Teve início neste sábado (17) a segunda edição do curso de extensão “Escolas, Comunidades e Aprendizado com Pesquisa de Opinião: Educação como desenvolvimento local”, ministrado pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP (EACH), em parceria com a Ação Educativa.
O curso, coordenado pela Professora Doutora Valéria Magalhães e pelo Professor Doutor Elie Ghanem, tem como objetivo formar professores da rede pública de ensino para utilizarem a metodologia Nepso (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) de pesquisa educativa de opinião como prática pedágogica, dessa forma estimulando alunos e alunas a questionarem a realidade que os cerca e a estabelecerem outra relação com a construção do conhecimento.
De acordo com Thaís Bernardes, coordenadora do Polo São Paulo do Nepso, essa parceria com a USP potencializa a troca de experiências entre diferentes atores educacionais. “O curso aproxima o professor universitário da escola pública e o professor da escola pública da universidade”, afirma.
No primeiro encontro, neste sábado (17), os participantes foram apresentados à proposta e à metodologia do curso e participaram de uma palestra com o tema “É importante que se faça pesquisa na escola básica?”, com a Profa. Dra. da Universidade Federal de Caxias do Sul e coordenadora do Nepso no Rio Grande do Sul, Nilda Stecanela.
Apesar de já estar em andamento, o curso receberá inscrições até o dia 28 de março. Para participar é necessário ser docente com regência na rede pública de ensino, preencher uma ficha (baixe aqui) e mandar para o endereço eletrônico: nepso@acaoeducativa.org, solicitando sua inscrição. (baixe aqui a programação completa).
A formação acontece aos sábados, das 9h às 16h, e vai até o dia 1º de dezembro. Os professores que concluírem o curso receberão certificado emitido pela USP e autorizado pela Secretaria de Estado da Educação.
Sobre o Nepso
Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião é um projeto de trabalho realizado com escolas públicas de ensino fundamental e médio, em oito estados-polo: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia. Em 2004, iniciou também a disseminação para países da América Latina e Europa, estando hoje já na Argentina, Chile, Colombia, México e Portugal.
Resultado de parceria entre Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro (instituto de ação social do grupo Ibope), o Nepso tem como objetivo estimular a formulação e a realização de projetos de pesquisa em escolas. O programa parte do pressuposto de que a pesquisa de opinião pode ter alto valor pedagógico, principalmente porque permite a elaboração de projetos de trabalho multidisciplinar, envolvendo alunos e professores, e cria oportunidades para a escola pesquisar aspectos importantes de sua realidade e de seu entorno.
Fonte: ação educativa
USP - Universidade de São Paulo / Escola de Artes, Ciencias e Humanidades / Gestão de Polítcas Públicas Conheça a pagina oficial do curso em http://each.uspnet.usp.br/gpp/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário