segunda-feira, 7 de junho de 2010

I Semana de Consciência Negra da EACH. "Onde estão os negros?"








Olá a todas e todos!

Por meio deste, gostaríamos de notificar sobre o nossa proposta de realizar a “I Semana de Consciência Negra” da EACH, que terá como temática “Onde estão os negros”.

Nós organizadores e estudantes de Gestão de Políticas Públicas, entendemos que a Universidade, entre outros fins, é um espaço de amplo debate sobre as questões nacionais.Discutir é apenas um passo para intervenção social, por isso a necessidade de lidar com a Questão Negra no Brasil.

Sua relevância acadêmica, econômica e social, já é em si justificativas para a realização deste evento, somado a oportunidade de se aprofundar nesta temática: com debates, oficinas e apresentações culturais, que nesta diversidade de abordagem, poderão compreender, discutir e notabilizar a amplitude da questão racial; se entender como cidadão brasileiro e claro, está melhor instrumentalizado para responder aos anseios de transformação social da sociedade que sustenta nossa Educação Superior. Ou ao menos, se questionar das persistentes desigualdades que os indicadores sociais e econômicos, nos apontam de forma persistente.

A “Semana” tem como objetivo: concretizar um dos princípios da universidade pública: a extensão; auxiliar a comunidade de docentes da Zona Leste na aplicação efetiva da Lei 10.639/03 (que fala sobre o ensino da História da África nas escolas públicas e privadas), e; promover a visibilidade da temática no interior da Universidade, espaço no qual a falta (ou insuficiência) desta discussão é notável.

O evento terá como público alvo: estudantes da EACH e de toda a USP e; estudantes, professores e diretoria do Ensino Médio das escolas do entorno.

Contudo, gostaríamos de mais participantes para nos ajudar na concretização deste evento. Estudantes e professoras (es) de quaisquer cursos, e todos aqueles independente de gênero, classe social, crença, orientação sexual e etnia podem nos auxiliar neste desafio.

Informações podem ser obtidas e a confirmação de ajuda (com nome, email e curso) através do email:ondeestaoosnegros@gmail.com.

Temos um blog para maiores contribuições: http://semanadaconsciencianegrauspleste.blogspot.com/

Quando tivermos um número razoável de contribuintes convocaremos uma reunião para nos conhecemos e melhor nos articularmos para a organização da a “I Semana de Consciência Negra”*.

Agradecidas (os) desde já,

A Comissão.
*Nosso Diretoria, já tem ciência do evento, enviamos nossa proposta e esta foi deferida. As escolas que participarão já foram contatadas e tem presença confirmada.

=========================================

Convite I Semana da Consciência Negra - EACH/USP

Dialogar, conhecer, debater e conscientizar para transformar esses são alguns dos objetivos propostos pela Universidade de São Paulo, campus Leste, ao abrir as portas para a I Semana da Consciência Negra entre os dias 16 e 18 de novembro.

A Semana que tem como tema “Onde estão os negros?” Pretende fomentar discussão em torno da visibilidade do negro não apenas no espaço das universidades públicas brasileiras, mas também na nossa sociedade como um todo.

Além dos alunos da própria USP o evento recebe também alunos de algumas escolas públicas da região, para promover de forma efetiva uma aproximação entre a comunidade e a universidade em torno do tema.

O evento que será realizado no campus Leste é promovido por alunos da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), e irá contar com debates, exibição de documentários, intervenções culturais e outras manifestações artísticas. Na abertura do evento, dia 16, haverá um debate sobre Democracia Racial; na terça-feira, dia 17, o tema abordado será situação do negro na Educação; no último dia o debate será sobre a representação do negro na mídia e sobre a periferia como espaço de resistência. No final de cada palestra haverá uma intervenção cultural além da exibição de documentários durante o evento.

