quarta-feira, 28 de setembro de 2011

São Paulo recebeu primeira Code regional



Ipea levou os debates da Conferência do Desenvolvimento para a USP-Leste, na capital paulista Estudantes, professores e público em geral participaram dos debates da edição paulista da Conferência do Desenvolvimento (Code), realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP-Leste), na Zona Leste da capital paulista, na segunda-feira (26).
O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a EACH-USP, e abriu uma série de Codes regionais que acontecerão pelo país.
O presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e o coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas, Fernando Souza Coelho, fizeram, pela manhã, a abertura da conferência. Coelho felicitou o Ipea pela iniciativa de levar o debate sobre desenvolvimento para São Paulo.
Em sua palestra, Pochmann traçou um panorama histórico a partir da revolução industrial, chegando à situação atual do Brasil e à questão das escolhas estratégicas sobre desenvolvimento e planejamento do Estado nas últimas duas décadas. Segundo o presidente do Ipea, o mundo tem hoje novos centros dinâmicos e o Brasil é um deles.
“Qual será nosso reposicionamento? Seremos a fazenda, a mineradora? Ou seremos o país do valor agregado e do conhecimento? Conhecimento hoje é um dos principais ativos de uma sociedade”, disse Pochmann.
Gestão pública
No primeiro debate da tarde, o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Alexandre Gomide, foi o moderador do painel Desafios Contemporâneos da Gestão Pública e Tendências Emergentes, com participação das professoras Telma Menicucci (DCP/UFMG) e Maria Rita Loureiro (FGV/SP) e do técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Roberto Pires.
A mesa abordou as mudanças e reformas da administração pública nas últimas décadas e os possíveis novos modelos que se apresentam para a reformulação do aparato organizacional do Estado. Um ponto comum do debate foi que a modernização do Estado passa pela reafirmação da importância da burocracia – não no sentido pejorativo que a palavra ganhou com o tempo, mas no sentido weberiano.
O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, encerrou os debates do dia com o painel Programas e Gastos Sociais, abordando as políticas sociais do Estado nas últimas décadas e seus reflexos na condição de vida de milhões de brasileiros.
A próxima edição da Code regional será na Bahia, nos dias 4 e 5 de outubro (inscrições abertas), e antecipará a 2ª edição da Code nacional, que ocorrerá em Brasília, de 23 a 25 de novembro (também com inscrições abertas). No ano passado, a primeira edição da Code, em Brasília, reuniu mais de oito mil pessoas em Brasília.

Fonte: Ipea

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VII Semana de Gestão de Políticas Públicas






Caros(as) Alunos(as) e Ex-alunos(as),

Pela divulgação - constante - em blogs, sites e nas redes sociais, muitos sabem que na próxima semana (entre 26 e 30/09) realizaremos a VII Semana de GPP, organizada por uma comissão de alunos de nosso curso, com o apoio dos docentes, do CA de GPP e do IPEA.

Neste ano, o TEMA da semana é PODER MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL. A programação (em anexo) está ampla/diversa, tendo como expositores tanto acadêmicos de renome como dirigentes públicos (técnicos/políticos) de destaque.

Assim, convidamos a todos os alunos e ex-alunos a participarem - ativamente - da SEMANA. Para os alunos, lembramos que a presença é obrigatória, visto que as atividades de sala de aula são transferidas para a programação da semana. Para os ex-alunos, é sempre uma honra/prazer recebê-los/revê-los em nossas atividades, aproximando o curso de seus egressos.

Encerramos a mensagem parabenizando a Comissão Organizadora (cujos membros estão no projeto em anexo)  e a todos os alunos que direta ou indiretamente contribuíram para a organização deste importante EVENTO para o nosso curso.

Encontramos vocês na palestra de abertura, na segunda-feira (26/09), às 9h00, com a presença do Presidente do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Sr. Márcio Pochmann.

