sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cursos de Graduação em Administração Pública e Políticas Públicas.

Mensangem do prof. José Renato, coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP.

Caros alunos,
é com muita satisfação que redijo esta mensagem para me comunicar diretamente com todos os alunos de GPP e reproduzir uma notícia dada na última reunião de CoC.

O Conselho Nacional de Educação vem realizando um processo para o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Administração Pública e Políticas Públicas, compreendendo o campo muldisciplinar "voltado a Estado, Governo, Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Políticas Públicas e Gestão Social" (palavras retiradas da minuta elaborada pelo CNE). Tal ação do CNE resultou na realização de uma audiência pública realizada no último dia 5 de abril em Brasília, na qual reuniu representantes de diferentes cursos de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas, Políticas Públicas, Gestão Social entre outros.

Nesta reunião fomos representados pelo Prof. Fernando Coelho, portador de uma carta redigida pela coordenação de GPP na qual expressamos nossa posição sobre tal processo (anexo), e que além de participar ativamente da audiência pública reuniu-se com mais de uma dezena de coordenadores e representantes de cursos congêneres ao nosso, o que sem dúvida alguma representou a formação de uma rede de cursos de graduação em Gestão Pública (denominação genérica para abarcar as diferentes denominações que existem atualmente no Brasil).

Portanto, gostaria com esta mensagem ressaltar a importância deste processo.
Em primeiro lugar, pela primeira vez criou-se um fórum de discussão entre os cursos de graduação em Gestão Pública (diversas denominações), fato muito relevante, dado que nos últimos anos surgem vários cursos de graduação na área em mais de uma dezena de instituições públicas brasileiras - USP, UNICAMP, UnB, UFABC, UFRN, UDESC, UNAMA (PA), UFC, UFRJ entre outras. Em segundo lugar, gostaria de registrar que a nossa experiência vem servindo de referência para diversas destas instituições, e que o fato de criarmos o primeiro curso de Gestão de Políticas Públicas do Brasil, em 2005, vem sendo bastante elogiada em diversos lugares, inclusive pelos próprios proponentes desta audiência pública.

Demarco ainda o fato de todas estas instituições demandarem conhecer os detalhes da nossa experiência de implantação do curso de graduação em GPP, bem como das discussões que estamos fazendo em torno de nosso PPP (Plano Político Pedagógico), o qual todos sabemos vem sendo reformado pela CoC de GPP, sendo o mesmo submetido para apreciação dentro da USP nos próximos meses.

Na minha avaliação este processo de debate em torno da área da Gestão Pública é bastante importante para nosso curso, uma vez que tal área vem passando por um momento de reinvenção, e agora em 2010 já deixamos de ser somente um curso "diferente", uma "excentricidade" ou uma "nova experiência pedagógica" como éramos no momento inicial das atividades do curso de GPP da EACH/USP (dado que éramos o único curso do Brasil com este nome). Além de representar um ganho muito grande para os alunos que estão se formando ou virão a se formar, pois nosso curso, além do reconhecimento formal que obtivemos em 2008 pelo Conselho Estadual de Educação, órgão responsável por regular as universidades públicas paulistas, vem ganhando legitimidade e reconhecimento dentro da academia brasileira e, principalmente, dentro do setor público brasileiro. Afirmo isto pois a visibilidade de nosso curso vem aumentando a cada dia, e o reconhecimento da excelência de nossa proposta vem recebendo diversos elogios e reconhecimento de muitas pessoas e instituições, como por exemplo, os participantes da referida audiência pública.

Importante também demarcar que o corpo docente de GPP vem reformulando nosso PPP através de um processo de discussão exaustivo iniciado ainda no final de 2008 (ressalto que daquele ano em diante realizamos mais de uma dezena de reuniões sobre o assunto entre o corpo docente e a RD), e que agora no início de maio, mais especificamente no dia 4 próximo, realizaremos a reunião final no qual a versão final de nosso novo PPP será apreciada. O texto será finalizado na próxima semana, e a RD discente receberá uma cópia, para que discutamos na reunião do dia 4, que aprovará o texto final e o remeterá para a CG de nossa unidade, iniciando assim os trâmites burocráticos para que o novo PPP seja implementado a partir de 2011.

Gostaria de terminar esta longa mensagem dizendo aos alunos que o processo de reformulação de nosso PPP vem sendo uma etapa longa e necessária de nossa atuação enquanto curso de graduação, e toda esta discussão foi acompanhada de perto pela RD, portanto, posso afirmar com muita convicção que o nosso novo PPP, apesar de alguns discursos minoritárias contrários, será fruto de um planejamento no qual todo o corpo docente participou, bem como a RD, e no qual todos vem podendo expressar sua opinião no sentido de construirmos um certo consenso em torno da natureza e dos objetivos de nosso curso.

Portanto, gostaria de deixar registrado que apesar de falas que visam minar toda e qq ação que destoe de opiniões individuais minoritárias, as quais não encontram respaldo e legitimidade nos demais partícipes, o novo PPP de GPP está muito afinado com o setor público brasileiro, característica que dará um salto de qualidade nesta importante e próspera experiência de curso de graduação. Importante registrar, para finalizar, que tais ações somente abrirão mais portas no mercado de trabalho para os egressos de nosso curso (portas que já existem e que a cada dia que passa ficam mais numerosas).

Fico a disposição de todos, abraços;
Zé Renato
PS. Para aqueles alunos que não saibam ainda, todo o processo de discussão de nosso PPP está registrado numa wiki - http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/Revisao_GPP; por favor visitem tal endereço, disponível desde 2008.



Prof. José Renato de Campos Araújo
Coordenador de Curso
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Universidade de São Paulo (USP)
55 11 3091.8115
skype: jrenato.araujo
zrenato@usp.br
www.each.usp.br/zrenato













Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2