Dentre as presenças confirmadas estão: Os Professores Dennis de Oliveira (USP), Ju Colombo (Almanaque Educação), Maria de Laia (CONE), Dilma de Melo Silva (USP), integrantes da casa do Hip Hop da Cidade Tiradentes, Ed do grupo Pretologia (RAP), Grupo Denegri (RAP), Afro X, Cia Porto de Luanda e Jaime Amparo (Educafro).


1ª Semana da Consciência Negra
Tema: “Onde estão os negros?”
Data: 16 a 18 de novembro (dia 16 das 19h ás 22h. Nos dias 17 e 18/11 o evento tem dois turnos: manhã das 8h30 às 12h e noite, das 19h30 às 22h)
Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste): Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo. São Paulo-SP.

=====================================

Primeira Semana da Consciência Negra na USP Leste




A Semana da Consciência Negra tem como objetivo discutir a amplitude da questão racial brasileira e contribuir para a compreensão da identidade do negro no Brasil. As atividades serão relizadas nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Confira a programação.


A Secretaria Municipal de Participação e Parceria apóia a realização da Semana da Consciência Negra da USP Leste. O projeto faz parte do Mês da Consciência Negra e reunirá professores do ensino médio e da universidade, alunos e comunidade, para uma reflexão sobre o tema.

As atividades serão nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 9h às 12h e das 19h às 22h, no prédio da USP Leste, localizado na rua Arlindo Béttio, 1.000, Ermelino Matarazzo. A Semana tem o objetivo de discutir a amplitude da questão racial brasileira e contribuir para a compreensão da identidade do negro no Brasil, levando em consideração a posição do negro na sociedade. O tema proposto para este ano será “Onde está o negro?” Para fazer o debate, serão realizadas intervenções culturais, exibição de vídeos, apresentações e palestras.

O evento terá como público-alvo estudantes da universidade, alunos e professores de ensino médio e de algumas escolas estaduais dos bairros vizinhos à USP Leste, ONGs e todos que têm interesse em conhecer e discutir a cultura e a história afro-brasileira. A estimativa é que cerca de 400 pessoas participem das atividades.

A iniciativa do projeto partiu dos próprios alunos, a maioria do curso de gestão de políticas públicas, que buscaram parceria com a Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) e o apoio da diretoria da universidade.

A estudante Milena Guesso Leão de Lima, 22, uma das organizadoras do projeto, diz que a idéia surgiu de um grupo de alunos que são interessados na questão racial no Brasil. “A gente acha que essa questão precisa ser mais discutida na faculdade, mas não só dentro dela. Queremos que a Semana ultrapasse esse espaço e outras pessoas também conheçam a história e discutam os problemas que os negros ainda enfrentam”. Milena conta ainda que espera que o evento seja um espaço para discussão não só social, como também racial e fala da importância desses debates: “Precisamos falar mais sobre isso. Trazer a história da matriz africana para que todos a conheçam e discutir a questão racial até que ela se torne pauta constante na agenda política”.

As atividades são abertas a todos que queiram participar. Não é necessário fazer inscrição. A entrada é gratuita.

Confira a programação

Dia 16 de novembro
19h30 - Abertura da Semana - Onde estão os Negros?
20h - Debate sobre Democracia Racial 21h30 – Sarau

Dia 17 de novembro
Qual a cor da universidade?
8h30 - Exibição do curta-metragem Vista a minha pele
9h - Debate sobre a situação educacional do negro
10h30 – Maracatu - Cia Porto de Luanda
14h - Palestra sobre ensino superior
15h30 – Documentários e debate sobre a questão racial
17h - Dança Popular e Teatro de Rua - Trupe Arruacirco
19h30 - Debate sobre a Lei nº 11.645/08
21h - Oficina de Psicodrama

Dia 18 de novembro
8h30 - Exibição do Documentário - Kiara, corpo de rainha
9h30 - Debate sobre a Construção Midiática do Negro
19h30 - Exibição do Documentário - Zumbi Somos Nós
20h30 - Debate sobre o espaço urbano e social do negro. Discussão sobre Racismo
21h30 – Apresentação da Casa do Hip Hop de Cidade Tiradentes



Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2