Att.,

Fernando Coelho e Cecília Olivieri
         Coordenação GPP





São Paulo recebe debate sobre desenvolvimento
Conferência do Desenvolvimento terá edição na Universidade de São Paulo, Campus Leste, na segunda-feira, dia 26

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Campus Leste (EACH/USP-Leste), realiza na segunda-feira, dia 26, uma edição paulistana da Conferência do Desenvolvimento, dentro das atividades da VII Semana de Gestão de Políticas Públicas da USP.

O evento, a partir das 9h, contará com abertura do presidente do Instituto, Marcio Pochmann, do diretor da EACH/USP, José Jorge Boueri Filho, e do coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas, Fernando de Souza Coelho. No período da tarde, ocorrem dois painéis e duas oficinas. A entrada é franca e não é preciso inscrever-se. O objetivo do evento é promover um debate sobre os desafios ao desenvolvimento brasileiro.
A partir de São Paulo, o Ipea inicia uma série de Codes regionais – sendo a próxima na Bahia, nos dias 4 e 5 de outubro (inscrições abertas) – que irão antecipar a 2ª edição da Code nacional, que acontecerá em Brasília, de 23 a 25 de novembro (também com inscrições abertas). No ano passado, a primeira edição da Code, em Brasília, reuniu mais de 8 mil pessoas em Brasília.


Fonte: Natália Prado

Depois de muito suor, conseguimos fechar uma SUPER programação para o primeiro dia da Semana de GPP que é, pela primeira vez, a parceria CAHS X EACH X IPEA - CODE SP! No dia 26 especificamente a programação será: 8h00 as 12h00 Aula Magna com o Marcio Pochmann. Mesas com diferentes temas das 14h00 as 16h00 e 16h as 18h00. Em nome do CAHS, pedimos desculpas aos alunos do noturno, por não termos conseguido uma programação no noturno, mas tentem se programar para participar. Será um dia inesquecível.

Via Facebook.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pró-reitor de Pesquisa anuncia criação de programa de divulgação científica e investimentos na EACH | USP Leste


Em visita à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH | USP Leste), o pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Marco Antonio Zago, anunciou nesta quarta-feira o desenvolvimento de um programa de divulgação científica que envolverá alunos de escolas públicas da zona leste e também a liberação de recursos para a reforma do edifício Centro de Apoio Técnico, que abrigará as atividades de pesquisa da unidade.

Durante o encontro com professores e presidentes das comissões estatutárias da Escola, o pró-reitor explicou que o programa de divulgação científica pretende promover a interação entre os estudantes da região, a USP e a EACH, desenvolvendo atividades e projetos científicos em conjunto. De acordo com ele, “o reitor autorizou a construção de um edifício no campus da USP Leste dedicado especificamente a essa atividade, ou seja, a interação entre a universidade e a comunidade de estudantes do ensino fundamental e médio da região”.

O nome sugerido para o edifício é Casa da Ciência e o espaço contará com salas de aula, anfiteatro e ambientes para a elaboração de atividades científicas. “O benefício social dessa iniciativa é enorme. Tínhamos que escolher um lugar em São Paulo para fazermos esse programa e não encontramos um lugar mais adequado do que a USP Leste”, disse o Prof. Zago, que, acompanhado pelo diretor da Escola, Prof. Dr. Jorge Boueri, também visitou as obras em fase de conclusão da Incubadora Social e Tecnológica. O edifício será inaugurado ainda neste ano e a proposta é de oferecer capacidade técnica, administrativa e infraestrutura para amparar iniciativas de empreendedorismo.

Para o líder comunitário e morador da zona leste, Luís França, o programa de divulgação científica “atende o que cobramos da USP, que é essa interação com a comunidade. Sempre sonhei com algo que provocasse os jovens a estudarem porque, infelizmente, muitos estudam apenas por obrigação. Esse contato com a ciência vai provocar sonhos nos alunos da zona leste”.

