chamarmos assim, mesmo que alguns dos colegas estejam em situação em que já se considerem gestores.

Pensem em como o reconhecimento público amplo de nossa carreira ainda está aquem de todas as grandes esperanças depositadas na nossa formação, e verão como essas duas questões só se compatibilizarão quando estivermos realmente em posições-chave na condução das políticas públicas. É, portanto, uma condição à qual devemos ainda almejar, o que nos impulsionará ainda mais daqui pra frente.

Também pode haver colegas que depois desses anos de labuta e transformações, questionem se essa é realmente a carreira com a qual sonhavam, afinal. E talvez não queiram carregar esse título, desde já, como um fardo.

Como nos chamarmos, então, de forma a contemplar a todos? O que nos caracteriza? Acredito que todos entramos em GPP por um senso de responsabilidade comum: queríamos fazer parte das mudanças necessárias no nosso país, apesar das nossas diferentes concepções de estratégias para se alcançar esse fim.

Além dessa responsabilidade inicial, juvenil, partilhamos agora de uma responsabilidade mais madura, uma responsabilidade pelo nosso conhecimento.

Tudo que aprendemos sobre as ENORMES DESIGUALDADES da nossa sociedade; de tanto quanto nos falta para termos o nível de Civilização pretendido na nossa Constituição política; e tudo que lemos e ouvimos e debatemos sobre propostas de soluções que simplesmente não podem ir à frente por conta da debilidade da Gestão Pública... tudo isso nos desautoriza a usarmos a ignorância como justificativa para pretender a ALIENAÇÃO POLÍTICA !

Diferente de maioria das pessoas, nós agora temos conhecimento claro dos nossos DIREITOS e dos nossos DEVERES. Não importa quais rumos cada um de nós decida seguir daqui pra frente, somos TODOS responsáveis diante desse conhecimento.

Há um ÚNICO termo que verdadeiramente faz justiça à nossa condição presente e, ao mesmo tempo, encerra já em si todas as maiores dignidades que poderemos almejar para o futuro. Por isso digo, se não nos chamaremos mais apenas estudantes, também não nos chamemos AINDA gestores de políticas públicas.

Chamemo-nos , verdadeiramente, CIDADÃOS!

Obrigado!

Vinicius Felix da Silva
Orador, Turma IV de Gestão de Políticas PúblicasEscola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os 3 melhores cursos de Administração Pública do Brasil

Com duração média de dois anos, o curso de Administração Pública (ou Gestão Pública) vai formar um profissional habilitado para o planejamento e a gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais e elaboração de programas governamentais.


O administrador público está cada vez mais requisitado pelo mercado e pode gerenciar organizações do setor público em agências federais, estaduais ou municipais, bem como em empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais.
O curso, que é de tecnólogo, oferece formação nas áreas de legislação, administração, contabilidade e mercado financeiro, com disciplinas como economia brasileira, legislações trabalhista, orçamentária e tributária, sistemas de administração e direito administrativo. Além dessa parte generalista, que não é extensa, há muitas matérias específicas da área pública, como gestão de empresas públicas, responsabilidade social, licitações, gestão governamental e políticas públicas.
Curtiu? Então veja as escolas avaliadas pelo GUIA DO ESTUDANTE.



Nome da Faculdade Estrelas
Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (EG-FJP) ★★★★
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) ★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara ★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética
*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a edição completa nas bancas de todo o Brasil.
Para saber sobre outros cursos e faculdades, acesse Profissões e Universidades, no site do GUIA.
Confira mais dicas de onde estudar Administração Pública


Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

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RESPOSTA DO COORDENADOR DO CURSO DE GPP DA USP:








  • sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

    Mensagem da colação de grau Oficial da EACH





    A Colação de Grau oficial da EACH-USP será realizada no Auditório Azul, nos seguintes dias e horários:

    Dia 27 de fevereiro de 2012, às 18h30 – Cursos: Sistemas de Informação / Têxtil e Moda / Ciências da Atividade Física

    Dia 28 de fevereiro de 2012, às 18h30  – Cursos: Gestão de Políticas Públicas / Gerontologia / Marketing

    Dia 29 de fevereiro de 2012, às 18h30  – Cursos: Gestão Ambiental / Licenciatura em Ciências da Natureza / Lazer e Turismo


    Algumas informações importantes:

    1) Esta colação é a solenidade oficial e obrigatória;

    2) A cerimônia iniciará às 18h30min, impreterivelmente;

    3) Por ser uma cerimônia muito simples, dentro da Escola, não é necessário traje especial e não se previu espaço para convidados;

    4) Solicitamos que confirme sua presença até o dia 15.02.2012, para que toda sua documentação referente a colação seja providenciada;

    5) Recordamos que a expedição do diploma é condicionada à participação do formando na Colação de Grau.
    Estamos a disposição para maiores esclarecimentos e/ou dúvidas .

    Atenciosamente,
    Rosângela Vicente
    --
    Serviço de Graduação
    EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP
    Tel.: 55-11-3091-8812 /1038 / 1004 e-mail: sgraduacao-each@usp.br e alunos-each@usp.br



     ======================.

    DA COORDENAÇÃO DE GPP:

    4. DATA da Colação de Grau OFICIAL (ATENÇÃO FORMANDOS)

    Dia 28 de fevereiro de 2012, às 18h30  ? Cursos: Gestão de Políticas Públicas / Gerontologia / Marketing


    Algumas informações importantes:

    1) Esta colação é a solenidade oficial e obrigatória;

    2) A cerimônia iniciará às 18h30min, impreterivelmente;

    3) Por ser uma cerimônia muito simples, dentro da Escola, não é necessário traje especial e não se previu espaço para convidados;

    4) Solicitamos que confirme sua presença até o dia 15.02.2012, para que toda sua documentação referente a colação seja providenciada; Neste caso, todas as NOTAS do(a) estudante devem ser inseridas no sistema JUPITER até 13/02.

    5) Recordamos que a expedição do diploma é condicionada à participação do formando na Colação de Grau.

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    Att.,

    Cecília Olivieri e Fernando Coelho
          Coordenação de GPP

    segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

    Informes sobre a Matrícula 2012 - Grade 2011 adaptações - GPP 2012

    Boa Tarde,

    Como devem ter notado, o período de matrícula para o 1º semestre de 2012 já se encerrou, e o Jupiter já consolidou algumas matrículas. No entanto, ao longo do processo, muit@s colegas apresentaram dúvidas quanto às disciplinas que deveriam ser cursadas, em função das equivalências de mudança de grade (o principal problema sendo relativo à oferta das disciplinas ACH3554 Estado e Burocracia, que equivale à antiga Sociedade e Políticas Públicas, que muit@s formand@s cursaram; e ACH3524 - FESB II, que equivale aos créditos de IEPP II + Economia Brasileira, também cursadas por muit@s formand@s); pelo não aparecimento de disciplinas obrigatórias que deveriam ou poderiam cursar (comentaram do não aparecimento da turma de Introdução à Sociologia, para quem preciasará pegar a nova grade), e pelo aparecimento de uma obrigatória inesperada, ACH3727 - Auditoria no Setor Público.  


    ===========================.
    OBSERVAÇÃO: VIA FACEBOOK EM 05/07/2012





    • Fernando De Souza Coelho Meus caros, tudo bem? A disciplina de Auditoria é optativa, mas está cadastrada erroneamente no Jupiter como obrigatória. Informarei a por e-mail em instantes que estamos cancelando a disciplina. Ela será oferecida em 2013. Os motivos são a necessidade de maior articulação com o TCE-SP para realizá-la e a compensação de carga-horária do Prof. Jaime, que esta com carga-horária a maior nos últimos dois semestres.



    Fernando De Souza Coelho Não se preocupe Ildeu Basilio. Como informamos a todos por e-mail, esse é um erro do Jupiter deste ano que será descadastrado apenas em dezembro. Já acertamos isso na secretária de graduação e não atrapalah ninguém. Na hora da contagem de créditos será desconsiderado.há 24 minutos · 

    =========================================

    Informo que esses problemas foram devidos a erro por parte da Seção de Graduação, que infelizmente não foram os primeiros, e possivelmente não serão os últimos em relação à transição da grade. A disciplina de Auditoria, por exemplo, não é uma obrigatória nova, e na verdade, nem há previsão de sua oferta para esse semestre, portanto, podem ignorar. A coordenação já havia sido avisada, mas segue em cópia para a prof.ª Cecília, que está coordenadora nas férias do prof.Fernando. Para todas as dúvidas, peço que consultem o documento da transição da Grade e a Distribuição Didática de 2012/01, que seguem anexas.

    O professor Fernando também havia informado que os formandos que já concluiram ou concluirão com certeza os 160 créditos, incluindo todas as obrigatórias da Grade Antiga, e a apresentarão o TCC neste semestre, não precisarão se comprometer com a nova grade. Mas em todo caso, é boa precaução se matricularem nas obrogatórias novas que surgiram, para evitar imprevistos que acarretem mais um ano de graduação.

