quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Programa Ciência sem Fronteiras


Notícias publicadas hoje (dia 15) no boletim eletrônico "Gestão C&T"


6 - Governo federal regulamenta Ciência sem Fronteiras e amplia parcerias

     Foi publicado ontem (14), no Diário Oficial da União, o Decreto  nº 7.642, que instituiu o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O  objetivo é estimular iniciativas de internacionalização das  universidades brasileiras e possibilitar a formação com qualidade de  uma força de trabalho técnico-científica altamente especializada.

     O instrumento estabelece as regras da iniciativa, cria os  comitês de Acompanhamento e Assessoramento e o Executivo do programa,  além de detalhar as diretrizes do CsF. Também ontem, a presidente da  República, Dilma Rousseff, em cerimônia realizada em Brasília (DF),  divulgou os primeiros 1,5 mil bolsistas, que partem para os Estados  Unidos no início do próximo ano.

     ?Esse programa cumpre o papel de abrir o Brasil para mundo?, afirmou Rousseff, no Palácio do Planalto. Também no evento, foram  assinados os termos de compromisso com a iniciativa privada, que ao  todo concederá 26 mil bolsas. Presente na cerimônia, o ministro da  Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, anunciou que 250  universidades já aderiram ao programa.

     Somente nesta semana foram lançadas pelo CsF cinco chamadas  públicas para a oferta de bolsas na modalidade graduação sanduíche nos  Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. As chamadas  oferecerão, ao todo, 12,5 mil vagas. O período de inscrições vai até  15 de janeiro de 2012.

     O decreto foi publicado na seção 1 do Diário Oficial da União e  está disponível neste link.

     Informações sobre o CsF podem ser obtidas no site oficial da  iniciativa, no endereço www.cienciasemfronteiras.gov.br.

     (Com informações do CNPq, MCTI e Agência Brasil)voltar


7 - Ciência sem Fronteiras oferta bolsas para graduação sanduíche em  cinco países

     Estão abertas as inscrições para cinco chamadas públicas do  Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Os editais são na modalidade  graduação sanduíche e contemplarão estudantes que tenham integralizado  entre 40% e 80% do currículo previsto para o curso no início previsto  da viagem de estudos. As chamadas somam  12,5 mil vagas.

     A participação nos editais contempla duas formas de inscrição:  adesão das instituições de ensino superior (IES), que tem inscrições  abertas até 31 de janeiro; e candidaturas individuais, que receberá  propostas até 15 de janeiro.

     Nesta etapa estão previstas bolsas para Alemanha, Itália, Reino  Unido, França e Estados Unidos. As atividades no exterior devem  iniciar entre agosto e setembro do próximo ano. As bolsas serão  concedidas pelo CNPq e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal  de Nível Superior (Capes).

     A permanência do aluno brasileiro no exterior será de um ano,sendo nove ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade estrangeira.

     Em todos os casos, são prioritárias as áreas de: engenharias e demais áreas tecnológicas; fármacos; biotecnologia; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; nanotecnologia e novos materiais; ciências do mar; indústria criativa; entre outras.

     Edital 102/2011 ? Graduação Sanduíche nos Estados Unidos       A chamada conta com o apoio do Institute of International  Education (IIE). O programa arcará com os custos referentes às taxas  Escolares, seguro-saúde, alojamento e refeições oferecidos pela  universidade americana. Serão, também, concedidas aos estudantes  mensalidade de bolsa para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 e  
auxílio instalação no valor de US$ 870,00.

     O edital pode ser acessado neste link.

     Edital 103/2011 - Graduação Sanduíche na Alemanha 
     Para a concessão das bolsas, o CsF contará com a parceria do  Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Serão custeadas as  taxas escolares e de deslocamento. A iniciativa também concederá bolsa  integral exclusivamente ao aluno no valor de 870,00 euros mensais. O  programa ofertará, ainda, cursos de alemão com a duração de até seis e  de verão ou inverno sobre ciência, tecnologia, inovação e propriedade  intelectual, ambos na Alemanha.

     O edital está disponível neste link.

     Edital 104/2011 - Graduação Sanduíche na França      Com apoio do Campus France, os estudantes brasileiros terão a  oportunidade de atualizar conhecimentos em grades curriculares  diferenciadas. A bolsa terá valor de 870,00 euros mensais. O objetivo  é complementar a formação dos graduandos do Brasil em áreas  prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do país.

     A íntegra do edital pode ser conferida neste link.

     Edital 105/2011 ? Graduação Sanduíche na Itália       Os selecionados receberão bolsa no valor de 870 euros mensais,  entre outros benefícios. O programa conta com a parceria da  Universidade de Bolonha e está prevista a concessão de um curso de  italiano com a duração de até seis meses na Itália.

     O edital está disponível neste link.

     Edital 106/2011 ? Graduação Sanduíche no Reino Unido      Realizado em parceria com a Organização Britânica Universities,  o CsF no Reino Unido prevê bolsas mensais de 416,00 libras, auxílio  deslocamento, seguro-saúde, curso de inglês, entre outros. Espera-se  possibilitar a formação com qualidade de uma força de trabalho  técnico-científica altamente especializada.

     O edital pode ser conferido na íntegra aqui.

     Informações sobre o Programa Ciência sem Fronteiras estão  disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.


8 - Estudantes bolsistas do CsF receberão laptops

     As novidades no programa Ciência sem Fronteiras (CsF) não param. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, anunciou no dia 13 que todos os estudantes selecionados pelo CsF para cursos no exterior receberão um laptop.

     De acordo com o ministro, o computador não será apenas uma ferramenta de comunicação com a família. "Estamos dialogando para ser  construída uma rede social específica, na qual haverá espaço para a  troca de informações e conhecimento", disse. As afirmações foram  feitas logo após a assinatura que instituiu o programa que irá  conceder 13 mil bolsas de estudos no exterior.

     No próximo mês, 1,5 mil estudantes embarcarão para fazer os 
cursos de graduação-sanduíche nos Estados Unidos. Eles foram  selecionados na primeira chamada que foi um experimento para ver como  se comportava o programa. Segundo o presidente da Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, foram mais de 7 mil inscritos.

     Por causa das estruturas acadêmicas no exterior, o presidente da Capes não descarta que haja alterações nos modelos curriculares do Brasil. "No exterior, os alunos não terão mais que 15 ou 16 horas de aula por semana. Lá, é adotado o lema de pouca aula e muito estudo. É possível até que haja mudanças?, disse.

     (Com informações da Capes)




Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2