O projeto de divulgação de ciência ainda está sendo discutido e detalhado pela pró-reitoria de Pesquisa e contará com um grupo de professores da EACH.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Limites à interpretação judicial1 - Resenha – Aula 03


Leonardo Spicacci Campos, nº. USP 6410075
Poder Judiciário e Políticas Públicas – Prof. Dr. Luiz Gustavo Bambini de Assis
Resenha – Aula 03
Limites à interpretação judicial1

Se o Direito é, em sua essência, um redutor de complexidades em uma sociedade complexa e marcada pela multiplicidade de valores, qual é o espaço da interpretação judicial? A essa problemática, que parece tão antiga quanto a própria existência do Direito, diversas respostas podem ser dadas, as  quais podem ser posicionadas em um espectro definido de acordo com o crédito que dão à ideia de que o sistema de direito se encontra imerso no sistema social.

Rosana Oleinik Pasinato, em Limites à interpretação do direito, destaca nesse espectro (embora sem usar esse termo) quatro visões às quais chama “paradigmas de interpretação”. No primeiro extremo, estariam localizadas as ideias da Esola da Exegese e da Jurisprudência de Conceitos, as quais não aceitam as ideias de vagueza ou ambiguidade das leis, que teriam um significado único, estivesse ele explícito no texto ou não. Nesse último caso, caberia à autoridade de direito “extrair a intenção” do legislador, afastando-se de sua própria visão de mundo.

O segundo paradigma exposto por Pasinato, baseado nas ideias de Hans Kelsen, suavizaria a rigidez das escolas anteriores, admitindo que mais de uma interpretação pode ser possível. Sua visão do direito, porém, ainda se mostra bastante rígida, já que tal interpretação estaria restrita a um “quadro semântico” de aplicações juridicamente corretas da norma.

Para Friedrich Müller, o teórico do terceiro paradigma tratado pela autora, a interpretação seria o próprio momento de concretização da norma, enquanto síntese da dialética entre o ser e o dever ser. Nessa Teoria Jurídica Estruturante, de orientação pragmática, os limites à interpretação são definidos de maneira frouxa, já que, afinal, o “ser” é produzido pela realidade social. Assim, como exposto por Cristina Queiroz em Interpretação constitucional e poder judicial, não existiria regra clara em si mesma, uma vez que “é a autoridade de aplicação que determina a norma que aplica. Interpretar é determinar o significado objectivo [sic] de um texto” (p. 107).

Próxima a essa teoria, mas indo um pouco além, estaria a visão do jurista brasileiro Marcelo Neves, que defende a separação entre a norma e o texto. Para ele, uma norma pode mudar mesmo sem que o texto seja alterado. Para que seja considerada válida, o importante é que essa norma contenha consistência lógica (validação interna) e sentido dentro da realidade social na qual é aplicada (“na esfera pública”). O limite estaria justamente na adequação da norma jurídica à sociedade.

Longe de dar um ponto final à problemática da interpretação judicial, a visão de Marcelo Neves levanta novamente um dilema fundamental ao debate: afinal, quem seria essa sociedade à qual a norma deveria se adaptar? Se estamos falando de uma sociedade complexa e com grande diversidade de valores, o que pode ser considerado legítimo? Tais questões mostram o quão difícil é se chegar a uma conclusão absoluta acerca do limite da interpretação feita pelo poder judiciário. O debate, aparentemente, está muito longe de um consenso.

1 Os textos citados fazem parte da bibliografia da aula, indicada pelo professor.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A relação candidato-vaga por carreira na história da Fuvest


A concorrência para o vestibular USP mostra os cursos que foram ou são os mais visados do País. Consulte infográfico


A história da relação entre o número de candidatos e vagas disponíveis na Fuvest, vestibular que seleciona para a Universidade de São Paulo (USP), mostra o quanto cada carreira foi ou é concorrida na instituição de ensino superior mais prestigiada no Brasil. O iG reuniu os dados de vagas e inscritos em uma ferramenta que pode ser consultada por curso ou por ano. As informações estão disponíveis desde 1995, quando o processo seletivo passou a ter o formato atual.

