quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ciclo Básico - Resolução de Problemas


Características e papel a ser desempenhado pelo professor-coordenador


·         É o docente responsável pela turma de RP, de 60 estudantes, organizada com 5 grupos de 12 alunos vindos de diferentes curso.
·         Coordena, junto com os demais 4 professores-tutores da turma, o desenvolvimento das atividades de RP durante o semestre.
·         Responde pela organização dos encontros coletivos, com os 60 estudantes da turma.
·         Tem a responsabilidade de garantir o funcionamento adequado das aulas coletivas e a participação dos estudantes nas discussões, trabalhos e pesquisas, ao mesmo tempo que deve atuar no sentido de auxiliar os professores-tutores na organização de tempos e espaços que permitam atingir os objetivos propostos até o final do semestre.
·         Deve ter conhecimento dos recursos disponíveis para que os alunos possam realizar seus estudos, responsabilizando-se pelas relações institucionais necessárias para que as atividades do grupo-classe e dos sub-grupos ocorram a contento.
·         Responde institucionalmente pela avaliação da turma e pela inserção das notas e freqüências junto ao sistema Júpiter.
·         Informa aos alunos, no primeiro dia de aula: a estrutura, o funcionamento,  a organização das aulas de RP, e os critérios de avaliação.
·         Responde pela organização das ações relacionadas ao funcionamento adequado da disciplina junto ao CoL.
·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os demais professores-tutores na organização das aulas, buscando atuar em parceria com os mesmos.
·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os estudantes durante as aulas, assumindo uma postura equilibrada e dialógica diante das discussões coletivas, evitando possíveis esgarçamentos nas relações entre os membros do grupo.


Características e papel a ser desempenhado pelo professor-tutor


·         Professor-tutor é o docente responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos nos grupos de 12 estudantes.
·    Tem a responsabilidade de garantir o funcionamento adequado do grupo com a participação de todos os estudantes nas discussões, trabalhos e pesquisas, ao mesmo tempo que deve atuar no sentido de auxiliá-los na organização de tempos e espaços que permitam atingir os objetivos propostos até o final do semestre.
·         O professor-tutor não é professor de metodologia de pesquisa, mas um especialista no campo de conhecimento dos estudantes, que contribui com seus conhecimentos acadêmico-científicos para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências relacionadas a: a) análise dos problemas estudados; b) resolução dos problemas elaborados; c) produção de relatórios científicos escritos.
·         Durante todas as discussões realizadas, o papel do professor-tutor deve ser a de um mediador, atendo-se a: a) Corrigir rumos quando os alunos se afastarem do problema proposto; b) Mediar conflitos decorrentes de rivalidades entre membros do grupo, tendência de um dos membros a monopolizar a discussão, a dar aula sobre o tema ou, ainda, quando surgir o inconformismo de algum membro com o rumo tomado pela maioria dos outros membros; c) intervir em situações em que um aluno torne-se alheio ao trabalho, ou que apresente dificuldades de relacionamento, ou que não contribua para o trabalho do grupo.       
·         Deve observar criticamente as discussões, coordená-las e mediá-las, tendo muito cuidado para não assumir o papel de um professor que dá aulas e ensina aos seus alunos os temas abordados, impedindo o protagonismo dos estudantes na resolução dos problemas.
·         Durante os encontros coletivos (60 alunos) e de socialização dos conhecimentos produzidos, deve organizar a apresentação sob responsabilidade de seus grupos de estudantes.
·         Deve incentivar o grupo e interessar-se por seu trabalho.
·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os alunos e alunas, além de disponibilidade para orientá-los.
·         Deve ter profundo respeito pela opinião de todos os estudantes durante as aulas, assumindo uma postura equilibrada e dialógica diante das discussões coletivas, evitando possíveis esgarçamentos nas relações entre os membros do grupo.
·         Deve ter profundo respeito pela opinião do professor-coordenador e dos demais professores-tutores da turma, buscando atuar em parceria com os mesmos.
·         Responde pela organização das ações relacionadas ao funcionamento adequado das atividades do sub-grupo junto ao CoL.
·         Deve, necessariamente, participar de todas as aulas com o grupo-classe (60 alunos).

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2