segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Casagrande defende novo modelo de desenvolvimento perante alunos da USP

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o senador Renato Casagrande fez uma palestra nesta quinta-feira (10) sobre a importância da adoção do desenvolvimento sustentável no mundo. Na platéia, estavam presentes estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Turismo, da Universidade de São Paulo (USP), que visitaram o Senado Federal.

Casagrande iniciou seu discurso explicando um pouco sobre o funcionamento do Congresso Nacional, as divisões entre Câmara e Senado e o papel de cada instituição. Além disso, o parlamentar enfatizou a importância das comissões para a apreciação de projetos, o trâmite das propostas legislativas, e destacou alguns temas, como o de meio ambiente.

Segundo o senador, um dos grandes problemas atuais é a indústria do consumo. Ele explicou que o modelo atual de desenvolvimento fomenta o consumismo e isso gera conseqüências negativas ao meio ambiente.

"Vivemos um momento em que o consumo é sinônimo de felicidade. O atual modelo de desenvolvimento prega o consumismo, ou seja, levou o mundo a estabelecer um padrão de consumo que o planeta não agüenta. Estamos gastando muito mais coisas do que a capacidade de produzir", criticou.

Casagrande destacou ainda a reunião da COP15, em Copenhague, na Dinamarca, onde serão discutidas as novas metas para a emissão de gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa. De acordo com o parlamentar, países como o Brasil defendem o não cumprimento de metas de redução, como estabelece o protocolo de Kioto, mas sim a adoção de políticas que diminuam as emissões desses gases.

Outro ponto ressaltado foi o desmatamento, que, conforme enfatizou o senador, deve ser combatido. No entanto, ao mesmo tempo, é preciso que as pessoas que vivem desta atividade ilegal tenham outra fonte de renda, alternativa à derrubada de árvores.

"Essas pessoas não podem viver de Bolsa-Floresta. Temos que buscar uma fonte alternativa de trabalho para elas. Por isso, temos que levantar este debate o quanto antes", disse.

Um dos alunos que assistiu à palestra, Leandro Ferreira, aluno da Gestão de Políticas Públicas, destacou, de forma positiva, a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos da comissão. Para ele, este tipo de experiência contribui muito para que os alunos passem a ter mais contato com o trabalho do gestor, além de aproximar as universidades do Legislativo brasileiro.

http://www.renatocasagrande.com.br/noticia.asp?codNoticia=590
--
Flavio Mesquita
Gestão de Políticas Públicas
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2