O gráfico formado mostra numericamente como cada carreira se comportou ao longo dos últimos 17 anos. É importante observar que eles sempre se referem ao ano de ingresso. O vestibular atual, cujas inscrições acabaram na sexta-feira, dia 9, por exemplo, é o Fuvest 2012.
Cursos muito tradicionais como Medicina e Direito, apresentam menos sobe e desce, enquanto os que foram moda formam curvas sinuosas. É o caso, por exemplo, de Fisioterapia. Com apenas 25 vagas em 1995, a concorrência já era alta e ficou entre 35 e 50 candidatos por vaga até 1999. Com a crescente valorização desses profissionais por parte de esportistas, como o jogador de futebol Ronaldo, que sofreu sua primeira grande lesão neste ano, a concorrência por vaga no vestibular para ingresso em 2000 foi a 93 por vaga.
O mesmo ocorre atualmente com Engenharia, por conta da falta de profissionais em um momento em que o Brasil apresenta enorme demanda por eles. O caso mais claro é o de Engenharia Civil em São Carlos. Depois de oscilar entre 4 e 12 candidatos por vaga até 2008, saltou para 20,5 em 2009, 26,8 em 2010 e chegou a 36,5 neste ano. Veja a concorrência em outras carreiras:

Fonte: IG Educação.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Espaço dos Estudantes EACH - Abrace esta ideia.


O espaço estudantil dentro de uma universidade tem como finalidade a convivência entre os discentes, em todas suas instâncias, desde a livre organização em entidades estudantis, grupos de estudos e organizações diversas até a confraternização coletiva, com atividades que expressem a socialização de forma livre e consciente. Em suma, o Espaço Estudantil de uma universidade é fundamental para o desenvolvimento e convivência dos discentes para além das obrigações acadêmicas, consistindo em um local físico de livre manifestação intelectual, política, festiva e cultural.
A EACH conta com cerca de 4500 alunos, em 10 cursos de graduação, mais os alunos da pós-graduação, representados por 9 (nove) Centros Acadêmicos, 5 (cinco) Associações Atléticas Acadêmicas de curso e 1 (uma) Associação Atlética Acadêmica da unidade. Estes números demonstram a grande necessidade dos estudantes em obterem um espaço de convivência condizente com esta demanda.
Hoje, após muita negociação, temos que nos unir para assegurar o nosso espaço.
VENHA LUTAR CONOSCO ... porque “O ESPAÇO É NOSSO!”





Fonte: Página no Facebook em http://www.facebook.com/profile.php?id=100002822877329&v=info

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

USP sobe 84 posições em ranking internacional


A Universidade de Cambridge está no topo do ranking britânico QS World University 2011/2012. Depois aparecem as americanas Universidade Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT). A mesma lista apresenta a Universidade de São Paulo (USP) na 169.ª posição - ela subiu 84 posições, já que no ano passado estava no 253.º lugar. As primeiras duas colocadas não mudaram de posição no último ano. Já o MIT subiu - estava em 5.º em 2010. A lista contempla 300 universidades de todo o mundo.
Outras universidades brasileiras mencionadas pelo ranking foram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 235.º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 381.ª posição. O QS avaliou cerca de 700 instituições, aferindo áreas distintas. Entre os critérios usados estão a reputação acadêmica (40%), a reputação do empregador (10%), as citações por faculdade (20%), o desempenho de alunos (20%) e a proporção tanto de docentes (5%) como de alunos internacionais (5%).
A melhora no desempenho da USP reflete o esforço feito pela universidade para se internacionalizar. A bandeira é uma das mais importantes da gestão do reitor João Grandino Rodas, que anunciou no ano passado a construção de uma moradia para estudantes estrangeiros no centro de São Paulo, perto da Praça da Sé. Dois prédios foram desapropriados pela Prefeitura em julho deste ano para abrigar cerca de 300 estudantes. 