    Segundo o Calendário da USP (<https://sistemas.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2012.jsp>)
    , a Retirificação de Matrícula vai do dia 23 de março à 09 de abril. É nesse período que os que tiveram problemas com as interações de matrícula deverão efetuar as matrículas das obrigatórias e/ou optativas que consideram devem cursar e não apareceram nas interações, ou excluir aquelas que foram incluídas sem necessidade, por haver possibilidade de equivalência). Também poderão pleitear cursar as disciplinas obrigatórias de outros cursos, que não apareciam nas listas de Optativas USP, sendo aceit@s à critério das CoC dos próprios cursos, e eliminar disciplinas que considerem não poderão cursar. Em todos os casos, é recomendável que passem a frequentar as disciplinas logo no início das aulas, e informem o docente responsável de sua intensão de ter matrícula efetuada na disciplina, para que se proceda a sua reserva, em vagas dos desistentes. Todos esses requerimentos deverão ser efetuados pelo CalistoWeb (<http://www.each.usp.br/formularios/>), seguindo as instruções do próprio site.

    Quaisquer outras dúvidas podem ser enviadas para mim, qualquer d@s outr@s RDs, ou diretamente à coordenação do curso (professores Fernando Coelho (coordenador <fernandocoelho@usp.br> e Cecília Olivieri (vice-coordenadora <cecilia.olivieri@usp.br>).

    No ensejo, desejo a tod@s, em nome da Representação Discente de GPP, um excelente começo de ano, e felicitações para tod@s @s formand@s de 2011!

    Até Mais



    ===============

    [ERRATA] Na última mensagem informei datas erradas para o Período de Retificação. O prazo correto é de 23 de Fevereiro à 9 de março. Agradeço ao Josenildo, pelo toque! Valeu, Nildão!

    Até mais

    ==============
    [ERRATA 2] Ops, again. Em "Estado e Burocracia", leia-se ACH3554 Sociedade e Estado. Obrigado Márcio!

    Abaixo segue a mensagem original com as devidas correções,e adição de informação sobre a disciplina intersemestral ACH3556 - Pensamento Político Brasileiro e Políticas Públicas, para o caso de quererem divulgar em outros meios (Basílio, por favor?)

    Até Mais
    ===================


    Fonte: Vinicius Felix
    Graduando em Gestão de Políticas Públicas
    EACH/USP
    http://stoa.usp.br/vfelix



    USP Leste abre inscrições para idosos



    As inscrições para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) estarão abertas entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro.
    Qualquer pessoa com mais de 60 anos pode se inscrever gratuitamente em programas de atividades físicas, em palestras e em disciplinas regulares dos cursos de graduação. Mais informações na Comissão de Cultura e Extensão (Av. Arlindo Béttio, 1000 Ermelino Matarazzo / 3091-1016) ou na página
    http://each.uspnet.usp.br/ccex/folderunati-1-2012.pdf 

