quinta-feira, 12 de julho de 2012

A DEMOCRACIA DO HIPERPRESIDENCIALISMO



A DEMOCRACIA DO HIPERPRESIDENCIALISMO
Vicente Matheus A. de Souza
Estudante de Direito Brasileiro AMBRA COLLEGE

            O hiperpresidencialismo é um mal que ronda as nações presidencialista do mundo inteiro, consiste em um grande acumulo de poder na mãos do excutivo, longos mandatos,e onde o presidente é chefe do legislativo.
            Na Venezuela ,a há uma excessiva concentração do poder nas mãos do executivo.No Hiperpresidencialismo há está grande descentralização dos poderes legislativo e judiciário, e uma grande centralização no poder executivo na pessoa do presidente. Como podemos ver o governo exerce seu poder, como por exemplo mandou fechar 34 estações de rádio em 2009 no pais.O hiperpresidencialismo tem o pode em mãos, e desisdrata os poderes legislativo e judiciário, e todas as decisões partem do Executivo.
            No Brasil, o hiperpresidencialismo, se caracteriza em um goveno federal que ordena os investimentos nacioansi em totalidade. Hoje as características marcantes nas relações entre os poderes e mesmo na tomada de decisão acerca de matérias fundamentais para o País.
            Assim sendo, não há democracia de fato quando o governo por si só executa leis que influenciam na sociedade em geral; assim vemos o governo Venezuelano, que tem exercido o poder máximo esmagando a democracia, que segundo Shumpeter é "os homens tem condição de aceitar ou recusar os homens chamados de a gorverna", além do mais o grande foco no poder executivo, minoriza os demais poderes , além de causar um grande desarranjo institucional, como no Congresso e nos Tribunais de Justiça.
            Marca presença no Brasil, atualmente o hiperpresidencialismo em ação, há poucos o ex-presidente Lula, pediu ao Ministro do STF Gilmar Mendes que adiasse a votação a respeito do mensalão, isso é um exemplo clássico do poder executivo entrando nas decisões do poder judiciário, além do mais o presidente tem grande poder de influências em aprovoçãos de leis, através da banca no congresso de seu partido.
            Vivemos em uma democrácia , que apenas nos leva a crer que ela existe, mas na prática de bem diferente do que se prega.


Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2