Fonte: 
AE - Agência Estado

Veja também:  A maioria dos ingressantes na @uspleste estudaram somente em escola particular   http://gppusp.blogspot.com/2011/09/indicadores-da-each.html

Indicadores da EACH













Fonte: https://sistemas.usp.br/jupiterweb/indicadores


sábado, 3 de setembro de 2011

Nota de Falecimento

Prezados Docentes, Funcionários e Alunos,

É com pesar que informamos o falecimento do aluno Renato Czinczel Mancini, de 21 anos, do curso de Gestão Ambiental, em decorrência de agravamento de doença. O falecimento ocorreu no sábado, 01/09.

A Missa de Sétimo Dia ocorrerá na sexta-feira, 09/09, às 20:00h.  Local: Igreja São Bento (ao lado do Colégio Santo Américo - região do  Morumbi).

Atenciosamente,

A Direção







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É com muito pesar que informo o falecimento do aluno de Gestão de Politicas Públicas, HÉRIQUE FUNKE PENA, ele sofreu um acidente de moto na Marginal do Rio Tietê no inicio da noite de 01 de setembro e infelizmente não resistiu e veio a falecer no local.

 O Velório acontecerá em Brasilia, cidade natal do aluno.

Atenciosamente,

Thomas Franchi



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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pautas da 60ª Reunião Ordinária. 01 de setembro de 2011


Prezado (a) Professor (a),
De ordem da Profª. Drª. Mônica Sanches Yassuda, convoco Vossa Senhoria para a 60ª. reunião ordinária da Comissão de Graduação da EACH, a realizar-se no dia 01.09.2011, às 09h,na Sala de Reuniões Estatutárias - Prédio da Administração/Biblioteca.


PARTE I – EXPEDIENTE
1. Apreciação das Atas da 7ª, 10ª, 11ª, 16ª e 17ª reunião extraordinárias e da 29ª, 43ª, 57ª e 58ª reunião ordinárias da Comissão de Graduação, realizadas em 12.09.2008, 01.10.2009, 15.10.2009, 11.04.2011, 2.05.2011, 08.10.2008, 28.01.2010, 12.05.2011 e 09.06.2011, respectivamente.

2. Comunicações.

3. Palavra aos membros.


Continua em: http://each.uspnet.usp.br/cg/pautas/Pauta-CG-2011-09-01-60.pdf

Trancamento Parcial de Matrícula - 2º Semestre de 2011

Prezados(as) Alunos(as),

Informamos que já é possível realizar o Trancamento Parcial de Matrícula. Tal trancamento deverá ser solicitado SOMENTE pelo sistema CalistoWeb. O prazo definido para o trancamento parcial neste semestre, conforme deliberação CG/017/2010, é do dia 03 de agosto ao dia 04 de outubro.


O aluno deve estar ciente que será concedido o trancamento parcial de matrícula em uma ou mais disciplinas desde que permaneça matriculado em pelo menos 12 créditos-aula, conforme artigo 73 do Regimento Geral da USP.


Ressaltamos que a data máxima para o trancamento parcial foi definida pelo Conselho de Graduação da USP, conforme Resolução CoG nº 5869. Portanto, não serão aceitos, em hipótese alguma, pedidos posteriores ao dia 04 de outubro.

Cordialmente,
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Serviço de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP
Universidade de São Paulo
e-mail: alunos-each@usp.br
Telefone: (11)3091-1004

Ainda há esperança. Que venham os futuros líderes deste país...

Jovens querem ser políticos

USP LESTE - EACH

Vídeo institucional da EACH parte 1.

Vídeo institucional da EACH parte 2.

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 1

Opiniões sobre o ciclo básico da EACH. 2