segunda-feira, 21 de março de 2011

RESPOSTA DA CHAPA COELHO/CECÍLIA SOBRE A UNIFICAÇÃO DAS CHAPAS

Caros,

Segue resposta encaminhada por mim e pela Prof. Cecília para a lista de professores e RDs ontem pela noite.


-------------------------------

Sun, 20 Mar 2011 23:58:44 

Prezado Jorge, Caros Colegas e Representantes Discentes,

Como o Prof. Jorge expôs em seu e-mail, na quinta-feira (17/03) pela tarde nós conversamos - longamente - em minha sala. Foi uma conversa franca/aberta de ambos os lados que permitiu a cada um apresentar as trajetórias/motivações das candidaturas, as visões sobre o perfil dos candidatos e suas convergências e divergências. Em e-mail posterior, eu (Fernando) explicarei os detalhes do surgimento (e dos bastidores) de nossa candidatura.

Após ouvir - atentamente - a proposta de unificação de chapa apresentada pelo Prof. Jorge, eu (Fernando) expliquei a ele que a idéia era bem-vinda, mas que, talvez, diante do processo eleitoral em curso (próximo a data das eleições), tal proposta enfraqueceria o nosso processo democrático, marcado pelo embate de idéias, mobilização do corpo discente, etc.

Meu compromisso (Fernando) com o Jorge foi de conversar com a Cecília e retornar para ele neste final de semana, visto que na sexta-feira eu estaria em uma banca de mestrado - no decorrer do dia - na FEARP-USP (na sexta-feira, estive na EACH das 8h00 às 10h00 para abrir a minha disciplina no mestrado, viajei para Ribeirão Preto pelo Aerop. de Guarulhos e, no final da noite, após o meu retorno de viagem, passei na EACH para buscar o meu carro).Em adição, pela impossibilidade de conversar com o Jorge no final de semana (que disse que estaria sem acesso ao celular, e esperava um e-mail nosso), combinei de enviar um e-mail no final de semana, comunicando-o de nossa decisão.

Na quinta-feira pela noite conversei (brevemente, por telefone) com a Prof. Cecília sobre a proposta do Jorge e combinamos de conversar detalhadamente neste final de semana. Neste interim, conversamos com alguns colegas para saber a opinião de cada qual, bem como comentei (Fernando) sobre a essa proposta com o José Renato (na quinta-feira, pela noite), além de dialogar com alguns discentes mobilizados no processo eleitoral. Um dos alunos, que eu respeito profundamente, me enviou um e-mail após a nossa conversa na quinta-feira, dizendo que:

"(...) os alunos se esforçaram para deliberar e repensar como fazer valer a representação discente nesta eleição. Disperdiçar este esforço através de uma chapa única poderia ter proporções catastróficas também: na medida em que os argumentos até então contrários de uma chapa com relação a outra, perdessem a força e o sentido (...)".

Em nossa conversa neste domingo, eu e a Prof. Cecília estranhamos a publicação das cartas de apoio dos coordenadores na sexta-feira (18/03) diante da - recente - proposta de unificação das chapas. Independente desta movimentação, a partir de nossas idéias (abaixo) e das conversas com tivemos com alguns colegas mantivemos a proposta da disputa/pleito eleitoral.Como combinado, comunicaríamos o Prof. Jorge por e-mail neste domingo e eu (Fernando), adicionalmente, telefonaria para ele amanhã para melhor explicar a situação.

A chapa dos Professores Jorge e Eduardo e seus apoiadores abertos (como os Professores Vaz e Zé Renato) teceram, ao longo de toda companha, loas ao debate, à democracia, à participação, ressaltando a importância da explicitação das posições políticas e do debate de idéias.

Acreditamos que o processo político democrático é isso: debate de idéias, e não brigas pessoais. Acreditamos que o processo democrático supõe a construção não de unanimidades, mas de maiorias a partir da apresentação de argumentos,propostas, idéias concretas, posições claras.Quem não assistiu ao debate entre as chapas da última terça-feira pode ver no link (abaixo) o quanto propusemos e mantivemos o debate no nível das propostas concretas, sem ataques a posições pessoais.

http://caherbertdesousa.wordpress.com

Se todos somos GPP, se todos temos o mesmo interesse em promover o curso e a pesquisa na área de gestão de políticas públicas, então, quem quer que ganhe a eleição terá o apoio da outra chapa e dos docentes para um mandato de dois anos. Este é o nosso compromisso: lutar por GPP, seja quem estiver na coordenação.

O saudável e produtivo debate democrático de idéais entre as chapas concorrentes à coordenação de GPP está imersa em questões políticas e administrativas graves: as propostas do relatório Melphi e a informalidade da nossa coordenação. Concordamos com os Professores Vaz e Renato quando dizem que qualquer das chapas que vença terá o apoio da outra e de todo corpo docente para lidar com essas questões que nos desafiam. De nossa parte, afirmamos que, democraticamente, acataremos o resultado da eleição e juntaremos forças, em caso de não ganharmos, com os Professores Jorge e Eduardo para continuar melhorando e promovendo nosso curso e as condições de trabalho de docentes e discentes, como já fazemos há anos.

Finalmente, gostaríamos de adiantar nossa disposição em discutir as propostas apresentadas pelo relatório Melphi, e de colocar algumas visões nossas a partir de uma primeira leitura. Há propostas interessantes entre as
feitas especificamente para o curso de GPP, como a de ampliar a divulgação do nosso curso entre vestibulandos (é, inclusive, um dos pontos de nossa carta programa, e foi objeto de ações da gestão dos colegas Zé Renato e
Vaz), mas há propostas que, a nosso ver, não estão fundamentadas na avaliação do relatório, como a de redução das vagas de ingresso. A demanda pelo nosso curso pode não ser tão alta quanto a de medicina ou engenharia,
mas a qualidade da demanda, a qualidade de nossos alunos e a relevância do estudo da gestão e da análise das políticas públicas justificam a manutenção do número de vagas.

Concluímos incitando a todos a lerem esse documento e discuti-lo com o espírito aberto e comprometido com nossa Escola e nosso curso.


Um abraço a todos,


Fernando e Cecília

Nenhum comentário:

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2