    I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura

    Pesquisadores de São Paulo que se dedicam à área da cultura chamam encontro para debater e organizar o campo da pesquisa no estado. O encontro acontece entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2012 no campus da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (USP Leste). O encontro recebe inscrições até o dia 18 de janeiro.
    O I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura busca reunir nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro pesquisadores das diversas áreas do conhecimento do estado de São Paulo que têm por objeto a cultura. O objetivo do encontro é fomentar a troca e o encontro interdisciplinares evidenciando convergências e oportunidades de colaboração – pesquisadores que se dedicam a temas semelhantes em diferentes instituições e pesquisadores de áreas disciplinares distintas que têm o mesmo objeto. O encontro parte da necessidade dos pesquisadores de encontrar interlocução organizada e espaços de interação e troca.
    A quem se dirige o chamado?
    Como se trata de um primeiro encontro, buscando a prospecção da área, está aberto a todos os que fazem pesquisa, nas universidades, no governo e na sociedade civil e que consideram que atuam no universo da cultura.
    Como será organizado o encontro?
    O encontro será composto de mesas onde os participantes apresentarão resumo das suas pesquisas, além de alguns painéis sobre a avaliação e o financiamento da pesquisa em cultura.
    Se eu quiser apenas assistir, sem apresentar trabalho, o que preciso fazer?
    Nada. Apenas compareça ao local do evento.
    Sou um pesquisador senior e gostaria de palestrar ou montar uma mesa – é possível?
    O encontro nasceu da necessidade que alguns pesquisadores sentiram falta de ter uma visão mais global do campo de pesquisa em cultura no estado de São Paulo. Infelizmente, não temos ainda um mapa de quais são os principais grupos de pesquisa, programas de pós-graduação ou as pesquisas em curso. Assim, achamos que antes de organizar um congresso acadêmico mais tradicional, seria conveniente chamar uma reunião na qual os pesquisadores apenas apresentassem suas pesquisas, que seriam agrupadas por tema de modo a que pudessem se encontrar. Antes de começarmos a organizar o campo, a ideia é fazer uma prospecção. Por esse motivo, não estamos separando, neste encontro, os pesquisadores que estão começando dos pesquisadores mais seniores (reunindo eles em mesas e painéis com mais destaque). Isso não significa que não distinguimos os diferentes graus de maturidade dos pesquisadores, mas apenas que nosso foco agora é fazer essa prospecção. Convidamos os pesquisadores seniores a apresentar a sua pesquisa e a presidir a mesa onde seu trabalho será apresentado e esperamos numa próxima oportunidade conceder a eles um lugar de mais destaque.
    Como faço a inscrição?
    A inscrição é gratuita, bastando enviar os seguintes dados para o email :
    * Nome
    * Instituição a qual está vinculado
    * Cargo/ Função/ Nível
    * Endereço para correspondência
    * Telefone
    * Página Internet
    * Email para contato
    * Título da pesquisa
    * Resumo de até 200 palavras
    * Palavras-chave da pesquisa
    Como fico sabendo da programação completa?
    A programação completa será divulgada no site: www.pesquisaemcultura.org no final de janeiro.
    Como chego até a EACH (USP Leste)?
    O acesso à USP Leste é muito fácil. De carro, siga na Rodovia Ayrton Senna e pegue a última saída antes do aeroporto de Cumbica. A saída é sinalizada e o prédio da EACH é visível da rodovia. De transporte público o acesso também é simples. Siga até a estação Brás ou Tatuapé do metrô e faça a conexão com a CPTM. Pegue a linha F (sentido Calmon Vianna) e desça na estação USP Leste que já está integrada no campus (20 minutos vindo do Tatuapé).



    Fonte:  http://www.pesquisaemcultura.org/?p=4

    Cocesp abre abrigo temporário de cães para visitas e adoção

    Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Área de Gestão Socioambiental da Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) fará plantão de agendamento para visitas ao seu abrigo temporário de cães. Os interessados em adotar cães abandonados devem fazer o agendamento por telefone. Após cadastro e entrevista, o local poderá ser visitado para escolha do cachorro.

    A Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, localizada no Butantã (Zona Oeste de São Paulo), tem, atualmente, cerca de 100 cães em seu abrigo temporário. Após a captura, os cães são submetidos a análises veterinárias, esterilização e tratamento. A visitação ao abrigo temporário de cães é uma das ações da campanha contra abandono de animais no campus que a Cocesp realiza todo ano, durante os meses das férias escolares – dezembro, janeiro e fevereiro.

    O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h, pelos telefones (11) 3091-4823 e (11) 3091-4891, com Rose ou Daniel. A Cocesp fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1280, Butantã, São Paulo.

    Mais informações:

    E-mail: meuambiente@hotmail.com

    * Com informações de USP Online


    Fonte:  http://www.each.usp.br/uspeachapp/noticia.php?id=1366

    EACH | Notícias Funcionários da EACH fazem manutenção nas dependências da unidade


    As equipes de manutenção e infraestrutura da EACH | USP Leste estão aproveitando o período de férias para executar diversos serviços nas dependências da Escola. O objetivo é garantir que alunos e professores iniciem o ano letivo de 2012 com a unidade em perfeita ordem e funcionamento.

    Desde o início de janeiro, as salas de aula e os banheiros de todos os edifícios da EACH tiveram a sua elétrica e hidráulica revisadas. Também foram feitos reparos de marcenaria, vidraçaria e serralheria. Os serviços de manutenção estão previstos para terminar no início de fevereiro.

    Com a finalização da manutenção, professores, alunos e funcionários terão um ambiente agradável e adequado para o início de mais um ano letivo.

    Pós-graduação ganha nova sala

    Dentre os trabalhos realizados no período de férias, a secretaria de pós-graduação foi transferida para uma ampla sala localizada no edifício I1. Com a mudança para a sala T03, os alunos da Escola terão mais espaço e conforto para a realização de suas atividades.


