quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O que é Gestão de Políticas Públicas?


Para entender o que é gestão de políticas públicas se faz necessário o entendimento das três palavras separadamente para posteriormente juntá-las e assim compor um significado a altura.

Gestão em outras palavras é a arte de gerenciar, ou seja, buscar métodos ou formas de melhor administrar um conjunto de funções dispostas em uma instituição. Política é a forma de organização de uma instituição coletiva e participativa, isto é, a relação de organização entre indivíduos que compõe uma instituição seja ela um órgão público ou um Estado nacional. Público significa aquilo que é do povo, ou seja, de todas as pessoas que por meio de direitos e deveres estabelecidos e legitimados por suas vozes e leis que passam a valer para todos que compõe aquela sociedade de forma igual.

Após discutir o que cada palavra significa é possível compor um significado para expressão aqui estudada. Gestão de políticas públicas é o mesmo que a melhor forma de alocar e gerenciar recursos buscando atender as demandas da população de forma democrática e efetiva. Como isso é feito?

A realização dessa gestão é concretizada através da análise de indicadores, de atividades contábeis e econômicas, de amostras populacionais, de instituições governamentais, da cultura social e da avaliação de projetos e programas governamentais, como, por exemplo, como foram formulados, implementados e se surtiram efeito na sociedade.

Aqui está um resumido significado do que é gestão de políticas públicas. Lógico que a expressão vai além do que escrevi, mas para simplificar o seu entendimento tive que restringir a esses aspectos.

Contudo esse significado não é estanque. Hoje há grandes professores e estudiosos buscando um significado para essa expressão que está evidente na mídia, mas que quase ninguém sabe o que é.

Por Guilherme Gonçalves Capovilla

São Paulo 25/11/2009




==================


Gestão de Políticas Públicas ou GPP

“Além de uma sólida formação humanística, que permite a compreensão da nossa realidade social e política, baseada na Sociologia e no Direito, a grade disciplinar de GPP também contempla a formação técnica necessária à efetiva atuação profissional e acadêmica, nos eixos de Economia, Administração, Estatística e Contabilidade. O objetivo dessa multidisciplinaridade não é o mero acumulo de informações, mas a formação de um profissional generalista, apto a coordenar essas diferentes competências em posições de direcionamento e assessoramento a altos escalões da administração pública, empresas privadas, e organizações da sociedade civil.” (Vinicius Felix da Silva, GPP, 5º semestre noturno)

fonte: http://calouradaeach2010.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2