quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Discurso de Formatura GPP da Turma IV por Vinicius Felix

Transcrição do discurso proferido pela formatura da turma IV de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, quando da cerimônia de colação de grau festiva, em São Paulo, 24 de janeiro de 2012.

Boa Noite a todos,

É uma grande honra falar como representante da nossa orgulhosa turma IV de Gestão de Políticas Públicas, honra pela qual eu agradeço e a qual recebo humildemente.

Depois de 4, 5, 6, 7 ou mesmo 3 (!) anos de GPP, estamos diante de mais um momento de iniciação (não de fim); mais um rito de passagem, o que demanda que recebamos uma nova forma de tratamento, como quando ingressamos na USP como bixos e depois universitários, propriamente.

A coisa mais óbvia não seria Gestores de Políticas Públicas? Afinal, não é essa a nossa formação? Digo que talvez ainda não seja o momento de nos chamarmos assim, mesmo que alguns dos colegas estejam em situação em que já se considerem gestores.

Pensem em como o reconhecimento público amplo de nossa carreira ainda está aquem de todas as grandes esperanças depositadas na nossa formação, e verão como essas duas questões só se compatibilizarão quando estivermos realmente em posições-chave na condução das políticas públicas. É, portanto, uma condição à qual devemos ainda almejar, o que nos impulsionará ainda mais daqui pra frente.

Também pode haver colegas que depois desses anos de labuta e transformações, questionem se essa é realmente a carreira com a qual sonhavam, afinal. E talvez não queiram carregar esse título, desde já, como um fardo.

Como nos chamarmos, então, de forma a contemplar a todos? O que nos caracteriza? Acredito que todos entramos em GPP por um senso de responsabilidade comum: queríamos fazer parte das mudanças necessárias no nosso país, apesar das nossas diferentes concepções de estratégias para se alcançar esse fim.

Além dessa responsabilidade inicial, juvenil, partilhamos agora de uma responsabilidade mais madura, uma responsabilidade pelo nosso conhecimento.

Tudo que aprendemos sobre as ENORMES DESIGUALDADES da nossa sociedade; de tanto quanto nos falta para termos o nível de Civilização pretendido na nossa Constituição política; e tudo que lemos e ouvimos e debatemos sobre propostas de soluções que simplesmente não podem ir à frente por conta da debilidade da Gestão Pública... tudo isso nos desautoriza a usarmos a ignorância como justificativa para pretender a ALIENAÇÃO POLÍTICA !

Diferente de maioria das pessoas, nós agora temos conhecimento claro dos nossos DIREITOS e dos nossos DEVERES. Não importa quais rumos cada um de nós decida seguir daqui pra frente, somos TODOS responsáveis diante desse conhecimento.

Há um ÚNICO termo que verdadeiramente faz justiça à nossa condição presente e, ao mesmo tempo, encerra já em si todas as maiores dignidades que poderemos almejar para o futuro. Por isso digo, se não nos chamaremos mais apenas estudantes, também não nos chamemos AINDA gestores de políticas públicas.

Chamemo-nos , verdadeiramente, CIDADÃOS!

Obrigado!

Vinicius Felix da Silva
Orador, Turma IV de Gestão de Políticas PúblicasEscola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2