    Fonte: http://www.each.usp.br/uspeachapp/noticia.php?id=1367

    quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

    Ciclo Básico - Resolução de Problemas


    Características e papel a ser desempenhado pelo professor-coordenador


    ·         É o docente responsável pela turma de RP, de 60 estudantes, organizada com 5 grupos de 12 alunos vindos de diferentes curso.
    ·         Coordena, junto com os demais 4 professores-tutores da turma, o desenvolvimento das atividades de RP durante o semestre.
    ·         Responde pela organização dos encontros coletivos, com os 60 estudantes da turma.
    ·         Tem a responsabilidade de garantir o funcionamento adequado das aulas coletivas e a participação dos estudantes nas discussões, trabalhos e pesquisas, ao mesmo tempo que deve atuar no sentido de auxiliar os professores-tutores na organização de tempos e espaços que permitam atingir os objetivos propostos até o final do semestre.
    ·         Deve ter conhecimento dos recursos disponíveis para que os alunos possam realizar seus estudos, responsabilizando-se pelas relações institucionais necessárias para que as atividades do grupo-classe e dos sub-grupos ocorram a contento.
    ·         Responde institucionalmente pela avaliação da turma e pela inserção das notas e freqüências junto ao sistema Júpiter.
    ·         Informa aos alunos, no primeiro dia de aula: a estrutura, o funcionamento,  a organização das aulas de RP, e os critérios de avaliação.
    ·         Responde pela organização das ações relacionadas ao funcionamento adequado da disciplina junto ao CoL.
    ·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os demais professores-tutores na organização das aulas, buscando atuar em parceria com os mesmos.
    ·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os estudantes durante as aulas, assumindo uma postura equilibrada e dialógica diante das discussões coletivas, evitando possíveis esgarçamentos nas relações entre os membros do grupo.


    Características e papel a ser desempenhado pelo professor-tutor


    ·         Professor-tutor é o docente responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos nos grupos de 12 estudantes.
    ·    Tem a responsabilidade de garantir o funcionamento adequado do grupo com a participação de todos os estudantes nas discussões, trabalhos e pesquisas, ao mesmo tempo que deve atuar no sentido de auxiliá-los na organização de tempos e espaços que permitam atingir os objetivos propostos até o final do semestre.
    ·         O professor-tutor não é professor de metodologia de pesquisa, mas um especialista no campo de conhecimento dos estudantes, que contribui com seus conhecimentos acadêmico-científicos para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências relacionadas a: a) análise dos problemas estudados; b) resolução dos problemas elaborados; c) produção de relatórios científicos escritos.
    ·         Durante todas as discussões realizadas, o papel do professor-tutor deve ser a de um mediador, atendo-se a: a) Corrigir rumos quando os alunos se afastarem do problema proposto; b) Mediar conflitos decorrentes de rivalidades entre membros do grupo, tendência de um dos membros a monopolizar a discussão, a dar aula sobre o tema ou, ainda, quando surgir o inconformismo de algum membro com o rumo tomado pela maioria dos outros membros; c) intervir em situações em que um aluno torne-se alheio ao trabalho, ou que apresente dificuldades de relacionamento, ou que não contribua para o trabalho do grupo.       
    ·         Deve observar criticamente as discussões, coordená-las e mediá-las, tendo muito cuidado para não assumir o papel de um professor que dá aulas e ensina aos seus alunos os temas abordados, impedindo o protagonismo dos estudantes na resolução dos problemas.
    ·         Durante os encontros coletivos (60 alunos) e de socialização dos conhecimentos produzidos, deve organizar a apresentação sob responsabilidade de seus grupos de estudantes.
    ·         Deve incentivar o grupo e interessar-se por seu trabalho.
    ·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os alunos e alunas, além de disponibilidade para orientá-los.
    ·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os estudantes durante as aulas, assumindo uma postura equilibrada e dialógica diante das discussões coletivas, evitando possíveis esgarçamentos nas relações entre os membros do grupo.
    ·         Deve ter profundo respeito pela opinião do professor-coordenador e dos demais professores-tutores da turma, buscando atuar em parceria com os mesmos.
    ·         Responde pela organização das ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades do sub-grupo junto ao CoL.
    ·         Deve, necessariamente, participar de todas as aulas com o grupo-classe (60 alunos).

    Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

    Jovens querem ser políticos

    USP LESTE - EACH

    Vídeo institucional da EACH parte 1.

    Vídeo institucional da EACH parte 2.

    Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

    Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2