EDITAL - 2010
DISPÕE SOBRE O EDITAL 2010 DO PROGRAMA ENSINAR COM PESQUISA DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
O Programa ENSINAR COM PESQUISA é parte da política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade de São Paulo.
FINALIDADE E OBJETIVOS0
A finalidade do Programa é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa.
Propõe-se a apoiar, por meio de bolsas, projetos de iniciação científica que tenham como foco o ensino de graduação na USP e que abordem temáticas voltadas para os desafios do ensino e da aprendizagem nos cursos de graduação.
Os projetos de pesquisa devem apontar sua relação com o projeto pedagógico do curso e com as metas da Unidade para o desenvolvimento do ensino de graduação. Devem enfocar o ensino de graduação praticado na Universidade de São Paulo, em suas múltiplas possibilidades e aspectos, envolvendo desde a sala de aula, o curso, as questões curriculares, as modalidades de ensinar e aprender, presenciais ou a distância, o estágio curricular ou profissional, as tecnologias, os resultados do ensino, a inserção profissional dos egressos, a evasão, entre outros. Podem ainda investigar o desenvolvimento profissional dos docentes inseridos nos cursos de graduação e o campo de conhecimentos da pedagogia universitária.
CONCESSÃO DE BOLSAS
Neste Edital serão disponibilizadas 800 bolsas, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), com vigência de março de 2010 a fevereiro de 2011.
As bolsas do Programa destinam-se prioritariamente a estudantes dos cursos de graduação da USP que estarão no 2º ano em 2010. A distribuição dessas bolsas às Unidades tomou por base a estimativa de alunos ingressantes na USP em 2009 com renda familiar mensal de até 05 (cinco) salários mínimos, conforme dados do questionário socioeconômico da FUVEST.
DURAÇÃO DA BOLSA
A duração da bolsa será de 12 meses, não havendo possibilidade de renovação automática. Caso o orientador queira participar do edital subseqüente, deverá inscrever um novo projeto. Os alunos não poderão receber a bolsa por um período superior a dois anos.
REQUISITOS
Do orientador: o Programa prioriza docentes com intensa participação na graduação e jovens doutores recém-ingressantes na Universidade.
Do bolsista: os alunos devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da Unidade, preferencialmente no 2º semestre, para que possam receber a bolsa a partir do 3º semestre. Devem apresentar bom desempenho acadêmico, atestado pelo histórico escolar (média ponderada em relação à média do curso, número de créditos por semestre, percentual de aproveitamento de acordo com a estrutura curricular). Em consonância com a política de inclusão social da USP, as bolsas do Programa serão destinadas prioritariamente a estudantes com renda familiar mensal de até 05 (cinco) salários mínimos.
COMPROMISSOS DO ORIENTADOR E DO BOLSISTA
Os estudantes bolsistas deverão apresentar trabalhos vinculados ao projeto em pelo menos um evento científico nacional ou internacional, inclusive na USP.
Os trabalhos publicados no formato de resumo estendido ou artigo completo que forem resultantes do projeto financiado por esse Programa deverão citar o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP.
Ao final de 12 meses, o relatório final da pesquisa, no formato de arquivo digital, deverá ser anexado à área virtual do Programa Ensinar com Pesquisa, disponível no Sistema Júpiter Web, sob pena de impedimento de inscrição do aluno e de projetos do orientador em editais subseqüentes do Programa.
GERENCIAMENTO DO PROGRAMA
À Pró-Reitoria de Graduação compete o planejamento do Programa, sua execução administrativa e financeira e seu acompanhamento e avaliação.
À Coordenadoria de Assistência Social - COSEAS - compete a pontuação do perfil socioeconômico dos alunos previamente inscritos no Júpiter Web. A relação dos documentos necessários para essa análise será divulgada no site da COSEAS (www.usp.br/coseas).
Às Unidades, por meio da Comissão de Graduação, cabe a gestão local do Programa, o que inclui a seleção das propostas (homologação dos projetos e seleção dos bolsistas), o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e do desempenho acadêmico do aluno.
COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES DE SELEÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Nas Unidades, deverão ser constituídas Comissões Julgadoras integradas por membros Comissão de Graduação, das Comissões Coordenadoras de Curso (CoCs) e, a critério das Unidades, por um membro da Comissão de Pesquisa.
No âmbito da Pró-Reitoria de Graduação, o acompanhamento do Programa caberá a uma Comissão Coordenadora, composta por membros do CoG e um representante da COSEAS.
PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO
A Comissão Julgadora da Unidade avaliará os projetos submetidos, selecionando apenas aqueles que estejam adequados ao Edital do Programa, isto é, que tenham como foco o ensino de graduação na USP. Os projetos serão avaliados com base no seu mérito acadêmico e no perfil do orientador, conforme o estabelecido neste Edital. Deverão ser homologados os que atenderem as diretrizes do Edital, em número compatível com o número de bolsas destinadas à Unidade. Os projetos homologados poderão receber a inscrição de vários alunos, pois aqueles que não forem selecionados comporão uma lista de espera e poderão substituir bolsistas eventualmente desligados.
Bolsas não utilizadas pela Unidade poderão ser remanejadas pela Pró-Reitoria de Graduação.
DESLIGAMENTO
O desligamento do aluno do Programa poderá ocorrer antes do prazo de um ano nos casos de desempenho acadêmico insuficiente (reprovação ou número de créditos inferior a 12 no semestre letivo), trancamento, abandono ou conclusão do curso. Poderá ainda ocorrer por solicitação do docente ou do aluno, devidamente justificadas. O aluno não poderá acumular outra bolsa, exceto bolsas de apoio do Programa de Permanência, no período de vigência desta. Após o desligamento, os alunos da lista de espera serão chamados para manifestação de interesse em substituir os desligados.
CRONOGRAMA
Atividade Período
Lançamento do Programa 15/10/09
Divulgação do Programa nas Unidades e inscrições on line dos projetos, pelos docentes, no Júpiter Web 19/10 a 06/11/09
Homologação, pela Comissão de Graduação, dos projetos que atendam os requisitos do Programa
Divulgação dos projetos selecionados no Júpiter Web
09 a 13/11/09
16/11/09
Inscrição on-line dos alunos, via Júpiter Web, nos projetos (até dois) aos quais estão se candidatando.
Apresentação da documentação pelos alunos à COSEAS ou Serviço Social do campus.
17/11 a 04/12/09
09 a 18/12/09
Pontuação do perfil socioeconômico dos alunos pela COSEAS ou Serviço Social
Divulgação do resultado da pontuação do perfil socioeconômico no Sistema Júpiter Web.
04 a 15/01/10
18/01/10
Seleção, pela Comissão de Graduação, dos alunos vinculados a cada projeto, nas Unidades. 18 a 29/01/10
Divulgação dos resultados do processo seletivo pelas Unidades
Encaminhamento, pelas Unidades, de informação à Pró-Reitoria de Graduação, sobre os projetos selecionados e os critérios utilizados na seleção.
01/02/10
Início da vigência da bolsa 01/03/10
IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS
As bolsas terão início em 01 de março de 2010.
DISPOSIÇÃO FINAL
Casos omissos neste Edital serão examinados pela Pró-Reitoria de Graduação.
São Paulo,15 de outubro de 2009.
=======================================
Aproveitando:
Esta mensagem destina-se aos alunos de Iniciação Científica do período 2009/2010 - modalidades CNPq, Institucional, Santander, Sem Bolsa
Prezados Alunos,
Informamos que os relatórios de Iniciação Científica deverão ser enviados pelos orientadores ao email cpqpg-each@usp.br, em formato "pdf" (caso seja enviado pelo aluno não será recebido). Deverão ser enviados dois arquivos em formato "pdf": um apenas com a capa do relatório, contendo nome do aluno, nome do orientador e título do trabalho; outro com o relatório, em que também deve constar o título do trabalho, na primeira página, sem identificação dos autores.
Deverá ser entregue apenas uma via impressa do relatório (sem encadernação), na Secretaria da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação, para providências administrativas. Esta via impressa poderá ser entregue pelo aluno.
Somente após o envio do email contendo o relatório e a capa (conforme descrito acima), receberemos a versão impressa do relatório.
Os prazos de envio dos relatórios são os seguintes (prazo para o envio do email com o relatório em formato "pdf" e entrega do relatório impresso):
Modalidade----- Relatório Parcial----------Relatório Final
CNPq------- 01.02.2010 a 08.02.2010 ---02.08.2010 a 09.08.2010
Institucional-- 03.05.2010 a 10.05.2010--- 03.11.2010 a 10.11.2010
Santander--- 03.05.2010 a 10.05.2010 ---03.11.2010 a 10.11.2010
Sem Bolsa---- 03.05.2010 a 10.05.2010 ---03.11.2010 a 10.11.2010
Solicitamos que repassem esta informação aos seus alunos.
Atenciosamente,
Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica
______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário